Concessionário Mazda Auto Frey recebe o Mazda Cosmo Sport Rally

Iniciado por Santos Silva, 25 de Agosto de 2009, 20:41

Tópico anterior - Tópico seguinte

Santos Silva

• Mazda envia 14 Cosmo Sports do Japão para a Alemanha, onde são esperados mais cinco unidades vindos da Europa

• Destaques da prova de 10 a 15 Agosto 2009

• Visita à colecção exclusiva de automóveis Mazda na Auto Frey

Durante mais de 40 anos, o motor rotativo tem simbolizado a grande capacidade inovadora da Mazda. A empresa japonesa começou a sua longa história com o motor rotativo em 1967, com o agora lendário Mazda Cosmo 110 Sport. Um grupo exclusivo de proprietários de modelos Cosmo Sport de todo o Mundo e os adeptos do iconográfico motor rotativo vão-se reunir numa prova internacional do Cosmo Sport em Gersthofen, perto de Augsburg, na Alemanha, de 10 a 15 de Agosto.

Os 14 modelos Cosmo Sport, que fizeram a longa viagem do Japão para Europa num barco de transporte Mazda, serão um dos destaques maiores do evento. Estes carros únicos chegaram ao porto de Antuérpia no final da semana passada, tendo sido depois transferidos via terrestre na etapa final que os levou para o sul da Alemanha na companhia de transportes Mosolf. À espera dos mesmos, estão alem de um considerável número de proprietários de todo o mundo, cerca de cinco veículos Cosmo Sport e respectivos proprietários de vários países europeus.

Este tipo de encontro é único na Europa, e foi organizado pela Auto Frey, concessionário alemão da Mazda tendo o transporte dos Cosmo Sport japoneses ficado a cargo da Mazda Motors Alemanha e Mazda Logistics Europe. A Auto Frey, baseada na Baviera, tem sido um dos melhores concessionários Mazda há mais de três décadas e possui uma das mais exclusivas colecções de veículos históricos da Mazda. Muitos destes carros têm a revolucionária tecnologia rotativa criada por Felix Wankel debaixo do capot. A colecção é composta por cerca de 160 veículos, sendo que cerca de 45 destes estão equipados com motores rotativos, estando albergada em edifícios perto de Gersthofen. Não surpreende que um dos pontos altos deste Cosmo Sport Rally seja a visita a esta colecção única. Os participantes seguiram em caravana no dia 12 de Agosto para a visitarem.

À espera dos convidados deste rali internacional está um programa que inclui visitas a alguns dos locais mais bonitos do sul da Alemanha. Estão também previstas visitas ao Rotary Institute e, naturalmente, à casa de Felix Wankel, assim como ao mundialmente famoso Castelo de Neuschwanstein, uma prova de cerveja Klosterbräu em Andechs. Os participantes poderão também efectuar um ensaio dinâmico ao renovado Mazda RX-8, a ultima geração de carros desportivos equipados com motor rotativo.

O Mazda Cosmo 110 S foi o primeiro carro produzido com um motor de dois rotores. Iniciou a produção no Japão em 1967, pouco antes do NSU Ro80. O motor, denominado 10 A, tinha uma cilindrada de 2x491 c.c. que debitavam 110 CVC às 7 000 rpm e um binário máximo de 142 Nm às 5 000 rpm. O bloco do rotor e as tampas laterais eram realizadas em alumínio, sendo a superfície dos blocos endurecida com crómio enquanto as tampas laterais foram revestida com aço crómio-molibdeno. Exactamente 1 176 unidades deste exclusivo coupé desportivo foram construídas até 1972.

GoodNews, 2009-08-12
Santos Silva
Sócio Fundador nº7

nunoturbo

#1
Deve ser bonito de ver... ao vivo!














Os recém chegados, foto de grupo!


1. First pic, is another at the Belgium wharfs.


2. Japanese Cosmos arrive in Germany by Car Transport Truck


3. Group pic of Japanese Cosmo Owners and others.


Event pic at Walter's Auto Frey Mazda Dealership.




Membro do AJA desde 2003
Sócio Fundador n.º3


Kaizen

  Se me tivesse apercebido com antecedência, ainda lá tinha ido ver!
Rui Coelho
Associado AJA Nº1