Datsun 120Y pick-up

Iniciado por ASJ, 16 de Julho de 2009, 22:32

Tópico anterior - Tópico seguinte

ASJ

Uma breve história da carrinha:

Foi comprada no dia 30-03-2008, com o dinheiro da venda de uma VW Kombi Pick-up (que se encontrava completamente podre).
Dado que vivo no campo, necessitavamos uma carrinha de caixa aberta, e até queriamos uma mais nova, que desse para comprar com o dinheiro da venda da VW, mas surgiu a oportunidade e não a deixamos fugir.

Um cliente do meu pai, que também tem alguns clássicos (de japs, só sei de alguns SSS's), informou que conhecia alguem que queria vender uma Datsun, com volante à direita, e que o preço era exactamente o mesmo da venda da pão-de-forma (500€)

Fomos lá vê-la, e esperando que aparecesse uma 720 um pouco estragada, o nosso espanto foi enorme ao encontrar uma destas em bom estado. Estas carrinhas sempre tiveram significado para mim, uma vez que o meu avô (falecido pouco depois da compra) tinha uma 1400 de 1982. O dono decidiu pedir mais (1000€), mas o meu pai lá regateou e ela veio para casa pelos 500.

Após a termos posto a trabalhar (pela primeira vez num espaço de alguns meses, e com a própria bateria e gasolina que estava no depósito, pegou á primeira tentativa) e mesmo estando parada há mais de um ano, veio pelos seus próprios meios até casa:



Como o dia-a-dia era feito pelo meu pai com outro clássico (Mini Van, que está agora com o meu irmão), não foi necessário que ela andasse diariamente de imediato, mas a Mini começou a apresentar sinais da sua idade, isto é, o colector do escape estava rachado. Acabou por ser parada para restauro, e desde aí que a Datsun não parou! Após vir para a nossa mão, apenas levou tubos e borrachas de travão.

Aqui está ela, antes de ir à inspecção:





No mês de Setembro fez a sua primeira "viagem longa", indo das Caldas a Viseu, de modo a trazer alguma mercadoria da casa da minha avó. Para lá foi com três pessoas. Voltou com duas e cheia de carga.

Ainda teve tempo de "conhecer" a sua irmã, a tal que pertenceu ao meu avô (felizmente temos contacto com o dono  :D).



Aqui está ela, sem estar ainda totalmente carregada:


No mês de novembro de 2008, levou platinados e condensador, e ainda um filtro de gasolina.

Em Janeiro de 2009, começou a sobreaquecer, mas rapidamente foi descoberta uma fuga na bomba de àgua. Depois da sua substituição, ficou 5*.
Ainda neste mês, foi até Abrantes, onde foram compradas 5 jantes 13" do Datsun Sunny para ela, de modo a preservar as originais.




Em Março deste ano, fez-se uma revisão antes de ir à inspecção, substituindo o óleo e o filtro



Preparada para ir à inspecção, em Abril de 2009, depois de um banho:


E depois de levar uma panela de escape nova, pois a antiga estava neste estado:


A nova panela teve de ser um pouco "inventada", pois a linha de escape das pick-ups é totalmente diferente dos outros 1200. A panela nova é de uma 120Y Station Wagon, e os tubos antigos foram-lhe soldados.


Chumbou à primeira tentativa, pois, como já tinha sido anotado na inspecção do ano anterior, as luzes não estavam bem alinhadas, mas depois de uma afinação passou à re-inspecção.

No passado mês de Maio, foi adquirida uma nova manete dos piscas, pois a antiga apresentava já um grande desgaste.


Agora, porque é que ela é usada todos os dias?
Simples: o antigo dono deu-lhe só um banho de tinta, muito mal dado, pelo que a tinta está farta de estalar, aparecendo pontozinhos de ferrugem. Uma vez que vejamos que a situação não está boa, para-se e restaura-se.


Pontos a rever:

Como ela é usada todos os dias, há coisas que agora não têm importância, mas que aquando do seu restauro, vão ter prioridade.

-Rasgão no meio do banco (banco corrido)
-Espelhos (eu quero-a original, e mesmo não sendo aqueles originais, não dao a visão necessária, pelo deixo aqui o apelo a quem souber de novos)
-Palas
-Simbolo da grelha (novamente, quem souber de algum, avise)
-Rolamentos da caixa de velocidades (começa-se a ouvir uns ruidos...)

