4º Rali dos Alpes para Toyotas Antigos - Participação AJA

Iniciado por Kaizen, 02 de Julho de 2008, 21:41

Tópico anterior - Tópico seguinte

Kaizen

   Nos dias 28, 29, 30 e 31 de Agosto decorrerá a 4ª edição do Rali dos Alpes para Toyotas Antigos, com partida em Laax na Suiça. Esta edição contará novamente com duas ou três participações do AJA. O evento é organizado pela Associação Europeia de Clubes Toyota, á qual o AJA se associa, e fortemente apoiado pelo importador Suiço da Toyota e por um clube local. As inscrições são limitadas.

  Esta edição terá um percurso de 800km e percorrerá as estradas da Suiça, Aústria e Itália e, tal como em edições anteriores, haverá diversas neutralizações para actividades de ambito cultural. Algumas delas são:

- Visita ao Museu da Swarovski em Innsbruck, Aústria.


http://kristallwelten.swarovski.com/Content.Node/homepage.php

- 3 horas de condução em pista fechada simulando diversas condições de piso



- Visita ao Museu Suiço da Toyota, propriedade de um dos participantes

- Etapa surpresa. Apenas sei que terá estes dois condimentos: Night Stage e Pista de Aérodromo


  Tal como na edição de 2006, esperam-se cerca de 6.000km, 6 países mais o principado do Mónaco e 450 litros de gasolina por cada viatura  :angel: O percurso de ida e volta á Suiça será a "rolar", ou seja, peolos próprio meios. Esperando-se que as viaturas cumpram os cerca de 6.000km em 10 dias.
No percursos de ligação Portugal -> Suiça está prevista uma visita prolongada ao principado do Mónaco.

As equipas irão levar algumas recordações do nosso país para os restantes participantes, ainda estamos a proceder á recolha desses "souvenirs" e estamos abertos a sugestões. Também a data e local para a partida simbólica não está definida.

Evento: 4º Rali dos Alpes para Toyotas Antigos
Data: 28, 29, 30 e 31 de Agosto, 2008
Local: Suiça, Aústria e Itália
Partida simbólica: A definir
Quilometragem do evento: 800km
Quilometragem a percorrer: +/- 5.500kms
Países a visitar: Portugal, Espanha, França, Mónaco, Itália, Suiça e Aústria
Partida: Dia 25 de Agosto ás 23:00 no cruzamento entre a A1 e a A25
Chegada: 2 de Setembro

(A desenvolver)

Rui Coelho
Associado AJA Nº1

Kaizen

As equipas e os apoiantes.

As equipas:

1.
Car: 1974 Celica TA22 ST
Driver: Rui Coelho
Co-driver: Júlia Santos
Winner of the 2006 Alpen Rallye


2.
Car: 1979 Carina TA40 ST 2doors
Driver: Santos Silva
Co-driver: João Monteiro
2nd place @ the 2006 Alpen Rallye

3. Esta equipa teve a participação condicionada e por questões profissionais não poderão alinhar em 2008. Inscrição reservada para 2010.

Car: 1976 Corona Mark II RX12
Driver: José Santos
Co-driver: Paula Silva
New Team for the 2008 Alpen Rallye


Apoios:

AJA - Amigos dos Japoneses Antigos - www.amigosjaponesesantigos.pt
SS Garage - www.ssgarage.com - peças novas e usadas para viaturas japonesas antigas
Caetano Auto Gaia - Concessionário e Secção de peças Toyota
Rota da Luz - Região de Turismo da Rota da Luz - www.rotadaluz.pt
Parque Biológico - Vila Nova de Gaia - www.parquebiologico.pt
Recauchutagem Fortaleza - Pneus & Serviços - Cacia, Aveiro.

Rui Coelho
Associado AJA Nº1

Kaizen

Fotos da edição de 2006:









Para a edição deste ano pretendemos algumas novidades face a 2006:

- Um acompanhamento "online" do evento, pelo menos com uma reportagem diária.
- Jantar de chegada e apresentação das fotos do evento.
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

Kaizen

Para a edição deste ano pretendemos algumas novidades face a 2006:

- Descrição dos preparativos
- Um acompanhamento "online" do evento, pelo menos com uma reportagem diária.
- Jantar de chegada e apresentação das fotos do evento.


A desenvolver...
Rui Coelho
Associado AJA Nº1


Janpas

Boas

Sem ser demasiado "cusco", seria possível saber-se de que valores se fala num projecto como esse?
Dormidas, Portagens, Comida, Gasolina, Incrição, etc, etc, etc, (A viagem Madeira/Porto eu sei quanto custa eh eh eh).
Muitas felicidades aos que vão participar e boa sorte a todos.

