'Chip' na matrícula passa a ser obrigatório

Iniciado por nunoturbo, 05 de Fevereiro de 2009, 16:19

Tópico anterior - Tópico seguinte

TCtwin

 ??? ???
Depois de ler continuo sem perceber:
Se ira servir apenas para pagamento de portagens PORQUÊ a obrigatoriadade.
Comencem poe outra situacao:
Seguros-so se iria pagar quando a viatura estiver na via publica, para nao dizer em circulacao.
Mas isto è a minha opiniao
J cClemente
RWD forever

RT

Se é só para portagens então não deve vir para os lados dos Açores.

A não ser que decidam por portagens por cá looool o que é pouco provável.

Mas se isso acontecesse bastava comprar um jipe TT e ir pelas matas :D

Cumprimentos
'87 Toyota Corolla AE86 | '89 BMW E30 316i | '90 Renault 19 16S | '91 Toyota Corolla CE90 2.0TD | '98 Suzuki Samurai 1.9TD | '22 Brixton Cromwell 125 | '23 Renault Captur TCe
Ricardo Tomaz

nunoturbo

#17
Via Verde passa gratuitamente a matrícula electrónica

Pedro Duarte 
18/05/09 11:45
Os condutores que tenham identificadores Via Verde poderão convertê-los gratuitamente em matrículas electrónicas.

Os condutores que tenham identificadores Via Verde poderão convertê-los gratuitamente em matrículas electrónicas.


Todos os identificadores associados ao sistema Via Verde irão ser convertidos, a título gratuito, em dispositivos electrónicos de matrícula, segundo a legislação hoje publicada.

"Os identificadores associados ao sistema Via Verde, que tenham sido adquiridos pelos proprietários ou detentores dos veículos onde se encontram instalados, são convertidos, a título gratuito, em dispositivos electrónicos de matrícula", estipula a legislação publicada no "Diário da República".

Se o modelo identificador Via Verde usado pelos proprietários for aprovado pela SIEV, a Via Verde Portugal irá, no prazo de 30 dias, enviar aos proprietários dos seus identificados uma declaração que conterá a proposta de conversão gratuita dos mesmos, sendo que esta será considerada como aceite caso não seja recebida uma resposta ao fim de 30 dias.

Caso aceitem a proposta, para além de uma declaração de aceitação, os proprietários dos veículos devem também informar a Via Verde Portugal do número de chapa de matrícula a que o seu identificador deve ser associado. Os que não aceitarem a conversão deverão instalar dispositivos electrónicos de matrícula nos seus veículos às suas custas, não podendo vir a converter no futuro os seus identificadores Via Verde.

A lei determina também que a instalação do dispositivo electrónico de matrícula é obrigatória para todos os veículos automóveis, reboques e motociclos, bem como para os triciclos que podem circular em auto-estradas.


http://economico.sapo.pt/noticias/via-verde-passa-gratuitamente-a-matricula-electronica_10678.html
Membro do AJA desde 2003
Sócio Fundador n.º3

nunoturbo


Comprar 'chip' das matrículas só será obrigatório em 2010

Nuno Miguel Silva 
18/05/09 13:40
Os portugueses não terão que pagar o dispositivo electrónico de matrículas antes do ano que vem.

Os portugueses não terão que pagar o dispositivo electrónico de matrículas antes do ano que vem.

Os automobilistas portugueses só deverão ser obrigados a adquirir o 'chip' das matrículas a partir de 2010.

Hoje foram publicados vários decretos-lei relativos ao DEM (dispositivo electrónico de matrículas) e ao SIEV – Sistema de Identificação Electrónica de Veículos, vulgarmente conhecido por 'chip' das matrículas, mas a contagem para a obrigatoriedade da compra destes equipamentos ainda não é agora que começa.

O Económico apurou junto de fonte oficial do Ministério das Obras Públicas que essa contagem só se iniciará após a publicação de uma portaria regulamentar que estabelecerá as especificações técnicas desse aparelho (DEM). Só a partir da publicação dessa portaria, que não tem ainda data prevista, é que será possível proceder ao seu fabrico e posterior distribuição.

