Restauro Dasun 120Y

Iniciado por RicardoJSF, 08 de Agosto de 2008, 17:44

Tópico anterior - Tópico seguinte

RicardoJSF

A semana passada dei de caras com o antigo carro do meu tio. Um 120Y cor de tijolo que ele teve à cerca de 6/7 anos atrás e que vendeu com muita pena devido ao facto de precisar de uma carrinha.

Estava num mecânico todo esventrado e na rua com alguns podres, mas penso que sejam todos recuperáveis. Todos os frisos e interiores estavam dentro da oficina e à excepção dos bancos que precisam de ser estofados, está tudo num estado bastante aproveitável.

Combinei o dia e hora para o ir buscar e lá veio ele de reboque até casa onde vai ficar para eu avaliar os podres, o que já estou a fazer.

Seguem algumas fotos.

Ele está com muito mau aspecto porque está muito sujo. Esteve debaixo de uma árvore cerca de 1 ano.

Limpeza



Vista do motor



A investigar um dos podres



Diferencial




Isto vai levar tempo. Algumas peças têm que ir a jacto de areia e algumas não têm recuperação (caso da porta do lado direito e do capô. Se alguém souber onde encontrar estas duas coisas em bom estado e a preços razoáveis digam.

Lista de material que vou precisar (o que vi até agora):

- radiador e tubagens TODAS novas. Apodreceu tudo. Contudo, o motor roda muito bem à mão e tem o nível de óleo no máximo, o carburador tem gasolina e o pedal de embraiagem parece manteiga.

- Revisão completa de travões (discos, maxilas, tambores, verificação de tubagens e óleo)

- Bateria

- Revisão de suspensão (amortecedores, molas, barra estabilizadora e todos os pontos de rotação e ancoragem.

- Estado do diferencial. A caixa engrena todas as mudanças sem dificuldade ou barulhos estranhos.

Isto só a parte mecânica. Mas será o que vai ficar para o fim.

Primeiro a chapa. Decapar, retirar podres, mossas e preparar para pintar. Esta parte irei tentar fazer em casa até porque tenho condições para isso e porque depois de feito me vai dar um gozo tremendo.


Uma coisa tenho a certeza. Se o conseguir mandar pintar antes do natal irá ser uma vitória para mim e vai ter um sabor muito especial.

Gostava de pedir uma coisa. Alguem sabe onde posso encontrar o catálogo e código de cores da Datsun? A pintura tá um bocado queimada do sol e gostava de o tentar pintar com a cor de origem ou aproximado a isso.

Obrigado

pedrofig33

ola amigo.tambem tenho um 120y igual ao seu e um 120y van(carrinha).a carrinha esta em fase de restauro e ate agora tenho me orientado em materia de peças pequenas no EBAY.
comprei a preços baixos o seguinte:
bomba de agua,tubos de agua do motor,travoes completos de traz,cabos de travão,farolins,corrente de de distribuição,e mais umas coisas que não me recordo de repente.
desde que possa ser entregue pelos correios serve bem pois arranja-se barato,novo e o que as vezes parece que ja não ha no mercado ,no ebay aparece.tambem ha coisas que precisso e ate a data nao encontrei mas...com tempo aparece.

boa sorte com esse restauro.isso é um carro bom de restaurar e excelente de conduzir
os fabricantes japoneses não copiam:apenas melhoram e corrigem as falhas dos outros fabricantes automoveis.e com garantia vitalicia

Datsunbat

Boas!


Esse 120y merece mesmo um restauro, e ainda por cima tem história na família...tiveste mais sorte que eu, pois um 1200 que tive, já tou farto de oferecer dinheiro e o dono continua a deixar estragá-lo debaixo de um telheiro...

Dá-lhe o que ele merece...

Penso que não deves ter muitas dificuldades em encontrar o que procuras, quanto a chapa é fácil, mas de origem não...tenho uns contactos que se quiseres posso enviar-tos por PM! Mas o meu chapeiro, e se quiseres arranja-te isso na boa (porta e capôt)...ele recupera tudinho...

O carro até não parece muito mau...boa sorte no restauro...

Mais uma que caíu em boas mãos...

Cumps.
Mário
In DATSUN We Trust!

RT

Tens aí uma excelente base de restauro.

O carro deve-se estar a sentir com sorte, foi para boas mãos.

Apesar de haverem muitos "AJA's", um ou outro "JA" acaba sempre por nos deixar.. Oxalá fosse diferente..

Boa sorte para o restauro e vai-nos dando notícias!

Cumps ;)
'87 Toyota Corolla AE86 | '89 BMW E30 316i | '90 Renault 19 16S | '91 Toyota Corolla CE90 2.0TD | '98 Suzuki Samurai 1.9TD | '22 Brixton Cromwell 125 | '23 Renault Captur TCe
Ricardo Tomaz

RicardoJSF

Obrigado a todos pelos comentários.

Vendo bem as coisas, talvez o capô dê para aproveitar. Irá dar algum trabalho mas tentar não custa.