Saudações Nipónicas
Sócio nº50

Na BOA a semana VOA
有り難う

Kaizen

  Janpas, os valores dependem um bocadito do espirito da equipa, do pé do condutor e da boa afinação dos carros. Por exemplo, medidas de pneus superiores ás de origem implicam um aumento de consumo de combustível considerável em 6.000kms. Ainda assim os valores não devem diferir muito dos seguintes:

Inscrição: 800€
Combustível: 600€
Portagens: 250€
Hóteis: 175€
Refeições: 175€
Outros: 100€
Total: 2100€ por equipa

  Estes valores são para os 9~12 dias do evento. Claro que a preparação dos carros e da participação ainda implica mais algum investimento
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

Kaizen

Nesta mensagem vou descrever alguns dos preparativos do Celica para este evento:

Para 2008 a tarefa avizinhava-se simples. O Celica foi reparado em 2006 de motor e anteriormente já tinha sido reparado de chapa e outros pormenores de mecânica. Desde essa altura não precisou de nada, a não ser de uma mudança de óleo e filtros já em 2008.
 
  O Passeio dos 40 Anos da Toyota (Lisboa) e o Aniversário do AJA (Mira) serviram para identificar os pormenores a rever. Essencialmente passa por

- Amortecedores novos, já montados. Não gostei do resultado e menos ainda do comportamento do carro. Vão saltar fora esta semana e serem afinados novamente.
- Verificar o bombito do travão da roda dianteira esquerda. Parecia estar a recuperar demasiado devagar. Já resolvido.
- Montar calços de travão Ferodo e fazer uma limpeza ao circuito de travões. Isto porque os calços da frente estavam degradados e os travões estavam a entrar em fadiga muito mais cedo que o desejável. A resolver.
- Substituir todos os casquilhos da direcção e suspensão. Estão a ser trocados esta semana.

Mais complicado, mas mais barato e já em fase de resolução:

- Reparação de alguns tirantes dos carburadores. Os carburadores utilizados em 2006 são os do Carina que também vai participar este ano. Nesse ano consegui consumos fantásticos e uma performance fenomenal. Estes têm umas folgas manhosas que impedem os carburadores de "dar tudo". Em resolução.
- Cabos de velas novos, já encomendados. Quando vinhamos do Nacional do AJA em Sintra, juntamente com o Carina, circulamos alguns quilómetros á velocidade máxima dos carros e comecei a sentir falhas no motor. Essas falhas manifestaram-se em Mira sempre que se circulava acima dos 160km\h. Testados os cabos... não houve dúvidas.
- Pormenores na carroçaria ao nível dos elevadores dos vidros, substituição de entradas de ar e esguichos do pára-brisas.

Para finalizar, na instalações da Caetano Auto de Gaia, vai fazer-se a limpeza do circuito de travões, alinhar a direcção e mudar o óleo do motor.

Et voilá, fica pronto e não são esperadas mais alterações :)
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

Ze Corona MKII

#8
Nesta mensagem vou descrever alguns preparativos do Corona para este evento:

O Corona foi restaurado ao longo de 4 anos, tendo sido "terminado" o seu restauro no início de 2006.
Logo, à partida parecia que pouca coisa havia a fazer...

A oportunidade de participar neste evento surgiu em 2007 no Encontro Nacional. Durante este evento, com a viagem Porto/Sintra tive oportunidade de verificar uma grande parte das situações a resolver.

Entretanto, comprei outro corona sem documentos para fornecimento de peças suplentes para o meu.

O grande desafio foi a caixa de velocidades (T40) e respectivo diferencial:
Em conversa com as outras equipas participantes fui alertado para a dificuldade que poderia ter na viagem até ao destino, pelo facto de ter uma caixa de 4.

Juntamente com o mecânico, desmontei o carro que comprei para peças, e efectuamos algumas trocas e testes de relação caixa/diferencial.

Chegámos à conclusão que o melhor era ficar com a caixa original e com o diferencial 3.9.

Passado este obstáculo, ficam aqui outras situações já efectuadas:

- Amortecedores novos (koni);
- colocação de kit completo dos carburadores;
- alteração de jantes especiais para jantes com tampões
- colocação de 5 pneus novos direccionais;
- limpeza de todo o circuito de travões;
- limpeza de todo o circuito de água;
- substituição do tubo de gasolina (Off topic: para quem se lembra: Mirar Mira);
- velas novas;
- substituição da ventoinha e respectiva embraiagem;
- substituição da bomba de água.
- substituição de correias

Depois dos ajustes de carburadores e caixa de velocidades o Corona portou-se muito bem na ída e principalmente no regresso do Passeio dos 40 Anos da Toyota (Lisboa), acompanhando na perfeição outra equipa participante do evento deste ano.

