RSilva, a Toyota é uma marca desnorteada e das poucas coisas bem feitas do principio ao fim é o motor 1.4 D-4D que arrasa totalmente toda a concorrência e que dá grandes dores de cabeça a motores maiores. A Renault está perto, mas basta po-los a trabalhar ao ralenti e a diferença de qualidade "ouve-se"!.
Mas a verdade é que o ponto fraco desse motor é o binário para o peso de um Auris/Corolla! O Mazda 3 usa o motor Ford/PSA 1.6 que foi pensado para esta carroçaria, peso e utilização com 4 pessoas a bordo. A Mazda sabe o que quer, a Toyota não sabe para onde vai e conta com bons modelos como a Hilux, Prius, LandCruiser, Avensis, IQ, Verso e... o 1.4 D-4D para se manter competitiva!
A desvalorização do RX-8 está relacionada com o próprio conceito do carro. Está dirigido a um segmento mais pequeno de clientes e em Portugal compram-se sempre os mesmos carros! O RX-8 é para quem pensa pela própria cabeça (e então afasta-se da porcaria alemã) e para quem aprecia o equilíbrio (e assim não escolhe o S2000).
Este review do Mazda 2 (o modelo de entrada na linha de produtos) mostra bem que a Mazda faz tudo bem do principio ao fim. Na concepção e no desenvolvimento.
5th Gear - Mazda 2O Mazda 3, 6 e MX-5 são para mim os melhores carros dos respectivos segmentos. O 2 está perto do topo, mas tenho uma fraqueza pelo Nissan Micra e pelo Honda Jazz