Na África do Sul, os JA´s e os Janas

Iniciado por Toylex, 27 de Junho de 2010, 18:15

Tópico anterior - Tópico seguinte

Toylex

Caros Amigos,

Nos últimos 5 dias estive na África do Sul, precisamente na zona de Durban.
O mundial de 2010 e o jogo PT vs BR foi a razão "inicial" da viagem, mas à medida que se aproximava o ínicio da viagem, comecei a pensar em tudo o que poderia tornar este passeio a África muito além do futebol, e a curiosidade em ver in-loco o que circulava por essa paragens, sejam eles JA´s ou Janas, ia crescendo dia a dia.

Aproveitei ainda para contactos antecipados com o concessionário Datsun/Nissan em Durban, a Datcentre, e trouxe directamente 2 predinhas para a m/ Datsun Bakkie, mesmo ao lado na mesma West Street estava a Autotechnics car styling, e estes tinham todo o material para a super popular e a mais produzida de todas as Hiace´s a Toyota Siyaya que é só a geração (3ª) Hiace mais produzida de sempre com produção na fábrica da Toyota em Durban desde 1983 até 2007 mesmo ao lado do aeroporto, onde agora se podem ver centenas de Hiace Quantum, a sucessora  :thumbsup

Falando também de JA´s estou completamente frustrado pelo facto de ter cruzado sempre em movimento na estrada (por autocarro, e eram 5 p/ um grupo enorme de 220 pessoas ) e sem hipótese de fotografar 2 Datsun B120 coupé, um azul metalizado e outro vermelho, 1 Datsun B210 coupé beje e que pelo que percebi deveria serum 140y, João devolveste o carro à origem  ??? :green: era mesmo parecido com o teu GX.

De referir que os Camry da penúltima geração são a quase total frota de táxis para 5 passageiros, mas os Toyota Crescida dos finais de 80 ínicio dos anos 90 estão em forte nº a circular como táxi, termino este post para não ficar muito grande, e ficando a promesa de vir a dar seguimento a um relato de mais pormenores.
José Manuel Santos - Sócio AJA nº51

FilipeA

Boas

Por acaso, vi hoje uma reportagem televisiva e vi ao fundo a passar um Datsun 1200 4 portas todo arranjadinho. Ainda deve andar por ai boas maquinas...

E fotos? 


Filipe


Toylex

#2
Pois... lamento mas o momento em que pelo menos avistei os 3 Datsun, "peças raras e de peso" não pude registar esse momento.

Mas ainda sobre o parque automóvel da África do Sul, é de referir que não foge à regra geral dos restantes países do continente Africano, Ásia e Austrália, os Japoneses são rei !

Têm um parque automóvel muito actualizado, não se vêm carros a cair de podre e mal cuidados, surpreendendo mesmo com topos de gama que por momento parecia estarmos no Mónaco.

A Toyota é concerteza lider de mercado, com os comerciais Hilux, Dyna e Hiace, e com o Corolla e o Camry nos passageiros, na gama pesada a Hino tem alguma expressão, mas aqui a Nissan Diesel (UD) é claramente o pesado mais visto nas estradas, com a Isuzu a ter talvez o 2º lugar, curiosamente não vi uma única Mistubishi Canter, e Fuso (tractor e chassis-cabine) só uma ou outra. A Mercedes-Benz e a International dos EUA têm tambêm o seu lugar no parque de pesados.

De referir o bom gosto da polícia sul-Africana, ao optar por viaturas Toyota Quantum, corolla, Camry e Hilux, sendo os comerciais equipados com os VVT-i e os d4d, estes últimos nunca menos de 3 litros, e por falar em litros, a gasosa custa menos de 0,80 c/litro.
 
Com o link abaixo de algumas fotos que deixo aos admiradores do continente maravilhoso, o título do tópico fica um pouco descabido, mas mesmo apesar de não serem nada de especial, sei que serão pelo menos do agrado de alguns  :redface

http://img28.imageshack.us/g/dsc04252u.jpg/

http://www.youtube.com/user/jotaemcl
José Manuel Santos - Sócio AJA nº51

Umtali

Citaçãosei que serão pelo menos do agrado de alguns


As fotos deixam uma certa ... nostalgia  :icon_neutral:

João Freire - Sócio AJA nº 11