Tenho realizado mais algumas viagens com bastantes Kms, e penso que nesta nesta fase está pronto a rolar até ao destino.
Não estão para já, previstas mais alterações.
:D   

 
Sócio AJA nº22

Santos Silva

Eu também vou descrever os preparativos que fiz para o Carina:

1. Comprei o carro
2. Limpeza geral
3. Troquei os bancos por outros com escosto de cabeça
4. Pneus novos e jantes reparadas
5. Novas jantes do GT para poder mandar "enfardar" as BWA :assobio
6. Substituição do apoio da transmissão que estava muito danificado

Para já não fiz mais nada mas pretendo ainda tratar de mais algumas coisas:

a. substituição de todos os componentes de borracha das supensões e direcção e ainda das ponteiras da direcção
b. Reparação dos amortecedores
c. Reparação de chapa nos fundos laterais traseiros
d. limpeza geral do circuito de travões, rectificar discos e tambores traseiros, substituir calços

Não deve dar tempo para muito mais senão arrisco-me a ter que levar o Starlet!!!
Santos Silva
Sócio Fundador nº7

Santos Silva

Santos Silva
Sócio Fundador nº7

Janpas

Citação de: Santos Silva em 07 de Julho de 2008, 22:34
Janpas:

Ainda tenho lugar para mais um... :shhh:

Boas

Muitissimo obrigado pelas vossas preciosas informações, chego à conclusão que o Celica (o do Rui, lógico) está pronto, agora sim já posso pensar em negociá-lo eh eh eh eh eh  :) (Só peço que não lhe mude a cor  :duh: para que eu não venha a ter problemas familiares ih ih ih)
Quanto à oferta do lugar, agradeço e registo, este ano não será certamente mas para o ano, quem sabe, estamos a trabalhar (pensar) nisso. Se as equipas daí se mantiverem, é claro, vamos ver se mais alguem se junta ao projecto e juntamos dois ou três carros da Madeira à vossa comitiva.
A ver vamos, é "fruta para ir amadurecendo".

Abraço e mais uma vez, boa sorte e optimos resultados
Saudações Nipónicas
Salomão Faria
Sócio nº50

Na BOA a semana VOA
有り難う

mozarth

 Que inveja dos meninos que vão passear!

Que tudo corra pelo melhor e que tragam as taças!
Rui Filipe Abreu

Sócio AJA nº40

Santos Silva

#13
Começaram os trabalhos de reparação no Carina.

Desmontagem de vidros, frisos, quartelas, farois, grelha, farolins, etc...
Reparação de pequenos pontos de ferrugem, sendo o mais grave na tampa da mala onde já foi colocado uum remendo

Mais Noticias para breve
Santos Silva
Sócio Fundador nº7

Kaizen

#14
  Com o Carina levado á chapa mas com boas perspectivas de ficar pronto dentro de mais uma ou duas semanas  :eusa_pray: já temos o trajecto de ida elaborado.

Consideramos os seguintes factores:

- Diminuir os consumos de ambas as viaturas;
- Diminuir custos inerentes á viagem;
- Diminuir custos com portagens.

Assim sendo, apesar dos horários intermédios e de chegada serem meramente orientativos, projectamos o trajecto da seguinte forma:

Percurso de ida

Dia 1 - 1230kms

23:00 - Encontro e saída de Albergaria-a-Velha;
01:20 - Paragem em Espanha para abastecimento de combustível;
09:40 - Paragem em Espanha na fronteira com França para abastecimento de combustível;
15:45 - Chegada ao hotel em Narbonne;
Tarde livre para visitar a zona balnear de Narbonne.

Dia 2 - 450kms

08:00 - Saída de Narbone;
10:30 - Visita a Nice e tomar banho em Le Promenades des Anglais;
12:30 - Visita a Cannes;
14:00 - Chegado ao Hotel no Mónaco;
Tarde Livre para visitar o Mónaco.

Dia 3 - 550kms

08:00 - Saída do Mónaco;
08:15 - Entrada em Itália;
11:00 - Entrada na Suiça, paragem para aquisição do dístico para circulação das viaturas.
15:00 - Chegada ao Hotel em Laax
Tarde livre para visitar o Museu Suiço da Toyota.


Neste dia, as viaturas deverão contar com cerca de 2250kms percorridos e 150 litros de gasolina consumida :)
Rui Coelho
Associado AJA Nº1