Restauro Toyota Corolla 1200 two doors wagon - 1978

Iniciado por matinhas, 31 de Dezembro de 2010, 22:20

Tópico anterior - Tópico seguinte

matinhas

Aqui apresento a minha viatura e o meu primeiro futuro restauro.



TOYOTA Corolla de 1978, carrinha apenas com duas portas.

Aparentemente o carro está em boas condições, quer de mecânica quer de carroceria, pelo que o restauro não deverá ser demasiado profundo. de qualquer forma já identifiquei algumas coisas que irão dar algum trabalho para resolver.


Aspecto Exterior

Aspecto razoável para uma viatura com 32 anos. Necessita de uma pintura e alguns arranjos de chapeiro, mas aparentemente, opticas, cromados e peças mais sensíveis estão em perfeitas condições.









   

   


Interiores

Os estofos em napa acusão o desgaste, bem com outras peças como o fole da alavanca de velocidades, forras das portas, alcatifas, etc. O Tablier está rachado, esta parece ser uma dos primeiros desafios, já alguém resolveu alguma situação idêntica?
O apoio do radio parece ter sido adaptado, no entanto está fácil de remover.







   
     
     

Mecânica

O motor trabalha, a carrinha anda, não tem folgas na direcção nem caixa, aparentemente parece estar tudo bem. Necessita de uma limpeza como se pode ver...


 



O objectivo é ter o veículo restaurado, poder utilizar ao fim-de-semana para algumas viagens até as montanhas por aqui perto (ski e caminhadas) e saídas de Kayak (mar, surf, aguas bravas...).
A sua mala espaçosa parece apelativa para levar equipamento, as velocidades que se praticam nestes carros também são mais adequadas a fins-de-semana tranquilos. Aprendi isso quando comprei um Hyundai H100 entre amigos para estes passeios, não interessa chegar rápido ao destino, a viajem já faz parte da aventura!

Esta é a minha primeira mensagem nesta categoria, espero ter a vossa ajuda e opiniões para o restauro. Se de alguma da formas como escrevo ou disponho a informação não seja a mais correcta, corrijam!!

Cumprimentos e BOM 2011!!!

Toylex

Parece que ninguém quer ser o primeiro a colocar o 1º post de 2011 então cá vai  :D





Matinhas essa Corolla Van merece todos os cuidados  :clap:

Parabéns e recupera-a logo que possas, são muito porreiras, eu tive uma experiência muito boa numa dessas à mais de 20 anos  :thumbsup
José Manuel Santos - Sócio AJA nº51

Kaizen

Parece que te vai dar muitas alegrias.  :D

Tens de lhe arranjar uma grade de tejadilho, fica bem curtido e dá jeito para o uso que lhe queres dar.

Quanto ao tablier, ou disfarças ou mais vale arranjar um direito na sucata.
As de duas portas têm muita pinta.
:thumbsup
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

matinhas

isso da grade de tejadilho já tinha pensado, tenho de encontrar uma da época. As cromadas ficam com boa pinta!

Quanto a pintura, eu gostava desta cor, uma espécie de azul bahamas..



outro exemplo



Alguém sabe como posso seleccionar esta tinta? referencias ou forma de a afinar?

Kaizen

Escolhe uma cor da época, de preferência do modelo.
É um dos erros que quase sempre resulta em arrependimento. Aconteceu comigo por exemplo.
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

matinhas

tenho ideia que a cor existiu, pelo menos já vi vario com essa cor

este por exemplo


Kaizen

Melhor ainda. Agora basta identificares o código da cor ou podes ver na chapa do motor de um carro com essa cor.
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

Toylex

Tenho memória de recentemente ter visto uma grade de tejadilho e até numa SW Corolla, só vendo no meu arquivo de fotos, penso que essa SW até era alaranjada e estava numa sucata.
José Manuel Santos - Sócio AJA nº51

Flyingtiger

#8
Toylex, era desta que falavas?  :assobio

http://img35.imageshack.us/img35/3953/dsc03254w.jpg

:thumbsup
José Tavares  - -  A melhor descompressão que poderás ter, será sempre a "compressão" do pedal direito.

pintonissan

muito fixe essa carrinha.
reparadinha e de branco fica linda

Umtali

João Freire - Sócio AJA nº 11

Toylex

José Manuel Santos - Sócio AJA nº51