Que "JANA" escolher?

Iniciado por kombota, 29 de Maio de 2009, 14:09

Tópico anterior - Tópico seguinte

kombota

Viva pessoal,

Apesar de continuar a rolar sem grandes problemas a Starvan têm-se relevado algo limitada nalguns aspectos pelo que mais tarde ou mais cedo penso adquirir um carro mais familiar.

Excluindo o gasóleo do leque de opções, pondero o GPL.

Assim sendo aqui ficam os requisitos para a nova viatura:

a)   Mais de 120cv (gasolina)
b)   Familiar bem equipado (A.C. indispensável)
c)   Ano de fabrico posterior a 2000
d)   Orçamento – entre os 5000 e 10000euros com GPL instalado.
e)   Um registo e poucos km´s.

Confesso que face a algumas menos opiniões menos positivas de experiências em japoneses adaptados a GPL já ponderei carros não japoneses no entanto são curtos devaneios e acabo por ir ter quase sempre aos modelos eleitos. 

Tendo em conta os requisitos expostos gostava de "ouvir" as vossas opiniões.

Quase de certeza que vão coincidir...

Nelson (kombota)

RT

#1
Não é a GPL mas pelo preço (8000) ainda te restam + 2000 para a instalação de GPL.

Gosto muito deste modelo, tem AC e mais uns extras, 128cv, 90 mil km

Pena ser 3 portas visto quereres um familiar.



http://www.standvirtual.com/index.php?op=show&id=p460726

'87 Toyota Corolla AE86 | '89 BMW E30 316i | '90 Renault 19 16S | '91 Toyota Corolla CE90 2.0TD | '98 Suzuki Samurai 1.9TD | '22 Brixton Cromwell 125 | '23 Renault Captur TCe
Ricardo Tomaz

Darkk Pilot

Tem de ser japones?

Eu sei que esta pergunta é complicada, mas para ser convertido a GPL, eu preferia um motor bem maior e com mais cilindros.
Os BMW Serie 5 é39 e os série 3 E46, já estao abaixo dos 10.000€ a gasolina, e sempre é um carro familiar, confortável, AC e etc....

Os avensis a gasolina estao barato, barato, barato!!!!
"Truly Superior Pilots are those who use their Superior Judgement to avoid those situations where they have to use their Superior Skills.



Kaizen

Nelson, os 3 primeiros que Nuno colocou seriam as minhas apostas.
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

blardY


Excelentes os palpites do Nuno a meu ver, ainda assim ficaria-me pela primeira opção.
Espaço, conforto, versatilidade, potência. O Accord também mas preferia a SW  8)
Pedro Massa - Sócio AJA Nº10

kombota

Viva,

Já poderei praticamente todas as propostas aqui colocadas e outras não Japonesas nomeadamente suecas e italianas, no entanto quando procuro informações sobre a sua viabilidade das mesmas rapidamente me oriento novamente para os Japoneses.

Assim sendo o meu preferido é o Accord (sexta e sétima geração) no entanto modelos como a subaru legacy, mitsubishi galant, ao até mesmo o mazda 3 (pena as motorizações a gasolina serem mal dimensionadas para o peso do carro) são fortes hipóteses a ponderar.

Gosto de praticamente tudo no Lexus IS, excelente posição de condução onde tudo é perfeito e mecânico até chegar à traseira... aqueles faróis...

Criticados pelas válvulas "moles" os japoneses poderão à partida não ser a melhor hipótese e dai algum receio, no entanto já existem técnicas que permitem contornar esta característica.

Alguém tem conhecimento de experiências dos Japoneses com o GPL e respectivos comentários.

Nelson (kombota)

Darkk Pilot

No forum dos Toyotistas estao lá 2 tipos pelo menos, um com um Corolla G6R e um Yaris T-sport que teem GPL.
O tipo do corolla já fez uns 60 mil km e nunca teve stress....
"Truly Superior Pilots are those who use their Superior Judgement to avoid those situations where they have to use their Superior Skills.

