Máquinas fotográficas - pelo prazer da boa fotografia (não profissional)

Iniciado por nunoturbo, 20 de Novembro de 2008, 00:48

Tópico anterior - Tópico seguinte

nunoturbo

Lanço aqui algumas das minhas dúvidas e aguardo sugestões dos entidades nesta matéria (que cada vez são mais).

Pretendo saber quais as melhores opções disponíveis no mercado, para máquinas fotográficas REFLEX ou REFLEX PROFISSIONAL.

Que características são fundamentais?
Que marcas estão na vanguarda?
Qual o melhor modelo para uma utilização intensiva, amadora?
Qual o melhor modelo relação qualidade/preço?
Onde comprar?
Que extras incluir?
Que objectivas?

Estarei a pedir demais?

Obrigado :D
Membro do AJA desde 2003
Sócio Fundador n.º3

Brunosantos

por acaso também andei e continuo a andar à procura de uma maquina fotográfica, mas como existem sempre situações que vão aparecendo... as coisas vão passando...

mas pela pesquisa que fui fazendo a certa altura, eu estava mais virado para as compactas da Lumix (por exemplo FZ50 - todos os modelos tem lente Leica), embora os preços das reflex tenham descido, considero que poderão ser um investimento mas requer alguns extras...

isto de um ponto de vista amador  :lol

mas estou da mesma forma que o nuno à espera de uma resposta mais consistente


:)

Crashed

Bem não sendo eu um super entendido deixo-te antes de mais um link que tens os reviews das maquinas ao ínfimo pintelho com exemplos de fotos tiradas com as mesmas.

http://www.dpreview.com/reviews/

Aqui fica o link para um fórum que tem lá muita gente a fazer a mesma questão que tu e talvez te ajude mais http://www.forumfotografia.net/

O mercado cada vez tem mais maquinas REFLEX, no entanto acho que deves sempre ponderar se precisas mesmo de uma reflex, pois são maquinas excelentes mas que tem a questão das lentes, talvez uma vista nas bridge muito mais em conta (ex:FUJI FinePix S5800 preta que na pixmania custa 125€, tem 10x de zoom e afins) e talvez deem conta do recado, é sempre uma questão de ponderar a finalidade

Aqui ficam as reflex cada vez mais acessíveis a carteira, assim por alto exemplos de boas maquinas:

- Nikon D60
- Canon 450d
- Sony Alpha DSLR-A350

se no entanto te saiu o euromilhões tens muito onde gastar  :lol :lol, Canon 5d, Nikon D300, etc etc

Agora respondendo as tuas questões.

Que características são fundamentais? Todas tem tudo e mais alguma coisa hoje em dia, neste momento começa a aparecer umas já com liveview (sistema que as maquinas compactas digitais tem de puderes ver no ecran), o mais importante são sem duvida as lentes que compres.

Que marcas estão na vanguarda? Na minha opinião Canon e Nikon

Qual o melhor modelo para uma utilização intensiva, amadora?  Aqui depende, há quem goste mais de canon e irá para a 450D ou quem goste da nikon e vai para a D60

Qual o melhor modelo relação qualidade/preço? Aqui as acima a Nikon com um kit de lentes 18/55 e 55-200 anda na casa dos 600 euros, a canon penso estar mais cara (não que as lentes do kit sejam algo de fenomenal

Onde comprar? Pixmania, Colorfoto(belo preço para a nikon com o kit de lentes), Fnac (é mais cara)

Que extras incluir? Filtro UV para cada lente (para não riscar a lente em si e protege-la contra os raios UV), parasol (caso não traga a lente), um tripe e uma boa mochila para acondicionar a maquina/lentes

Que objectivas? Aqui depende do objectivo final e do teu plafon, assim por alto dizia-te que a lente que eu gostaria de ter e que ia ajudar imenso a nivel de fotos desportivas custa assim uns 1500€

Qualquer coisa apita ;)
Sócio AJA #47
1978 Datsun 120y pickup [b120 ute] azul - Vendida
1991 Honda CRX 1.6iVT preto

nunoturbo

Já deu para ficar com uma ideia.

A D60 anda á volta de 450€...
Membro do AJA desde 2003
Sócio Fundador n.º3

Earthp

A Sony é muito boa, o problema da Sony é o custo dos acessórios...o que eu te aconselhava seria a Nikon ou a Canon! A Nikon é mais barata, mas a D60 é muito porreira, embora a 450D seja uma máquina fantástica, já utilizei uma! A minha é uma Nikon D40, nunca tive razões de queixa...a Nikon tem a vantagem de ter um preço mais reduzido e os acessórios têm preços bem mais convidativos! Ficas bem servido com a D60!

Janpas

Boas
Sou mais um que quer fazer esse tipo de investimento, Nikon CERTAMENTE, as cores são melhores, menos ruído, etc, etc, etc.

Fico de olho nas vossas opiniões

Saudações Nipónicas
Sócio nº50

Na BOA a semana VOA
有り難う

nunoturbo

Membro do AJA desde 2003
Sócio Fundador n.º3

Crashed

O mal é que hoje em dia a abundância de maquinas é tanta que um gaijo perdesse  :lol
Sócio AJA #47
1978 Datsun 120y pickup [b120 ute] azul - Vendida
1991 Honda CRX 1.6iVT preto

nunoturbo

Membro do AJA desde 2003
Sócio Fundador n.º3

Brunosantos

eu sendo um fiel das lentes Leica  :lol ia para uma compacta da lumix ou se o dinheiro não for questão ia para uma V-lux  :lol

Earthp

Nuno, se queres comprar um Reflex por volta do preço da D60...acho que devias optar pela Canon 400D!

Se queres gastar pouco $ e queres um Reflex porreirinha...vais ao Jumbo e compras a Nikon D40(igual à minha) pela módica quantia de 299€. O preço baixou como o caraças! :-[ Devem querer escoar o stock!

Sancti-Spiritus

ora aí está algo que também me apaixona.

Já estive na sua situação.. como o dinheiro é pouco e não abundam formas de o fazer, escolhi uma de formato "Bridge".. (digamos que está entre as compactas e as Reflex).. uma Fujifilm S5700.

São muitos os factores que me levaram a escolhe-la, depois de saber qunto teria para gastar numa máquina que me alimentasse o vício.. entre elas o facto de ser a pilhas (não me deixa ficar mal, tendo em conta que tenho sempre por perto umas de reserva), o tamanho e a "ergonomia pessoal", isto é.. na que consigo mexer mais facilmente, onde estão os botões.. se é fácil mudar de "registo pretendido" em pouco tempo..

ah, e o facto de ser capaz de fazer macros a partir de 1cm de lente..

é uma escolha complicada.. deixo o mesmo conselho que me deram a mim e só depois o entendi.. "Vai a um expositor e vê qual delas as tuas mãos gostam mais (dentro das que consegues comprar e das que gostas do que diz a ficha técnica)"

lamento não darnenhum conselho mais técnico.. mas é que acho que depende sempre do fotógrafo e do que o próprio quer fazer.. e também não conheço bem o mercado das Reflex.. (apesar de ser mais adepto das Nikon)

cumprimentos!

nunoturbo

Membro do AJA desde 2003
Sócio Fundador n.º3

Santos Silva

Santos Silva
Sócio Fundador nº7

s 800

Citação de: nunoturbo em 04 de Janeiro de 2009, 18:36
450D - EFS 18-55mm Image Stabilizer at home!

quantos cv. têm ?
quanto faz dos 0-100 km/h ?
caixa de 4 ou 5 ?

Só é pena ser a D iesel...

:clap:
Sócio AJA nº 6