(Ainda outro) semi-restauro de um KE20

Iniciado por GrindeR, 03 de Julho de 2009, 14:14

Tópico anterior - Tópico seguinte

GrindeR

Boas!
Fiz a minha apresentação muito recentemente e deixei lá todas a minhas informações e fotos do carro. Para não estar a escrever outra vez tudo deixo só o link do tópico.

Desde já obrigado pela ajuda!

http://www.amigosjaponesesantigos.pt/forum/index.php?topic=6140.0

TiagoKapa

#1
Ja nos comecemos do toyotistas :green: boa sorte com a maquina

GrindeR

É verdade.
Ainda não tive tempo para me sentar com cabeça para responder ao teu email...
Qualquer dia vamos os dois arrancar alctrão para a AE

GrindeR

(Actualização do restauro)


Estava a pensar em instalar um servo-freio no KE20 mas (ainda) vai esperar um bocado até ter tempo para me dedicar à procura! Até lá vou continuar a usar a força bruta!

Fui ao mecânico no sábado e vamos começar por tratar dos travões e radiador!
Por incrível que pareça as pastilhas da frente estão novas e as de trás só tirando as rodas é que dá para ver!
Vou mandar arranjar o radiador - vai levar os dois tubos novos, vai ser trocado o óleo do motor, travões/embraiagem (Bem trocado, porque segundo ele há quem tire o óleo do depósito mas fica o antigo dentro dos tubos, portanto, vai ser tudo sangrado e injectado o óleo com uma máquina própria), os tubos dos travões também vão ser substituídos (Quero ver se conseguia arranjar tubos com malha metálica), se as cintas de trás forem substituídas os bombitos também serão trocados, filtro de óleo e gasolina, correia da ventoinha.

Para o 1º Round é isto. Ah, se amanhã tiver tempo vou a uma casa para mandar arranjar as jantes. Nas fotos (anexadas na minha apresentação) pode-se ver que estão pintadas a pincel e já com alguma ferrugem... Estava a pensar em fazer eu o serviço mas acho que não compensa!

Aproveito para perguntar qual a cor das jantes? É aquele prateado?

E depois, 4 pneus novos!

Assim que tiver o material e tudo arranjado faço o update com as respectivas fotos

(...To be continued)

GrindeR

Boas noticias: Já tenho as rodas todas "janotas", arranjei o perno (toyota) e Tubo inferior do radiador (Toyota)

(Assim que tiver tempo ponho as fotografias com as rodas já no carro)

Más noticias: Não consigo arranjar o tubo inferior nem a correia da ventoinha.

Perguntas:
- Sabem se de um tubo inferior dá para fazer um tubo superior do radiador - este é mais maneável e mais pequeno? No entanto, estou à espera da confirmação da informação que pedi no site pecasnet.

- A correia da ventoinha dá para comprar na concorrência?

- Precisava de limpar e polir os para-choques e já me falaram em lã de aço e depois um produto para polir, é isto? Já agora, lã de aço é a mesma coisa que palha de aço?

- Queria lixar e pintar a peça de metal que está logo por baixo do tablier - pode-se ver nas fotos que tirei, está pintado à mão e nota-se uma mancha azul, vai de uma ponta a outra e passa por cima do volante: é difícil tirar isso? O volante tem de sair ou é só desapertar parafusos e sai com facilidade?

- Antes de instalar o filtro da gasolina é conveniente limpar o depósito da gasolina?

(To be continued...)

Santos Silva

Correia da ventoinha arranjas na concorrencia. Basta ver a medida e é fácil encontrar.

Os pára-choques ficam como novos depois de lhes passares esfregão BRAVO com água. Tira todo o lixo e até manchas de ferrugem. Depois passas por água e limpas com um pano seco. Não precisas polir.

A peça do tablier não me lembro se sai fora...

O depósito de gasolina pode ser limpo mas vai dar algum trabalho e é perigoso se não for feito com cuidado.
Podes simplesmente colocar o filtro e não terás problemas.

Quanto ao servo freio não sei se é boa opção. O carro trava o suficiente. Então se meteres os tubos em malha de aço, já vais ter um bom resultado.

Continua o bom trabalho mas vai pondo umas fotos. :D
Santos Silva
Sócio Fundador nº7

GrindeR

Boas!

Obrigado pela ajuda!

Raios... eu na toyota bem pedi se tinham tubos em malha de aço mas disseram que não e os originais eram caros para catano, quase 40 euros cada um!!! :-[ chiça!