Kaizen

Nelson, estás no sitio certo para falar de carros a GPL... tens é de esperar que o Preludeguy veja o tópico.

Esquece lá isso dos farolins do IS...
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

prelude guy

Já vi.  :green:

Qual é a pergunta mesmo?

Olha Nélson, tu e eu e os carros já vi que é sempre vira o disco e toca o mesmo... Não dá para Preludes 4ª /5ª geração, volta ao lado para os familiares.

Quero fazer-te já uma sugestão: não mistures gamas, senão não estás ser muito coerente na procura. Mazda 3 e Civic para um lado, Accord, IS220, Avensis para outro.
Por outro lado, o "limite de 120CV deves manter como indicativo... (regula-te também pelo valor de binário)  ;)

Deixem-me dizer que eu andei p'rai um ano à "procura" de carro (na tentativa de ir mantendo o EE90), mas como o meu budget era bem inferior, as minhas opções andaram por : Carina E, Accord, Primera, Carisma ou Galant, Mazda 626, ...

Procuras modelos mais recente, mas é uma questão de avançar uma geração em cada um deles.
Para GPL, os vvti e os VTEC serão os mais arriscados, mas com um lubrificante de válvulas bem regulado e se a ideia não é fazer autoestrada no prego, e mantendo a verificação regular da folga de válvulas, então não deverás ter problema. Se tiveres mais questões sobre GPL diz.

Ah, e para quem não se apercebeu, eu tenho um Carisma 1.8 convertido a GPL (naturalmente ).
No teu lugar, a opção na muche talvez fosse o Anvensis com o motor 1600 4A-FE  :D
Toyota Celica 1973 vs. Honda Prelude 1982
Luís Duarte (Associado AJA #25)

Kaizen

Mas o Avensis com 4A-FE é "curto" para o que ele pretende.

E um Mazda 6 a zagolina? È um maquinão.

Ou um Camry 3.0 V6   :p
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

Darkk Pilot

Citação de: Kaizen em 01 de Junho de 2009, 19:12

Ou um Camry 3.0 V6   :p

Isso é que era de valor...
Ou um Lexus dos antigos, GS300 ou LS400....

Citação de: Kaizen em 01 de Junho de 2009, 14:27
Nelson, estás no sitio certo para falar de carros a GPL... tens é de esperar que o Preludeguy veja o tópico.

Esquece lá isso dos farolins do IS...

Rui, longe de mim dizer o contrário, apenas queria aumentar a fonte de informacao, visto que as duas "transformacoes" para GPL foram executadas com um profissionalismo fora do normal. Apenas isso...


"Truly Superior Pilots are those who use their Superior Judgement to avoid those situations where they have to use their Superior Skills.

prelude guy

... que espero se esteja, com o tempo, a tornar num profissionalismo normal  :angel:

Então, e o Galant V6 (enfim, o que há mais para escolher são carros e modelos, eu fiz a minha lista, apoiado em revistas de época, o Nélson é que terá de fazer a dele).

Nélson, há bocado esqueci-me, mas o motor GDI da Mistsubishi não dá para converter para GPL (injecção directa  :'( )... não fosse o olho tombar-te para aí  :redface


Então...











... e um Prius  ???  ::)
(dá para pôr a GPL sem dificuldades)...
Toyota Celica 1973 vs. Honda Prelude 1982
Luís Duarte (Associado AJA #25)

Umtali

Nelson, apesar de não ser a viatura que procuras quero deixar aqui a minha experiência: comprei o meu RAV4 (GPL) há 18 meses e até hoje não tenho nada a apontar ... é sempre a dar "gás"!

Se fosse a escolher hoje, estaria inclinado para os modelos Mitsubishi pelo simples facto de que estes já veêm preparados de fábrica para o GPL ...  :assobio

João Freire - Sócio AJA nº 11