Após a publicação dessa portaria, iniciar-se-á um prazo de seis meses em que os automobilistas poderão ter acesso gratuito ao DEM. Se a referida portaria regulamentar for publicada em Junho, os portugueses terão até Dezembro deste ano para obter gratuitamente o novo equipamento. Portanto, só a partir de 2010 é que deverá ser obrigatório comprar o 'chip', cujos preços também ainda não foram estabelecidos.

http://economico.sapo.pt/noticias/comprar-chip-das-matriculas-so-sera-obrigatorio-em-2010_10683.html
Membro do AJA desde 2003
Sócio Fundador n.º3

Camry 2200

Isto, na minha opinião, é mais uma jogada. Porque Portugal é um país de jogadas e esta é mais uma.

Algum amigo ou familiar de um político português influente deve ter uma empresa ligada ao ramo destes equipamentos electrónicos e então:

- Tenho lá um produto porreiro que podia servir para colocar nos carros. - Diz o amigo.

- Porreiro pá! - Diz o outro.

E nasceu o DEM.

São histórias a que já estamos habituados tal como a dos coletes reflectores, a do Magalhães, etc. etc. etc.

Completando o Kaizen; malditos políticos!
Miguel Vale - Associado AJA Nº69

nunoturbo

  Automóveis
Introdução dos 'chips' nas matrículas está atrasada

Económico com Lusa 
25/08/09 11:10
enviar noticia
O equipamento deverá ter um custo na ordem dos dez euros, pago apenas quando se adquire o sistema,

O equipamento deverá ter um custo na ordem dos dez euros, pago apenas quando se adquire o sistema,
Collapse
Comunidade
Partilhe: del.icio.us   Digg   Facebook   TwitThis   Google   Mixx   Technorati 

A portaria que estabelece a data para a instalação dos "chips" nas viaturas está atrasada e não há uma data limite para a sua publicação.

"Há, de facto, um atraso na publicação das portarias", disse fonte oficial do Ministério das Obras Públicas, salientando que "não há data limite para [sua] publicação" e que o Governo continua a trabalhar para que possam ser publicadas "o mais rápido possível".

No entanto, este atraso "não tem qualquer tipo de consequência prática", uma vez que serão essas portarias que "irão estabelecer os prazos para instalação dos dispositivos electrónicos" nas viaturas.

A lei que criou o Dispositivo Electrónico de Matrícula (DEM), vulgarmente designado por "chip", foi publicada no dia 18 de Maio em Diário da República e estabelece uma multa que pode ir dos 120 aos 600 euros, em caso de incumprimento.

O passo seguinte seria a publicação da portaria que estabelece a data da entrada em vigor do sistema, bem como as suas especificidades técnicas, o que ainda não aconteceu.

O "chip" de matrícula destina-se à cobrança de portagens nas auto-estradas sem custos para o utilizador (SCUT) e nas novas concessões rodoviárias.

Nos primeiros seis meses, a aquisição do dispositivo é gratuita e quem tem Via Verde pode autorizar a leitura do "chip" nas vias geridas pelo Sistema de Identificação Electrónica de Veículos (SIEV), sociedade que vai gerir este sistema.

http://economico.sapo.pt/noticias/introducao-dos-chips-nas-matriculas-esta-atrasada_68162.html
Membro do AJA desde 2003
Sócio Fundador n.º3

Kaizen

Rui Coelho
Associado AJA Nº1

Crashed

Eu que estava a espera do raio do Chip para por no carro espanhol para não gastar dinheiro no aparelho da via verde, mas estou a ver que se espero por estes gajos tenho que continuar um ano a parar nas portagens  :wall :wall
Sócio AJA #47
1978 Datsun 120y pickup [b120 ute] azul - Vendida
1991 Honda CRX 1.6iVT preto

nunoturbo

http://www.tvi24.iol.pt/sociedade-nacional/cips-matricula-carro-fornecedor-tvi24--/1086982-4555.html

Matrículas: quem cumprir requisitos, pode ser fornecedor
Entrada em vigor dos novos chips electrónicos nas matrículas automóveis está atrasada

Qualquer empresa vai poder produzir o novo chip das matrículas, desde que cumpra todos os requisitos técnicos. O dispositivo electrónico de matrícula vai servir para o pagamento de portagens.

