Tokyo Motor Show

Iniciado por nunoturbo, 21 de Outubro de 2009, 12:58

Tópico anterior - Tópico seguinte

nunoturbo


Eléctricos e híbridos substituem bólides ensurdecedores no Tokyo Motor Show


Eléctricos ou híbridos, os veículos limpos e silenciosos substituíram os bólides ensurdecedores no salão automóvel Tokyo Motor Show mostrando que, para o consumidor, o automóvel volta a ser um simples meio de transporte, mais do que um sinal de riqueza


No grande encontro automóvel que decorre no Japão desde quarta-feira, as viaturas que respeitam o ambiente são as rainhas, segundo descreve hoje a agência France Press.

As tipologias 4x4 são relegadas para segundo plano e os fabricantes europeus dos vistosos automóveis desportivos, que costumavam ter muito êxito no mercado nipónico, desapareceram praticamente do salão.

Esta transformação do Tokyo Motor Show ilustra, de acordo com os especialistas, a revolução em curso do mercado automóvel japonês e mundial.

«O conceito de automóvel está a modificar-se», explica o analista independente Tatsuya Mizuno, referindo que se até agora o automóvel era visto como um símbolo de status social, hoje em dia «as pessoas compram um carro mais para se mover, e já não pelo seu 'design' ou velocidade».

Uma mutação acelerada com a crise económica e com a ajuda de uma geração de condutores muito mais conscientes dos problemas ambientais.

Entre os veículos amigos do ambiente, no salão nipónico há duas escolas que se demarcam: a dos automóveis eléctricos, com a Nissan e a Mitsubishi Motors, e a dos híbridos, com a Toyota e a Honda.

«O automóvel eléctrico é o veículo ecológico na sua perfeição», sublinhou o presidente executivo da Mitsubishi Motors, Osamu Masuko.

A Nissan, que estima que as viaturas eléctricas representem 10 por cento do mercado mundial em 2020, lançará no próximo ano o modelo Leaf, apresentado pelo presidente executivo Carlos Ghosn como «o primeiro automóvel com zero emissões poluentes no mundo».

A Toyota, por seu turno, tem apostado fortemente nas viaturas híbridas - foi a primeira marca a lançar esta classe de veículos há 12 anos, com o Prius - e expõe nesta feira um modelo que possibilita o recarregamento da bateria em casa, bem como o modelo de luxo híbrido SAI.

Lusa / SOL
Membro do AJA desde 2003
Sócio Fundador n.º3