Subaru lança carro eléctrico em Julho

Iniciado por nunoturbo, 05 de Junho de 2009, 11:32

Tópico anterior - Tópico seguinte

nunoturbo

Subaru lança carro eléctrico em Julho
O Stella plug-in tem uma autonomia para 90 km e pode ser recarregado até 80% em apenas cinco minutos
05/06/2009votar: 1 voto1 de 10 em Novidades«anterior  seguinte»mais fotos
A Subaru anunciou o lançamento do seu primeiro veículo eléctrico de produção, o Stella Plug-in, no mercado japonês para o próximo mês de Julho. A marca espera vender 170 mil unidades deste modelo eléctrico até Março do próximo ano.
O citadino eléctrico da Subaru, que conta com tecnologia plug-in (de ligar à tomada doméstica), é alimentado por uma bateria de iões de Lítio, e tem uma autonomia para 90 km. Pode ser recarregado até 80% da sua capacidade em cinco minutos recorrendo ao sistema de carregamento rápido. O carregamento total pode ser efectuado em oito horas numa tomada caseira de 100V ou em cinco horas, numa tomada de 200V.
No Japão, o Stella Plug-in estará disponível por um preço em torno dos 34.700 euros.




http://www.autoportal.iol.pt/noticias/novidades/subaru-lanca-carro-electrico-em-julho
Membro do AJA desde 2003
Sócio Fundador n.º3

nunoturbo

Feionho e com autonomia para 90km? O sucesso parece uma miragem...
Membro do AJA desde 2003
Sócio Fundador n.º3

prelude guy

Nuno, em minha opinião, o futuro do transporte automóvel serão os plug-inn, como este carro.

O mal nem está tanto na estética nem na autonomia (como carro citadino é difícil fazer mais de 90 kms num dia e desde que certos lugares de estacionamento tenham tomadas, vai-se carregando o carro quando se para.

O mal, ainda está nos quase 35mil euros... mas é esperar pelos chineses, que vão resolver essa questão bem rapidinho.  :-[
Toyota Celica 1973 vs. Honda Prelude 1982
Luís Duarte (Associado AJA #25)

nunoturbo

Será que o plug-in é o futuro?

E quanto custará a energia eléctrica para os carregar?

E quanto custará o parqueamento em espaço dotado com essas infraestruturas de carregamento?

De facto 90 km para cidade é capaz de ser aceitável para o comum utilizador que faça as tradicionais viagens casa/trabalho - trabalho/casa.

Os 35 mil€ NO JAPÃO... também me parecem completamente desproporcionados.
Membro do AJA desde 2003
Sócio Fundador n.º3

Santos Silva

Vamos lá a ver:

Carregar o caro para 90km é o suficiente para mais de 90% de nós que não fazemos isso por dia...com sorte carregamos o carro de 3 em 3 dias.
O custo de carregar as baterias é bastante baixo. Não mem lembro mas alguém me dizia que 1 a 2€ por dia chegavam.

Mas é só fazer as contas aos Kw gastos para carregar e multiplicar pelo preço hora.

Acho que vai ser um dos futuros pois a energia electrica será cada vez mais fabricada por meios renovaveis
Santos Silva
Sócio Fundador nº7

Kaizen

CitaçãoSerá que o plug-in é o futuro?
R: Sim.

CitaçãoE quanto custará a energia eléctrica para os carregar?
R: Dependendo da amortização do equipamento, muito pouco.

CitaçãoE quanto custará o parqueamento em espaço dotado com essas infraestruturas de carregamento?
R: A legislação tem vindo a mudar nesse sentido. Mas para além das habitações, um "parque de abastecimento" pode ser as torres semelhantes ás sinalizações verticais cuja iluminação é assegurada pelos paineis.

CitaçãoDe facto 90 km para cidade é capaz de ser aceitável para o comum utilizador que faça as tradicionais viagens casa/trabalho - trabalho/casa.
R: É baixo o nº de citadinos que sai do perimetro urbano.

CitaçãoOs 35 mil€ NO JAPÃO... também me parecem completamente desproporcionados.
R: O valor vai caír a pique a médio prazo.

Quanto á estética... a que país se destina? O que é que se vende mais por lá?
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

Umtali

Afinal não percebi qual é o problema da estética ... afinal não é igual a tantos outros "caixotes" que já ocupam as nossas estradas ?!?!?  :assobio

E a falar em estética, são (muito, muito) poucos os carros (novos) que me atraem actualmente mas eu até comprava esta mini-wagon ...  :angel:


João Freire - Sócio AJA nº 11

RT

#7
Muito boa aposta por parte da Subaru.

Se repararem, o carro pode ser feio para nós mas no Japão existem carros deste tipo aos montes, são muito práticos pois são estreitos mas são 5 lugares.

É o exemplo do Daihatsu Move



Os 90km eu faço-os em  2 dias quando vou de Angra do Heroísmo para a Praia da Victória (ir de um lado da ilha pró outro), mas se fosse em cidade levaria cerca de 1 semana, no Japão esses mesmos 90km devem também ser cerca de 2 dias.. Mais coisa menos coisa.

Só achei estranho em 5 minutos (com o anunciado sistema de carregamento rápido) carregar 80% da bateria e em modo normal levar 8 horas para a bateria inteira! Leva-me a pensar que esse sistema rápido, apesar de prático, será mais gastador de electricidade do que o carregamento normal.

O valor, bem... Acho um pouco alto, mas certamente irá baixar rapidamente.

Esperemos que sejam criadas as infra-estruturas necessárias para estes carros, não sei se seria capaz de comprar um carro destes e apenas poder carrega-lo em casa, como todos sabem azares acontecem!

Volto a dizer, uma boa aposta por parte da Subaru. ;)
'87 Toyota Corolla AE86 | '89 BMW E30 316i | '90 Renault 19 16S | '91 Toyota Corolla CE90 2.0TD | '98 Suzuki Samurai 1.9TD | '22 Brixton Cromwell 125 | '23 Renault Captur TCe
Ricardo Tomaz