Vejam lá se vale a pena:



No entanto a porta do passageiro está toda podre em baixo. Ainda a vou tentar decapar para ver o estado real mas não sei não.



OFERTA

Tenho uma porta de uma 120Y Van. A porta vai-me ser precisa para substituir a do condutor mas o espelho não me faz falta. Quem quer um espelho retrovisor do lado do condutor para uma 120Y Van DE BORLA??? Em caso de envio apenas paga os portes.

Se alguém na zona de Leiria/Marinha Grande tiver uma grua hidráulica para tirar motores que empreste por 1/2 dias dava-me jeito. Preciso de tirar o motor para preparar o carro para decapar. Obrigado a todos

RT

O capot parece recuperável mas mesmo assim ainda vai ser preciso cortar um bocado..

:-[
'87 Toyota Corolla AE86 | '89 BMW E30 316i | '90 Renault 19 16S | '91 Toyota Corolla CE90 2.0TD | '98 Suzuki Samurai 1.9TD | '22 Brixton Cromwell 125 | '23 Renault Captur TCe
Ricardo Tomaz

RicardoJSF

Depois de ter estado quase 2 semanas sem mexer no carro (é o que dá ter uma grávida em casa  :D ) fui hoje buscar 2 portas em excelente estado para este menino. Já estão montadas e já começa a parecer um carro :D

Relativamente ao capot parece que é capaz de ser substituído por outro em bom estado. Ainda não recebi as fotos dele mas pelo que o vendedor diz está em bom estado.

Agora uma pequena actualização da história deste carro:

O carro era de um imigrante e só andava quando ele cá vinha em Agosto de férias.

O resto do tempo estava dentro de uma garagem fechada.

Segundo o que o meu tio me disse isto aconteceu durante 25 anos até ser comprado pela cunhada do imigrante e logo a seguir pelo meu tio e agora é meu.

Por isso é que os fundos do carro aparentam estar com tão bom aspecto. Já esteve mais longe de andar

Umtali

Citaçãouma grua hidráulica para tirar motores que empreste por 1/2 dias dava-me jeito. Preciso de tirar o motor [/quote

Precisas de quê ?!?! Eu tirei o meu a peso ...  :assobio


Ricardo, se precisares de um capot sem buracos, tenho lá um na oficina  ;)


João Freire - Sócio AJA nº 11

RicardoJSF

Por acaso preciso mesmo de um capot sem buracos. És de onde? Quanto queres por ele?

Obrigado

Umtali

Eu sou de S. João da Madeira. Sinceramente não tinha pensado no preço ... normalmente pedem cerca de 100€ por eles, faz uma oferta.

João Freire - Sócio AJA nº 11

RicardoJSF

Adicionei-te ao MSN para ver se conseguia falar contigo antes de ir de férias, mas infelizmente não te apanhei.

Como vou estar uma semana fora podes fazer-me um favor? Se não te importares mandas-me uma mensagem para o meu telemóvel para eu conseguir falar contigo. Vai ser a única maneira de entrarmos em contacto durante esta semana.

O meu telemóvel é o 917636640. Obrigado.

RT

'87 Toyota Corolla AE86 | '89 BMW E30 316i | '90 Renault 19 16S | '91 Toyota Corolla CE90 2.0TD | '98 Suzuki Samurai 1.9TD | '22 Brixton Cromwell 125 | '23 Renault Captur TCe
Ricardo Tomaz

RicardoJSF

Há sim senhor!

Já tenho capot (desculpa Umtali mas arranjei uma pechincha quando fui de férias) e também já tenho 2 portas em bom estado.

Montei as portas e o capot para verificar se haviam empenos mas está tudo bem.

Entretanto tenho andado a comprar alguma ferramenta para poder fazer certas coisas no carro. A última que comprei foi uma Dremel 400. Aquilo a cortar chapa parece manteiga. Já removi 2 dos podres e durante a semana que vem deverei avançar mais qualquer coisa.

Isto com uma grávida em casa e algum cansaço da minha parte (tenho andado a trabalhar que nem um doido na empresa) faz com que as coisas andem mais devagar mas não estão de forma alguma paradas.

Depois coloco fotos com o capot e as portas montadas.

Fiquem bem.


flaviochaves

olá boas, grande maquina que tem ai, eu também ando a restaurar um identico a esse, está a dar-me imenso gozo fazer este restauro, continuação de bom trabalho,
jà agora se quizer dar uma vista de olhos ao meu está aqui, alguma troca de ideias contacte para flaviopiresmonteiro@hotmail.com

http://www.portalclassicos.com/forum/showthread.php?p=183539#post183539

abraço

RicardoJSF

#14
Depois de 1 mês sem novidades (o trabalho no carro tem andado lentamente) ontem fui buscar umas jantes que encontrei por acaso.

O estado delas é razoável. Vão precisar de restauro, polimento e pintura. Não me lembro de ter visto jantes iguais a estas mas também podia não estar atento.

Fotos:






Conhecem estas jantes?

O objectivo é ficarem iguais a estas (talvez não com os mesmos centros mas isso fica para depois).




São lindas não são?