Salão de Tóquio 2009 - Toyota "Sai" e o sistema SKY-Drive da MAZDA

Iniciado por CelicaGTI, 28 de Outubro de 2009, 14:20

Tópico anterior - Tópico seguinte

CelicaGTI

A Toyota prepara um novo sedan hibrido para produção estreado no Salão de Tokyo de 2009.


O Toyota Sai vai aproveitar a actual carroçaria do Lexus HS250 para tomar forma no Japão e seu objectivo será preencher o espaço entre o Prius e o Crown Hybrid por lá.
A Toyota já comercializa o HS250 no Japão, mas o novo sedan deverá ficar abaixo em termos de preço, visto que será mais popular.

O novo Toyota SAI (que em japonês significa "talento" e "colorido") foi desenvolvido tendo o meio ambiente como prioridade. Vem equipado com um sistema híbrido – Toyota Hybrid Synergy Drive (HSD) – que integra um bloco a gasolina de 2.4 litros acoplado a um sistema que contempla um motor eléctrico e um gerador.

O conjunto propulsor pode debitar 190 cavalos com um consumo 5,5 litros por cada 100 quilómetros percorridos no ciclo Japonês MLIT's JC08. O sistema HSD possui um monitor informativo ECO que incita à condução ecológica, permitindo que o condutor controle a aceleração minimizando o consumo de combustível.

No interior, com o intuito de reduzir as emissões de CO2, foi utilizado o eco plástico - que deriva directamente das plantas - em mais de 60% dos revestimentos (pela primeira vez foram utilizados no tecto, nas coberturas dos pilares A, nas palas para o sol, na protecção da bagageira, nos bancos, assim como em materiais de insonorização, entre outros).

Para maior conforto, este modelo conta com elementos como o sistema de navegação por disco rígido com capacidade de armazenamento de 10 GB de música, faróis frontais por LED, cruise control adaptativo, ar condicionado automático, entre outros.

Ao nível da segurança, este modelo compreende o sistema Pré Crash dianteiro e traseiro, encostos de cabeça activos, sistema de monitorização de manutenção na faixa de rodagem, câmara com lente grande angular que monitoriza a parte inferior da frente do SAI, entre outros equipamentos.
O novo Toyota SAI tem previsto o arranque de comercialização já no próximo mês de Dezembro.

A Toyota pensa comercializar cerca de 36.000 unidades e já para começar a produção em Dezembro, com um valor de cerca de 37.000USD (foi rápido!).
http://auto.utro.ru/photos/2009/10/20/sai/1.jpghttp://auto.utro.ru/photos/2009/10/20/sai/2.jpg
http://auto.utro.ru/photos/2009/10/20/sai/5.jpghttp://auto.utro.ru/photos/2009/10/20/sai/6.jpg

Olhem só este interior:
http://www.egmcartech.com/wp-content/uploads/2009/10/2010_toyota_sai_hybrid_images_018.jpg


MAZDA SKY-DRIVE

Algumas surpresas na MZDA com o seu novo motor SKY-G e SKY-D gasolina e diesel respectivamente:

A Mazda aproveitou o Salão de Tóquio para também apresentar o seus novos motores a gasolina e a diesel, o SKY-G e o SKY-D, que de acordo com a companhia ficaram mais eficientes que os propulsores actuais, além da sua nova caixa de velocidades automática chamada SKY-Drive.

O SKY-G movido a gasolina conta com o sistema de injecção directa de combustível, e foi baseado nos actuais motores DISI de 2.0 litros. Com a adopção de novas tecnologias que permitem aproveitar melhor a energia da combustão, o novo motor apresenta um menor consumo em torno de 15% nas mesmas condições.

Já o SKY-D baseado no actual 2.2 litros da companhia conta com um refinamento no sistema do turbo de dois estágios e da câmara de combustão permite uma maior força tanto em baixa quanto em altas rotações. Além disso, o motor ganhou um refinamento na pressão e temperatura interna e a uniformização da mistura ar-combustível junto com um novo filtro anti-partículas.

Quanto as sua nova caixa de velocidades automática de seis "SKY-Drive", a Mazda promete uma troca mais rápida e económica em termos de combustível que pode ir até ganhos de 5%.


Video de resumo em português BR:
http://www.youtube.com/watch?v=LMrqABF7LiI&feature=player_embedded#at=268



Continua...

nunoturbo

Já faziam falta estes teus post's recheados de informação!  :thumbsup
Membro do AJA desde 2003
Sócio Fundador n.º3