(... To be continued)

Camry 2200

Os de malha de aço podem-se mandar fazer à medida. ;)
Miguel Vale - Associado AJA Nº69

GrindeR

Citação de: Camry 2200 em 29 de Julho de 2009, 13:50
Os de malha de aço podem-se mandar fazer à medida. ;)

Por acaso não me sabes dizer onde?

Camry 2200

Não sei ao certo, é um mecânico que conheço que os manda fazer. Vou-me inteirar da situação e depois digo alguma coisa aqui!
Miguel Vale - Associado AJA Nº69

GrindeR

Boas a todos!

Mais uns problemas!!! :-(

Ora bem, ontem cismei que havia de ir à minha antiga escola com o KE, depois de 25 Km à estonteante velocidade de... digamos... 60Km/h, parei o carruncho e... bem... o radiador parecia uma fonte com a água a sair pela grelha frontal!!!!

Deixei-o arrefecer, analisei melhor e a minha sorte foi o radiador ter furado no canto superior direito!!!
Para fazer a viagem de volta 9Lts de água no carro e aí vai ele, desta vez à à estonteante velocidade de... digamos... 50Km/h a parar todos os 5Km, nas descidas carro desligado! :-)

Hoje lá fui desmontar o radiador para reparar (ou não) e...
Deixo anexo as fotos:

O estado do radiador: podre foi para o lixo!! Mas já tenho um NOVO - 70 aeros!

Mais 2 problemas surgiram: A parte do termostato está suja - 2ª foto, a tampa está podre - 3ª foto e a 4ª foto é de uma peça por trás da ventoinha que quase de certeza vai ter que ser trocada!
Aqui preciso de ajuda para saber o que é para tentar arranjar uma nova!

A tampa do termostato já vi à venda: 35 euros com vedante, no entanto, vou tentar arranjar nalguma sucata. (em bom estado, é claro)

Quando montar o radiador é preciso fazer alguma limpeza ao circuito da água? É que aquilo estava muito sujo, ou é só montar o radiador e meter água?

Os tubos do radiador já tenho novos e ainda me falta o filtro da gasolina!
Isto para já e é claro se antes a "Maria" não me puser as molas à porta! :-D

Abraço a todos

prelude guy

A principal recomendação é que não se põe água, mas anticongelante. E, de preferência, um anticongelante com mais de 25% (o que dará para suportar pelo menos -20ºC).
No teu caso deves por anticongelante, andar uns quilómetros, colocar um aditivo de radiadores, seguir as instruções, despejar tudo, pôr água limpa, fazer o motor trabalhar, tirar água, colocar de novo anticongelante. (Ah e sofagem sempre para o lado quente!)

Bolas  :redface
Toyota Celica 1973 vs. Honda Prelude 1982
Luís Duarte (Associado AJA #25)

GrindeR

#12
Ora bem... mais um update!
Hoje acabei de montar as peças no KE:
Radiador e respectivos tubos, bomba de água, termostato e tampa, correia da ventoinha... tudo novo!

Aqui ficam as fotos da montagem:

Depois de algumas semanas paradas aqui ficam os arranjos:
1 - Bomba d'água montada;
2 - Bomba d'água e a ventoinha (sem correia) ;
3 - Termostato já com a correia montada;
4 - Tampa do termostato;

(continua)

GrindeR

#13
(continuação)

1 e 2- Aspecto geral já com tudo montado
3 - KE a rolar!!

Como nem tudo correu bem, esquecemo-nos de um pano com diluente em cima do carro... tarde de mais!
Bem, lá se foi comprar uma lata de tinta e já tenho preparado para a seguir pintar, mudar óleo e filtro!

(Já tenho mais uma desculpa para mandar pintar o carro em condições! :-) )

Por agora é tudo!

RT

Esse radiador estava mesmo feio...

Mas ainda bem que apesar da situação o carro não sofreu nenhum problema :clap:

Já agora se não se importarem aproveito o tópico para tirar uma dúvida...

No meu AE86 o radiador vai ser novo (está guardado), a bomba de água e termostato foram novos.

Que mais aconselham a fazer para limpar bem o circuito de refrigeração?
'87 Toyota Corolla AE86 | '89 BMW E30 316i | '90 Renault 19 16S | '91 Toyota Corolla CE90 2.0TD | '98 Suzuki Samurai 1.9TD | '22 Brixton Cromwell 125 | '23 Renault Captur TCe
Ricardo Tomaz