MITSUBISHI - 500

Iniciado por Pericão, 02 de Junho de 2008, 19:48

Tópico anterior - Tópico seguinte

Pericão

MITSUBISHI 500

O Mitsubishi 500, foi o primeiro automóvel de passageiros a ser produzido logo após à Segunda Guerra Mundial pela Shin Mitsubishi Heavy Industries, Ltd, uma empresa que se viria a tornar a Mitsubishi Motors e foi apresentado em 1959 no Salão de Tokyo.

Disponível a partir do ano de 1960, era alimentado por um motor traseiro refrigerado a ar de 493cc de dois cilindros e com apenas um carburador e debitava 21cv às 5000 rpm, tinha uma caixa manual de três velocidade e puxava ás rodas traseiras.


Os travões eram de tambor e a suspensão era independente nas quatro rodas, para que superasse as difíceis condições do asfalto Japonês da época, com alguma suavidade e controlo para o condutor. O Chassis era um monobloco para suportar os quatro passageiros como estava previsto no projecto.

Devido ao seu sucesso de vendas, o Mitsubishi 500 recebeu em 1961 um motor de 594cc com 25cv e é conhecido como Mitsubishi 500 Super DeLuxe. Esta nova versão foi o suficiente para que ele entra-se no mundo das corridas.

O Mitsubishi 500 ganhou as três primeiras posições da Classe A, de carros movidos por propulsor menores que 750cm3, no Grande Prémio de Macau em 1962 e que marcou a entrada da Mitsubishi no mundo da competição automóvel. Foi a sua maior conquista fora do mercado Japonês.


Produção:
1960 > 1962

Carroçaria:
Sedan

Nº de portas:
2

Dimensões e pesos:
Distancia entre eixos: 2.06m
Largura: 1.39m
Altura: 1.38m
Comprimento: 3.14m
Peso: 490Kg

Motores:
500: 493cc NE19A – 91cv
600: 594cc NE35A – 95cv
Refregiração: Ar
Localização do motor: Atrás

Transmissão:
Velocidades: 3 – manual
Diferencial: Traseiro

Galeria:




Super DeLuxe










Ultima actualização: 12.Outubro.2008