Ajuda para escolha do meu primeiro JA

Iniciado por cornetas, 14 de Julho de 2009, 16:24

Tópico anterior - Tópico seguinte

cornetas

Caros entusiastas,
não podendo mais esconder a paixão que tenho por automóveis clássicos, em particular pelos JA's (especialmente por estar ligado à marca Toyota), venho aqui expor duas possibilidades em relação aquele que poderá vir a ser o meu primeiro JA.

Os objectivos da compra serão, basicamente, os seguintes: espalhar sorrisos!  :D Isto é... sei que poucas coisas me darão mais gozo do que ir para os meus concertos no meu JA, participar nos eventos de automóveis clássicos, ouvir aquele som metálico de uma porta a bater, sentir aquele cheiro a gasolina, ouvir aquele roncar discreto...

Tendo em conta o orçamento disponível, devo apenas adiantar que a compra só será efectivada assim que a minha situação profissional do próximo ano (lectivo) esteja mais ou menos bem definida. No entanto, até lá terei então tempo de escolher bem, de aprender bem.

As duas hipóteses que coloco são então as seguintes: em comum, apenas a marca (Toyota), dado que tanto o formato como o modelo são diferentes:
-por um lado, a Toyota Corolla KE36: não tendo (pelo que tenho visto), a aura dos modelos KE20, é um modelo a que acho bastante graça; sendo carrinha (de 3 portas), possui uma versatilidade apreciável;
-por outro lado, o Toyota Starlet KP61 1.3S: considero-o uma espécie de "patinho feio" (dado não encontrar nele uma beleza estonteante), no entanto com um coração enorme; perde-se talvez na "graça" do modelo, ganhar-se-á em condução e afins?


Peço-vos ajuda, nomeadamente a quem possuir um qualquer destes modelos, de forma a que eu possa aprender melhor acerca deles. Infelizmente, o conhecimento que deles tenho baseia-se em pesquisas que tenho feito, pois ainda não tive o prazer de conduzir nenhum.

Se outras propostas/sugestões houver, estejam à vontade. Estou aqui para aprender e para ajudar, também, na medida do que souber.

Obrigado a todos.
...a fazer rewind desde 2009.

costinha_trf

Eu acho imensa graça às ke36, e também às ke26...
A meu conhecimento, não há muitas carrinhas bem restauradas, e no meu caso, iria adorar ver uma em optimo estado! :)

Se fosse eu, comprava o kp61, mas pelo tamanho dele... mas preferia ver uma ke36 do que mais um kp61.

É uma GRANDE duvida realmente... :s

Boa sorte na escolha! ;)
ڤڤىڤىؤطسي  ۷۵٨نوثچپ  ﮏﲨﭖ﴾ﷲﻜ, Ok??

Kaizen

   Metade do que escreve em português sobre o Starlet P6 não corresponde á realidade do carro, um pouco como acontece com o AE86. O Starlet é um carro eficaz em comportamento, curva muito bem e com segurança. Só em esforço é que se consegue andar de lado. Por isso, também, é que á época era um carro usado em competição e para ir ao supermercado no mesmo "formato". Posto isto, tudo o resto confirma-se. Quanto á estética... é sempre discutível mas eu aprecio bastante o carro e gosto bastante mais do que os seus concorrentes de época. Sabes quais são? ;)

Ponto final parágrafo, passemos para um modelo que não tem relação nenhuma com o anterior:

  A KE36 existe na versão de 5 portas. Se calhar seria melhor para ti. Com a grade em cima fica um espectaculo. Isso de não ter a alma do KE20 tem tudo a ver com o peso. Mas o peso traz outras vantagens como é óbvio. A tua E11 é mais pesada que a E10, fala-se na alma das E10, mas qual é que tu escolheste? ;)

  Não fossem os consumos, diria para apostares numa Corona SW RT116 ou 118.
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

RT

Primeiro JA?? Bem isso é muuuuito difícil :lol Existem "n" modelos e é sempre difícil escolher.

Se a escolha irá para um Toyota.. Há sempre este grande modelo..

O grande KE20!



