Os saudosos anos das GP500

Iniciado por nunoturbo, 15 de Novembro de 2009, 19:36

Tópico anterior - Tópico seguinte

nunoturbo

Os saudosos anos das GP500

Kevin Schwantz Vs Wayne Rainey

Kevin Schwantz Vs Wayne Rainey

Schwantz-Rainey Hockenheim 91

Schwantz vs Rainey donnington(1991)

Mick Doohan 1o

500cc 1991 Suzuka Final Lap

Homenaje a Wayne Rainey

1988suzukaGP Kevin Schwantz vs Wayne Michael Gardner 1of3


Hall of Fame - GP 500 ( 1949 - 2001 )

•  2001 - Valentino Rossi (Honda) GP 500
•  2000 - Kenny ROBERTS Jr. (Suzuki) GP 500
•  1999 - Alex CRIVILLE (Honda) GP 500
•  1998 - Mick DOOHAN (Honda) GP 500
•  1997 - Mick DOOHAN (Honda) GP 500
•  1996 - Mick DOOHAN (Honda) GP 500
•  1995 - Mick DOOHAN (Honda) GP 500
•  1994 - Mick DOOHAN (Honda) GP 500
•  1993 - Kevin SCHWANTZ (Suzuki) GP 500
•  1992 - Wayne RAINEY (Yamaha) GP 500
•  1991 - Wayne RAINEY (Yamaha) GP 500
•  1990 - Wayne RAINEY (Yamaha) GP 500
•  1989 - Eddie LAWSON (Honda) GP 500
•  1988 - Eddie LAWSON (Yamaha) GP 500
•  1987 - Wayne GARDNER (Honda) GP 500
•  1986 - Eddie LAWSON (Yamaha) GP 500
•  1985 - Freddie SPENCER (Honda) GP 500
•  1984 - Eddie LAWSON (Yamaha) GP 500
•  1983 - Freddie SPENCER (Honda) GP 500
•  1982 - Franco UNCINI (Suzuki) GP 500
•  1981 - Marco LUCCHINELLI (Suzuki) GP 500
•  1980 - Kenny ROBERTS (Yamaha) GP 500
•  1979 - Kenny ROBERTS (Yamaha) GP 500
•  1978 - Kenny ROBERTS (Yamaha) GP 500
•  1977 - Barry SHEENE (Suzuki) GP 500
•  1976 - Barry SHEENE (Suzuki) GP 500
•  1975 - Giacomo AGOSTINI (Yamaha) GP 500
•  1974 - Phil READ (MV Agusta) GP 500
•  1973 - Phil READ (MV Agusta) GP 500
•  1972 - Giacomo AGOSTINI (MV Agusta) GP 500
•  1971 - Giacomo AGOSTINI (MV Agusta) GP 500
•  1970 - Giacomo AGOSTINI (MV Agusta) GP 500
•  1969 - Giacomo AGOSTINI (MV Agusta) GP 500
•  1968 - Giacomo AGOSTINI (MV Agusta) GP 500
•  1967 - Giacomo AGOSTINI (MV Agusta) GP 500
•  1966 - Giacomo AGOSTINI (MV Agusta) GP 500
•  1965 - Mike HAILWOOD (MV Agusta) GP 500
•  1964 - Mike HAILWOOD (MV Agusta) GP 500
•  1963 - Mike HAILWOOD (MV Agusta) GP 500
•  1962 - Mike HAILWOOD (MV Agusta) GP 500
•  1961 - Gary HOCKING (MV Agusta) GP 500
•  1960 - John SURTEES (MV Agusta) GP 500
•  1959 - John SURTEES (MV Agusta) GP 500
•  1958 - John SURTEES (MV Agusta) GP 500
•  1957 - Libero LIBERATI (Gilera) GP 500
•  1956 - John SURTEES (MV Agusta) GP 500
•  1955 - Geoff DUKE (Gilera) GP 500
•  1954 - Geoff DUKE (Gilera) GP 500
•  1953 - Geoff DUKE (Gilera) GP 500
•  1952 - Umberto MASETTI (Gilera) GP 500
•  1951 - Geoff DUKE (Norton) GP 500
•  1950 - Umberto MASETTI (Gilera) GP 500
•  1949 - Leslie GRAHAM (AJS) GP 500


