PRINCE - Skyline Sprint 1900 (R52) 1963

Iniciado por kombota, 20 de Março de 2009, 15:09

Tópico anterior - Tópico seguinte

kombota



Skyline Sprint 1900, as the name suggests, used a 1900cc engine, the same as used in the S21 and S40 Gloria, the G2.  Though I cannot find and specs on the car due to it's lack of mass production, one can safely assume that a larger engine and a smaller body than the S50, can only lead to a more performance based equation.  I can't help but wonder where the Skyline range might have ended up if the Sport and Sprint manner of car had of maintained a presence in the range.

Design - Franco Scaglione

Nelson (kombota)

kombota







Lançado no ano de 1963 no Salão de Tokyo, com a mesma mecanica do Skyline Sport (OHV 1862cm3 com 94 cv) este protótipo é das primeiras incursões que conheço ao design italiano, já na altura referêcia a nivél mundial. 

Está a ser dificil reunir informação sobre este modelo. Não há ninguem que tenha ai por casa alguma informação que possa acrescentar?

Nelson (kombota)

Kaizen



"One of the eye-catchers at the Tokyo show was the Prince 1900 Sprint, a striking if not beautiful sport coupe designed by Scaglione of Italy. It seems to share the basic body unit and suspension with the recently introduced Skyline 1500 saloon but the engine is a tuned 1,862 c.c. four-cylinder unit of the big Gloria. The maker rather hopefully claims its top speed to be 112 m.p.h. but there seems no possibility of going into production with it."

Fonte: Classic car catalogue


Legenda: Prince Skyline 1900 Sprint, apresentação no 10º Tóquio Motor Show de 1963.

Mecânica - Mesmo motor/mecânica do Skyline e Gloria da mesma época.

Motor: GB30 de 1862cc, OHV
Diâmetro X Curso: 84mm x 84mm
Montagem: frontal e longitudinal
Potência: 93cv@4800 rpm
Binário: 153Nm@3600rpm
V. max.: 180km\h

Transmissão: manual, tracção traseira
Travões: tambores frente e trás 
   
Distância entre-eixos: 2390mm        
Entre vias frente: 1255mm    
Entre vias trás: 1235mm    
Peso: 850kg


Rui Coelho
Associado AJA Nº1

Kaizen





Este Skyline Sprint 1900 protótipo faz-me lembrar o Prince R380 de competição, lançado 2 anos mais tarde:
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

Datsunbat

Este 1900 Sprint (ss) foi apenas concept car, nunca chegou a ser produzido, uma pena, mas, para 1963, no salão de Tokyo fez com que a Prince influenciasse muitas outras marcas japonesas, caso da própria Prince e da Mazda/subaru e Toyota.

As siglas SS significavam a origem Skyline Sport e era a plataforma do próprio Skyline 1500 que lhe deu esta silhueta, mas a partilha do motor de 2000cc.









Neste salão a Prince apresenta-se também com o novo Glória e skyline (fotos acima).

In DATSUN We Trust!

mizé

Cedric: excelente comportamento em estrada
Mizé - Sócia Nº54