Toylex

#1
Citação de: ASJ em 16 de Julho de 2009, 22:32

-Rasgão no meio do banco (banco corrido)              Conheço outra com o mesmo defeito
-Espelhos (eu quero-a original, e mesmo não sendo aqueles originais, não dao a visão necessária, pelo deixo aqui o apelo a quem souber de novos)       EBAY.AU, vai rápido que isso desaparece rápido
-Palas       De rodas !?  Vou... :eusa_sick: tir...andam por aí umas da Fiat montadas  :assobio
-Simbolo da grelha (novamente, quem souber de algum, avise)   Ebay.com Datsun Sunny B10 B110 B210 SSS Grille emblem NEW NOS
-Rolamentos da caixa de velocidades (começa-se a ouvir uns ruidos...)

José Manuel Santos - Sócio AJA nº51

ASJ


Kaizen

Muito porreira a pick-up, sobretudo com as rodas de origem. Tens de investir numas chapas de matricula (se o registo português for anterior a 92) porque essas não se enquadram num carro antigo.

Parabéns e continua a utiliza-la.
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

ASJ

Sim, ela com as jantes de origem fica melhor, daí eu ter arranjado estas, tenho medo de estragar os tampões.

Quanto ás matriculas, o registo é de 84, e já estava a pensar nisso  :D

blardY


Muito bonita!!

Outra coisa que tens de arranjar é os espelhos rectrovisores originais dos 1200´s, que esses não lhe dão "aquele" aspecto..

Continua a preservar a máquina e a dar notícias dela  :clap:
Pedro Massa - Sócio AJA Nº10

Umtali

Parabéns pela máquina ... essa RHD vinha mesmo a calhar  :assobio


João Freire - Sócio AJA nº 11

Crashed

lindissima, cada vez gosto mais destas pickups  :drool: :drool: :drool: :drool:
Sócio AJA #47
1978 Datsun 120y pickup [b120 ute] azul - Vendida
1991 Honda CRX 1.6iVT preto

ASJ

Citação de: Umtali em 17 de Julho de 2009, 07:40
Parabéns pela máquina ... essa RHD vinha mesmo a calhar  :assobio




Obrigado pelos comentários.

Umtali, já reparei que tem bastante informação sobre estes veiculos na África do Sul, acha que me pode arranjar tudo o que tenha para as "bakkies"?

RT

'87 Toyota Corolla AE86 | '89 BMW E30 316i | '90 Renault 19 16S | '91 Toyota Corolla CE90 2.0TD | '98 Suzuki Samurai 1.9TD | '22 Brixton Cromwell 125 | '23 Renault Captur TCe
Ricardo Tomaz

Umtali

CitaçãoUmtali, já reparei que tem bastante informação sobre estes veiculos na África do Sul


Pois é André ... também sou "Africano" mas não "Afrikaans" e 3 dos meus carros são RHD  :dance:


Tenho que rever os meus "CAR Magazine" para recolher informação sobre as "bakkies"  :assobio

João Freire - Sócio AJA nº 11

ASJ


costinha_trf

Fogo... espantoso!!
Gosto muito destas carrinhas, e esse preço é fabuloso!!

Muitos PARABÉNS!!!!
ڤڤىڤىؤطسي  ۷۵٨نوثچپ  ﮏﲨﭖ﴾ﷲﻜ, Ok??

costinha_trf

Existe no standvirtual uma igualzinha, só que na cor creme.
Ainda liguei ao sujeito na espectativa que me saísse na rifa um negócio semelhante, mas o sujeito pretende 2500€ por ela.

Por outro lado, a pick-up parece estar ainda em melhor estado que esta, digo isto sem a intenção de menosprezar a aqui apresentada claro!

Fica entao aqui a informação aos interessados.

Os melhores cumprimentos!!
ڤڤىڤىؤطسي  ۷۵٨نوثچپ  ﮏﲨﭖ﴾ﷲﻜ, Ok??

Tiago Santtos

Esta pick-up está muito bonita....agora é estima-la

TS