Hoje em dia vêem-se bastantes e em muito bom estado e cada vez mais são restaurados mas é um modelo que simplesmente adoro. :)
'87 Toyota Corolla AE86 | '89 BMW E30 316i | '90 Renault 19 16S | '91 Toyota Corolla CE90 2.0TD | '98 Suzuki Samurai 1.9TD | '22 Brixton Cromwell 125 | '23 Renault Captur TCe
Ricardo Tomaz

eduardof

Eu e pudesse nesta altura, comprava um prelude mk1.
Aquele frente mete respeito.

Kaizen

RT, tu como membro experiente e integrado... não arranjarias uma foto mais dignificante do modelo? E de acordo com o âmbito deste fórum.  :angel:
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

RT

Citação de: Kaizen em 31 de Julho de 2009, 22:46
RT, tu como membro experiente e integrado... não arranjarias uma foto mais dignificante do modelo? E de acordo com o âmbito deste fórum.  :angel:

:assobio

Perdão, cá vai o mais original que encontrei:



e em tamanho/qualidade original
http://www.insomniadesign.net.au/personal_files/images/KE20/DSC_0002.JPG
'87 Toyota Corolla AE86 | '89 BMW E30 316i | '90 Renault 19 16S | '91 Toyota Corolla CE90 2.0TD | '98 Suzuki Samurai 1.9TD | '22 Brixton Cromwell 125 | '23 Renault Captur TCe
Ricardo Tomaz

Kaizen

Da galeria de modelos do fórum do AJA:



;)
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

JONAS1200


Olha para esta maravilha e diz se não seria uma óptima estreia nos JA

João Amêndoa
Associado AJA Nº28

cornetas

Caros amigos,
é com grande agrado que vou recebendo as vossas sugestões!

Peço apenas desculpapor a minha participação no forum não estar a ser mais regular, mas o trabalho a isso obriga.

Gostava de lançar mais uma sugestão...

E que tal a geração KE70 do Corolla?

Um abraço.
...a fazer rewind desde 2009.

Kaizen

Boa escolha porque:

1. São baratos;
2. Há peças novas e nas sucata com fartura;
3. Vêm com o motor 1.3 e caixa de 5, por isso desenrascam-se bem;
4. São bastante versáteis.

  Uma SW em azul ou branca, bem estimadas são bem curtidas. E há por aí muitas/muitos bem estimados...e outros com mais quilómetros que alguns taxis!
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

RT

Hum, o KE70 parece-me boa escolha também!

Aqui pelo fórum tens alguns restauros desses exemplares ;)
'87 Toyota Corolla AE86 | '89 BMW E30 316i | '90 Renault 19 16S | '91 Toyota Corolla CE90 2.0TD | '98 Suzuki Samurai 1.9TD | '22 Brixton Cromwell 125 | '23 Renault Captur TCe
Ricardo Tomaz

RT

Citação de: Kaizen em 02 de Agosto de 2009, 15:00
Da galeria de modelos do fórum do AJA:



;)

Eu até pensei em ir lá, mas quis ir mais longe :assobio
'87 Toyota Corolla AE86 | '89 BMW E30 316i | '90 Renault 19 16S | '91 Toyota Corolla CE90 2.0TD | '98 Suzuki Samurai 1.9TD | '22 Brixton Cromwell 125 | '23 Renault Captur TCe
Ricardo Tomaz

Corolla TE71

#13
 ... e que tal este?



 www.standvirtual.com/index.php?op=show&id=p366224



È um corolla E7 com uma carroceria bem gira e diferente (sou suspeito  :green:), caixa de 5, tem aspecto

desportivo sem comprometer a bagajeira, aparenta tar muito bom e o dono ainda oferece umas jantes iguais

às minhas!! Se precisa-se de mais um carro comprava-o eu  :lol! Andava de KE70 liftback durante a semana, e

ao domingo passeava de TE71!!! :dance:
sócio AJA 33

Kaizen

O Pedro parece já estar muito bem encaminhado.

Teve calma e paciência e parece que encontro um daqueles carros que é "plug & play" assegurado e or alguns anos sem grandes intervenções.

  :)
Rui Coelho
Associado AJA Nº1