Veja aqui o vídeo link externo

A entrada em vigor dos novos dispositivos leva já mês e meio de atraso, mas fonte do Ministério das Obras Públicas diz que a culpa é de uma série de pareceres que tardam em chegar.
Membro do AJA desde 2003
Sócio Fundador n.º3

nunoturbo

  Automóvel
'Chips' obrigatórios nas matrículas não vão avançar

Nuno Miguel Silva e Catarina Duarte 
23/09/09 00:05


O Governo adiou as portarias que tornariam definitivo o processo dos 'chips' nos carros. A oposição ameaça que, com o PS em minoria, travará o processo.

O ministro das Obras Públicas, Mário Lino, decidiu deixar para o próximo Governo a publicação das portarias que faltavam e que iriam obrigar os portugueses à compra de 'chips' para as matrículas, evitando polémicas desnecessárias e potencialmente prejudiciais para o partido que ainda detém a maioria absoluta, apurou o Diário Económico.

E este adiamento pode levar mesmo ao cancelamento do projecto, caso o PS não tenha maioria absoluta nas eleições de domingo - um cenário cada vez mais provável, tendo em conta as últimas sondagens. Isto porque todos os partidos da oposição, contactados ontem pelo Diário Económico, admitem já não só opor-se ao projecto, como unir-se numa votação para suspender a aplicação da lei.

O caso, a acontecer, pode ser assim uma das primeiras dores de cabeça do próximo Governo. E o cenário pode, até, ser semelhante a um outro, que aconteceu na recta final da minoria de António Guterres, quando o então ministro do Ambiente, José Sócrates, viu toda a oposição - e alguns deputados do PS, liderados por Manuel Alegre - votar juntos a suspensão do projecto da coincineração. Naquele tempo, a coincineração ficou mesmo parada por vários anos. Um risco que agora corre, também, o 'chip' das matrículas.

http://economico.sapo.pt/noticias/chips-obrigatorios-nas-matriculas-nao-vao-avancar_70275.html
Membro do AJA desde 2003
Sócio Fundador n.º3

Tractortp

Lá vai o governo, com o nosso dinheiro dos impostos, indenizar as consecionárias das AEs pelas obras feitas a contar com o chip......

Mais uma " ideia " que vai por água abaixo e levará uns minhões de euros..... pela sanita......


Realmente....... "não havia necessidade"............

blardY

Uma carta curiosa, mas cheia de razão
Chegou-me por mail com fwd para "toda a gente", mal seja que me processem pela divulgação :duh:
"
Manuel Monteiro Matos
Rua da Gandra, 90 hab 24-G
4445-122 Alfena
Bilhete de Identidade nrº 5810608
Contribuinte nrº 158608232


Assunto: Pagamento de Passagens na Ex-SCUT de Alfena

Exmos. Senhores,

Sendo morador em Alfena e trabalhando no Porto, utilizo, como sempre
utilizei, o seguinte trajecto: Porto-VCI-A3-A42-Alfena, sendo o
regresso feito em sentido inverso utilizando as mesmas vias.
Não vou dissertar agora no facto de que Vas. Exas. me estão a cobrar a
utilização de uma via que foi construída com os meus impostos e com as
verbas provenientes da União Europeia, porque esse infelizmente é
assunto ultrapassado pelas Leis abusivas deste País.

Vas. Exas. em conluio com os (des)governantes deste País, não prestam
nenhum serviço... disponibilizam uma determinada estrutura (estradas)
que caso queiramos utilizar terão que ser pagas, mas como vocês,
pobrezinhos, ganham pouco e não têm dinheiro para criar postos de
trabalho, não disponibilizam nenhum funcionário para receber o que
devo no fim da utilização desses serviços...

Assim, de acordo com a leitura sobre as diversas formas de pagamento,
cheguei à conclusão de que não vou comprar nenhum dos dispositivos que
Vas. Exas. têm(??) à venda, nomeadamente o DECP, o DEM ou o DT, uma
vez que tal não faz sentido!

