Fim dos incentivos ao abate de veículos

Iniciado por nunoturbo, 11 de Dezembro de 2009, 16:53

Tópico anterior - Tópico seguinte

nunoturbo


Fim dos incentivos ao abate de veículos será "desastre total"

O fim do incentivo ao abate foi conhecido quarta-feira, através da circular 121/2009 do Ministério das Finanças
11/12/2009
votar:
a votar...
2 votos
1 de 10 em Geral
«anterior  seguinte»
Fim dos incentivos ao abate de veículos será

A Associação Nacional do Ramo Automóvel (ARAN) alertou esta sexta-feira que o fim do incentivo fiscal ao abate de veículos em fim de vida, no final deste ano, será um "desastre total" para o sector.

"O fim deste apoio vai representar o desastre total para as empresas do sector automóvel", refere a ARAN, para quem esta era uma "medida fundamental", apesar de "estar longe de ser suficiente para que se obtenham resultados visíveis em termos de recuperação de vendas, ao nível de outros países europeus, como a Alemanha".

Segundo refere em comunicado, desde que, em Agosto, entrou em vigor a majoração do incentivo fiscal ao abate de veículos em fim de vida (VFV), "embora não se possa falar em recuperação, o que é certo é que as vendas de automóveis tem vindo a conhecer algum relançamento".

Para a ARAN, é "estranho" que "o Governo esqueça as necessidades do presente e esteja já a publicitar a criação de incentivos para a produção e comercialização de veículos eléctricos, que só terão efeito no futuro".

"O incentivo fiscal ao abate de veículos em fim de vida já permitiu que milhares de viaturas extremamente poluidoras deixassem de circular, sendo substituídas por automóveis mais seguros e limpos ambientalmente", destaca.

O fim do incentivo ao abate foi conhecido quarta-feira, através da circular 121/2009 do Ministério das Finanças.


http://www.autoportal.iol.pt/noticias/geral/fim-dos-incentivos-ao-abate-de-veiculos-sera-desastre-total
Membro do AJA desde 2003
Sócio Fundador n.º3

Corolla TE71

 :dance: :dance:

  Finalmente qualquer coisa de jeito sr. Sócrates......
sócio AJA 33

Toylex

Estou confuso, não sei se é bom ou mau, por um lado, se não se abater irão sobrar mais JA´s para circular e para peças. Por outro lado perdem valor por serem menos raros e ser menos difícil a aquisição de peças para recuperação de outros.

Mas também é um crime ver alguns exemplares serem esmagados por ignorância de quem os entrega p/ abate e por desprezo de quem os recebe para tal, que não serão todos, porque alguns sabem bem o que é um clássico procurado e apetecido, mas...

Agora mais a sério, eu estava a contar despachar 2 Corsas 1.7D Isuzu engine a caminho do milhão de kms e 1 Saxo 1.5d para a prensa em lugar de 3 Yaris 1.4 d4d novinhos 

E AGORA !!!?
José Manuel Santos - Sócio AJA nº51

RT

De facto não sei se estou a favor ou contra... Da minha parte é uma decisão difícil...

Por um lado, o abate de certos carros é bom para o ambiente por todas as questões que já sabemos

Por outro, é mau pois perdem-se muitas relíquias nisso.

Só de ver fotos de centros de abate... Datsuns e KE20's ali em excelente estado para serem esmagados...

'87 Toyota Corolla AE86 | '89 BMW E30 316i | '90 Renault 19 16S | '91 Toyota Corolla CE90 2.0TD | '98 Suzuki Samurai 1.9TD | '22 Brixton Cromwell 125 | '23 Renault Captur TCe
Ricardo Tomaz

Toylex

Já corre um desmentido, afinal o abate acaba em 31 Dez. porque também acaba o Orçamento de Estado, mas em 2010 segue com o novo OE
José Manuel Santos - Sócio AJA nº51

Kaizen

Eu nem quero sequer acreditar que o fim do abate de veículos tenha sido considerado.

O abate de veículos em fimd e vida é uma medida, justa, lógica, ajustada e de respeito pelos cidadãos. Só peca por não considerar também as viaturas comerciais ligeiras e pesadas.

 
  Seria uma estupidez/dano completa se este programa de sucesso terminasse. Exemplos positivos são muitos, e são esses exemplos que devem ser implementados.


O Miguel escreveu a 2ª mensagem a pensar nos JA´s, e sobre isso a única coisa que digo é que para a lei ser perfeita talvez só se limitasse a idade dos carros á mesma idade para pagamento de imposto de selo.
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

blardY

Citaçãopara a lei ser perfeita talvez só se limitasse a idade dos carros á mesma idade para pagamento de imposto de selo.

Bom isto a meu ver seria o ideal. Assim estavam a salvo os JA´s que com pena vemos nos centros de Abate
Agora que o abate é bom lá isso é, todas as ruas estão entupidas com carros, alguns "mortos" há imenso tempo, que com esta lei bem como com o novo processo de cobrança do IUC, aos poucos foram desaparecendo. Espero que assim continue, temos carros em excesso neste país.
Pedro Massa - Sócio AJA Nº10

rpm

Citação de: Kaizen em 12 de Dezembro de 2009, 17:03
O Miguel escreveu a 2ª mensagem a pensar nos JA´s, e sobre isso a única coisa que digo é que para a lei ser perfeita talvez só se limitasse a idade dos carros á mesma idade para pagamento de imposto de selo.

Mesmo na perspectiva AJA não é tão mau quanto isso. Penso que os centros de abate estão autorizados a vender peças dos carros abatidos, apenas não podem vender carros completos.
本田技研工業「夢の力」Associado AJA nº 65

Corolla TE71

 Os centros de abate estão de facto autorizados a vender peças dos veiculos abatidos, só è pena a

mentalidade destes senhores que teimam em fazer-se passar por comuns sucateiros! Compram os carros

para desmantelar por 40 euros, recebem subsidio governamental para o desmantelamento, e depois pedem

150 euros por dois pára-choques para o meu KE20 e outro tanto pelos bancos!! :mad01:

  È uma vergonha estas empresas pseudo-ecológicas, que funcionam maioritáriamente à custa dos nossos

impostos ainda venderem peças que já foram pagas por esses mesmos impostos, por valores abusivos....

:thumbdown:    :thumbdown:  :-X
sócio AJA 33

Santos Silva

O incentivo ao abate não vai acabar.
Apenas ficará suspenso enquanto o Orçamento de Estado não for aprovado.
O valor voltará a ser de 1000 e 125€ + IVA para 10 e 15 anos.
Santos Silva
Sócio Fundador nº7

nunoturbo

Além de suspenso temporariamente, quando regressar, o abate terá uma comparticipação mais reduzida.



Abate de veículos: Incentivos vão diminuir em 2010


O programa de incentivos ao abate de veículos em fim de vida vai continuar, mas em moldes menos atractivos em 2010. A partir de Janeiro, o valor máximo do benefício vai ser reduzido de 1500 para 1250 euros por veículo.

A notícia é avançada pela edição online do Jornal de Negócios, que revela que o Governo vai propor no Orçamento de Estado para 2010 que o valor máximo do benefício pelo abate de veículos em fim de vida sofra um corte de 16 por cento.

Uma proposta que surge numa altura em que o abate de veículos em fim de vida está em alta: só no mês de Novembro foram entregues 8012 veículos – o valor mais alto dos últimos 18 meses.
15:36 - 15-12-2009

http://www.abola.pt/mundos/ver.aspx?id=186399
Membro do AJA desde 2003
Sócio Fundador n.º3