Faleceu Ove Andersson o homem TTE

Iniciado por nunoturbo, 12 de Junho de 2008, 15:23

Tópico anterior - Tópico seguinte

nunoturbo

Faleceu Ove Andersson 
Data: 11/06/2008 13:51 
Ove Andersson faleceu hoje num acidente no decorrer do Milligan classic rally na àfrica do Sul. O veterano sueco colidiu frontalmente com um camião, acabando por sucumbir aos ferimentos.

Aos 70 anos de idade Andersson era uma personagem incontornável do desporto automóvel mundial. Estreou-se nos ralis em 1961 e ao longo da sua carreira 21 anos somou alguns triunfos em provas mundialistas, antes da criação do campeonato em 1973. Monte Carlo e Sanremo estão no seu palamarés. O piloto sueco tripulou na sua maioria veículos Toyota.

Essa ligação ao construtor nipónico manteve-se após o abandono dos ralis como piloto, transformando a sua "Andersson Motorsport" na "TTE - Team Toyota Europe". Inicialmente trabalhou no desenvolvimento do Toyota Celica Turbo de Grupo B, mas o seu verdadeiro papel na TTE veio nos anos 80 e 90 quando o regresso da marca aos ralis, primeiro com o Supra Turbo, depois coms os Celica e Corolla.

Em 1988 a Toyota substituía o Supra Turbo de tracção traseira pelo Toyota Celica GT Four e posteriormente este daria origem ao Celica GT 4WD. Foram anos de ouro com quatro títulos de pilotos (Saniz, Kankkunen e Auriol) e dois títulos de marcas (1993 e 1994). Este sucesso seria ensombrado pela ilegalidade nos trubos dos CElica detectada em Sanremo que valeu a suspensão da marca do mundial por um ano, situação da qual Anderrson assumiu a responsabilidade.

Andersson traria a TTE de volta em 1997 com o Toyota Corolla WRC para em três anso conseguirem mais um título mundial de marcas. Com a viragem da Toyota para a Fórmula 1 Ove Andersson assumiu as "rédeas" do projecto, mas a desatrosa época de estreia em 2002 levou a que a administração da casa japonesa o susbtituísse, ficando Andersson com funções consultivas. A Toyota nunca encontrou o caminho do sucesso e Andersson virou-se para os ralis clássicos como habbie, onde acabou por perder a vida esta 4ª feira.

Refira-se que Andersson é o terceiro piloto a falecer em percursos de ligação na Áfroca do Sul no prazo de duas semanas. Recentemente faleceram dois pilotos também em percursos de ligação num rali de um campeonato regional sul-africano.
 

José António Marques in www.sportmotores.com
Membro do AJA desde 2003
Sócio Fundador n.º3

Kaizen

#1
  Txiiii  :duh:  Rest in Peace.

  Ele representava a única ponte entre automóveis desportivos Toyota e a marca actual, uma enorme perda para os entusiastas dos verdadeiros automóveis desportivos.

O Supra nunca correu em ralis! Foram sempre Celicas e o portento construído foi baseado no MR-2. Existem aqui tópicos sobre isso.
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

Ariana

Ariana Santos

cgodinho

  :'(  morreu a fazer o que mais gostava.

Era um dos meus pilotos favoritos. tenho muita pena do sucedido.  :'(
--- Muscle Celica TA22 ST ---

Sócio AJA nº15