Desde 1949, ano de início desta competição as vitórias dividiram-se por várias marcas. Marcadamente assumido o domínio das marcas Italianas e Inglesas até 1974( Gilera 6 campeonatos, AJS 1 campeonato, Norton 1 campeonato e MV Agusta 18 campeonatos) e o domínio absoluto das marcas do país do sol nascente desde 1975 até ao último ano da competição das GP500, 2001, com início do actual MotoGP (Yamaha 10 Campeonatos, Suzuki 6 campeonatos, Honda 11 Campeonatos).

As protagonistas:

Honda NSR500
Yamaha YZR500
Suzuki RGV500

As características comuns a estes modelos eram os motores de aproximadamente 500cc,  tetracilíndricos a dois tempos. Desenvolviam potências á volta dos 200 cavalos nos últimos anos da competição (para quem já andou numa moto desportiva a dois tempos, estes valores são arrepiantes com toda a certeza...)

O final da década de 80 e a década de 90 com a exposição mediática deste campeonato, valeram aos principais protagonistas o estatuto de ferozes e audazes cavaleiros do asfalto. A competitividade extrema e o equilíbrio das mecânicas coincidiu com alguns dos mais sonantes e valiosos nomes do motociclismo de todos os tempos, para gáudio dos apaixonados da modalidade, que tiveram a oportunidade de assistir a lutas titânicas em pista entre os nomes como Mick DOOHAN, Kevin SCHWANTZ, Wayne RAINEY, Eddie LAWSON, Wayne GARDNER, Freddie SPENCER ...

(continua)
Membro do AJA desde 2003
Sócio Fundador n.º3

nunoturbo

#1
HONDA NSR500




Michael Doohan

13 "bravos" que venceram Grandes Prémios com Honda's NSR500

Mick Doohan 54 (1990-1998)
Wayne Gardner 18 (1986-1992)
Freddie Spencer 10 (1984-1985)
Alex Criville    12 (1992-1999)
Eddie Lawson   4 (1989)
Luca Cadalora   2 (1996)
Carlos Checa   2 (1996-1998)
Randy Mamola   1 (1984)
Pierfranceso Chili   1 (1989)
Daryl Beattie   1 (1983)
Alberto Puig      1 (1995)
Tadyuki Okada   3 (1997-1999)
Max Biaggi    2 (1998)

TOTAL  111 (1984-1999)

Curiosidades:

NSR500s: THE GOOD AND THE BAD

GOOD NSRs
1987: the first decent NSR. Total engine and chassis redesign produces fast and good-enough handling bike for Wayne Gardner to take the title

1992: Big Bang motor changes NSR from wild beast to user-friendly dominator. But Doohan breaks leg and loses title.

1994: It's a good bike because Doohan tells HRC to make it exactly like his '92 bike. Takes his first title with nine wins.

1995-1996: Still a great bike because Doohan won't let HRC make any radical changes. He comfortably wins two more titles.

1997: Doohan switches to screamer motor and NSR takes full-house of wins in '97, 12 to Doohan, three to team-mates Criville and Okada.

1998-1999: Honda continue their process of gradual evolution and the NSR just keeps on dominating, despite improved efforts from Suzuki and Yamaha.

BAD NSRs
1984: Upside down chassis with underslung fuel tank is first of Honda's V4 generation and a real disaster. No surprises when Yamaha win title.

1985: Return to conventional chassis but the NSR is still a wayward animal that Freddie Spencer finds hard to tame. His amazing talent nonetheless wins the title.

1986: Improved chassis but the NSR continues to misbehave - Wayne Gardner becomes lead NSR rider and tankslaps his way to second overall.

1988: Honda lower bike to improve slow-speed handling and the bike handles worse than ever, repeatedly spitting Gardner into the dirt.

1989: Quite possibly the most evil GP bike ever. The '89 NSR had a flexi-flier chassis, 170bhp and poor brakes. Somehow Eddie Lawson rode it to the title.