Desgraçadamente, mesmo que quisesse adquirir uma dessas máquinas
registradoras, as mesmas encontram-se esgotadíssimas.... porque se
calhar vos dá jeito cobrar os "serviços administrativos" que são um
autêntico roubo.

Então EU é que compro o dispositivo da v/ cobrança?? Isso tem tanta
lógica como ir a um café, pedir umas águas que custam 0,80€ e
cobrarem-me 0,90€ sendo que os 10 cêntimos a mais são como
contribuição para o café ter comprado a sua máquina registadora.....
NÃO FAZ SENTIDO!!!

Atentem nesta "JÓIA" exemplificativa de autêntica extorsão: No
trajecto A3-Alfena, utilizando cerca de um quilómetro da A42.... o
valor da passagem são 0,20€ e o valor do serviço administrativo
são.... 0,30€  !!!!!! É para RIR???? então o custo administrativo é
superior ao custo do Serviço??? Vão gozar com o c..........lho!!!!!!

Posso realmente fazer o pagamento postecipado, conforme foi divulgado
por Vas. Exas., mas.... dou o exemplo concreto de um pagamento que
efectuei e do qual junto cópia: No passado dia 21-10-2001 fui a uma
Payshop e o recibo total foi de 5,02 Euros... sendo que esta verba diz
respeito às parcelas de 2,60€ de custos de portagem e... 2,42€ de
CUSTOS ADMINISTRATIVOS!!!!! 93% de aumento!!!!!



AINDA POR CIMA, O REFERIDO RECIBO NÃO IDENTIFICA OS LOCAIS EXACTOS DAS
PASSAGENS NEM AS HORAS... NADA! Como eu utilizo uma viatura da Empresa
onde trabalho, acabo por não ter forma de justificar se os recibos são
referentes a utilizações particulares ou em serviço da Empresa....

Verifico ainda que, quando termino a passagem das Ex-Scut, no
respectivo local, não tendo ninguém para me cobrar a passagem, nem
sequer tenho UM LIVRO DE RECLAMAÇÕES!!!!!

Não me venham dizer que tal livro está ao meu dispôr na VIA VERDE ou
em qualquer uma das Lojas existentes neste País..... Porque qualquer
Empresa onde eu vá, tem Livro de Reclamações nas suas filiais, não me
mandam para a SEDE a reclamar....

Tenho o Direito de reclamar no local onde me foi prestado o Serviço,
não sou obrigado a deslocar-me para o fazer!!!!!

Ainda por cima, com tantos nomes nas estradas, nem sei se estou a
utilizar um serviço da Ascendi, da Brisa ou de qualquer um dos outros
Exploradores de cidadãos deste País.... pelo que nesses casos podiam
sempre dizer "Ah! coisa e tal.... a sua reclamação não é para a
Brisa... é para a Ascendi.... ou é para não sei quem.... olhe, pague e
não bufe...."

Face ao exposto, considerando que a inexistência do Livro de
Reclamações no Local onde o Serviço me é prestado; considerando também
que não tenho que suportar os custos das v/ máquinas de registos;
considerando ainda um abuso que seja eu a pagar uma comissão de 93% ao
payshop que se substitui a vocês para efectuarem a v/ cobrança que,
lembro, não fizeram porque não estavam presentes no respectivo local
quando eu passei e quis pagar....

Vou continuar a utilizar a ex-scut em questão, sendo certo que
aguardarei que no respectivo local esteja alguém da v/ Empresa! se
isso não acontecer, QUERO utilizar o respectivo Livro de Reclamações
(podem pendurar no último poste antes da saída para Alfena, é uma
sugestão...). CERTO mesmo, é que não pagarei mais multas (custos
administrativos, comissão do Payshop, ou outro nome que lhe queiram
dar), por não efectuar o pagamento atempadamente por CULPA VOSSA!!!



Dava-lhes os meus cumprimentos, mas só se fosse ao murro seus f.p.
Manuel Monteiro Matos"
Pedro Massa - Sócio AJA Nº10