1993: Honda go back to horsepower instead of rideablity. Bike only improves once Doohan starts fitting old '92 engine and chassis parts.

http://www.superbikeplanet.com/goodandbad.htm
Membro do AJA desde 2003
Sócio Fundador n.º3

nunoturbo

#2
Membro do AJA desde 2003
Sócio Fundador n.º3

nunoturbo

#3
1995 Suzuki RGV 500



Versão de estrada comemorativa da vitória no Campeonato de 1993 de Kevin Schwantz, que nunca tirou da moto o seu mítico n.º 34, mesmo quando era o n.º1 do Mundo (Após a retirada de Schwantz da competição a FIM retirou o n.º 34)


Kevin Schwantz

Kevin Schwantz Compilation Video

Membro do AJA desde 2003
Sócio Fundador n.º3

metralha328

#4
A evolução da Suzuki RGV 500 até 1995
http://s1282.photobucket.com/user/metralha328/media/evoRGV500_zpsaebf8fa7.jpg.html?sort=3&o=4#/user/metralha328/media/Donington_zpsf75ae0fd.jpg.html?sort=3&o=5&_suid=137716471776609760460457852838
Um piloto irreverente
http://s1282.photobucket.com/user/metralha328/media/evoRGV500_zpsaebf8fa7.jpg.html?sort=3&o=4#/user/metralha328/media/kevin_schwantz_zpsfd6ec559.jpg.html?sort=3&o=5&_suid=137716471776609760460457852838
A 1ª vez que um piloto festejou uma vitória em pé na mota (Kevin Schwantz - Suzuka 1988)
http://s1282.photobucket.com/user/metralha328/media/evoRGV500_zpsaebf8fa7.jpg.html?sort=3&o=4#/user/metralha328/media/suzuka88_zps97f1aa7c.jpg.html?sort=3&o=5&_suid=137716471776609760460457852838
Kevin Schwantz nunca abandonou o número que o notabilizou, o célebre 34 (vejam em pequeno dentro no Nº1)
http://s1282.photobucket.com/user/metralha328/media/evoRGV500_zpsaebf8fa7.jpg.html?sort=3&o=4#/user/metralha328/media/Nordm1e34peq_zps359240ab.jpg.html?sort=3&o=5&_suid=137716471776609760460457852838
"See God and back off" - era esta a sua máxima, que originava ultrapassagens fantásticas!
http://s1282.photobucket.com/user/metralha328/media/evoRGV500_zpsaebf8fa7.jpg.html?sort=3&o=4#/user/metralha328/media/seeGodbackoff_zps39b61815.jpg.html?sort=3&o=5&_suid=137716471776609760460457852838
Um grande piloto, sempre pronto a ajudar os outros (após queda em Donington Park ele corre para o comissário de pista, que não assinalou o óleo na pista porque não viu, tira-lhe a bandeira e vai sinalizar para os restantes pilotos).
http://s1282.photobucket.com/user/metralha328/media/evoRGV500_zpsaebf8fa7.jpg.html?sort=3&o=4#/user/metralha328/media/Donington_zpsf75ae0fd.jpg.html?sort=3&o=5&_suid=137716471776609760460457852838
Não tendo o número de títulos de Doohan ou Rossi, e numa época em que as 500 era máquinas indomáveis, no domínio da Honda e Yamaha, Kevin Scwantz foi um herói, para muitos (e para mim) um dos melhores pilotos de sempre, sendo que o título de 1993 vale por muitos mais...
:thumbsup

nunoturbo

CitaçãoNão tendo o número de títulos de Doohan ou Rossi, e numa época em que as 500 era máquinas indomáveis, no domínio da Honda e Yamaha, Kevin Scwantz foi um herói, para muitos (e para mim) um dos melhores pilotos de sempre, sendo que o título de 1993 vale por muitos mais...

X2

Membro do AJA desde 2003
Sócio Fundador n.º3

Kaizen

Rui Coelho
Associado AJA Nº1

blardY


Excelente tópico, os meus parabéns!!!

Dá gosto ver, assim se aprende  :thumbsup
Pedro Massa - Sócio AJA Nº10