Ajuda - Diferencial Toyota Stout RK-101

Iniciado por Toylex, 21 de Fevereiro de 2010, 20:31

Tópico anterior - Tópico seguinte

Toylex

A minha Stout revela um elevado desconforto ao circular em velocidade acima de 50km/h com todas as mudanças já utilizadas.

Tem 4 velocidades, mas a partir de 50km/h a rotação de motor é tão elevada que o barulho é quase insuportável, pois este modelo tem caracteristicas próprias, incluindo uma redução de diferencial enorme, para que seja utilizada nas situações mais complicadas nos mercados para a qual foi destinada.

Não pretendo alterar a base de originalidade deste modelo, pois isso é o que melhor a destigue dos outros, também não a pretendo usar para atingir velocidades inapropriadas, mas também quero disfrutar desta relíquia com mais algum conforto, e se puder circular até 80 -90 km/h e com muito menos ruído melhor  :redface

Para terem uma ideia da realidade, esta Stout segundo brochura do modelo que existe aqui no AJA na secção Galeria de modelos, poderão verificar que tem uma relação de diferencial de 6.167 e agregada a uma cx. de velocidades que já por si é também reduzida, isto revela o problema já aqui relato, muita força e rotação.

Tenho andado a pensar numa solução, e o pensamento passa na minha ideia pela utilização de uma roda de coroa e pinhão do BJ40 que segundo informação tem uma relação de 4.111 o que seria uma boa solução sem alterar nada de importante na Stout.
A minha grande dúvida é saber se este material do BJ40 serviria no eixo da Stout (roda de coroa e Pinhão ) se houver por aqui alguém que possa ajudar, será bem vinda essa ajuda.




E estas são as especificações do Land Cruiser BJ40
Transmission     

Gear ratio: 1st   4.925 

Gear ratio: 2nd   2.643 

Gear ratio: 3rd   1.519

Gear ratio: 4th   1.000 

Gear ratio: reverse   4.925 

Transfer     

Gear ratio: high   1.000

Gear ratio: low   1.959 

Axle ratio  4.111 

José Manuel Santos - Sócio AJA nº51

Green

#1
Boas,

A roda de coroa do BJ40 tem 9,5" de tamanho. Não sei qual é a dimensão da do STOUT.

É uma questão de ver...

Após uma pesquisa no EPC, verifiquei que o "Carreir" dos stout de 79 a 88 é comum a algumas dynas com 10,5"  ... pelo que o dador tavlez venha a ser uma Dyna se tiverem uma relação mais favoravel que a referida de 37/6= 6,167. Não sei se o Stout de 72 tem a mesma dimensão...

Entre estas dynas com 10,5" de coda de coroa estão as BU30, mas têm normalmente a relação 37/6=6.167, existindo algumas  com 39/8 mas não sei cá foram comercializadas (BU30 T2  (T2= Deck rebaixado)).

Espero ter ajudado.


Toylex

#2
Viva Green,

Mais uma vez se confirma... é só um dos maiores expert´s nestas "coisas dos Toyotas puros e duros", o Forum Land Cruiser sai a ganhar com a sua participação, e aqui no AJA idem.

Green vou ter de tirar a roda de coroa para ver o tamanho, mas devido ao agigantado aspecto que apresenta a bola do dif., desconfio que seja maior que a dos BJ40, acho que segue a linha das BU-RU 12-15 mas...


Um grande abraço e obrigado pela ajuda,
José Manuel Santos - Sócio AJA nº51

Green

 As dynas 150, as LY6# de rodado duplo são tb de 10,5" e com uma relação de 4,625 ou 4,875. As de rodado simples são de 9,5".

prelude guy

Como se percebe já estás bem orientado  :D

Confirma só 2 questões. A Stout está com um motor diesel. O original seria a gasolina e com um regime máximo nas 5000. Actualmente não deve atingir as 4000 rpms...


A outra questão tem a ver com o tamanho das rodas. As jantes são muito giras, ficam bem, mas nem elas, nem os pneus são originais. Consegues determinar quanto de diâmetro os pneus têm a menos que os originais?

Bastava aumentares o diâmetro dos pneus que já minoravas o "problema". Mas, lá está, para manter o motor diesel, só mesmo tornando a relação de diferencial mais longa, penso eu de que  ::)
Toyota Celica 1973 vs. Honda Prelude 1982
Luís Duarte (Associado AJA #25)

Toylex

Citação de: prelude guy em 23 de Fevereiro de 2010, 10:54
Como se percebe já estás bem orientado  :D

Confirma só 2 questões. A Stout está com um motor diesel. O original seria a gasolina e com um regime máximo nas 5000. Actualmente não deve atingir as 4000 rpms...


A outra questão tem a ver com o tamanho das rodas. As jantes são muito giras, ficam bem, mas nem elas, nem os pneus são originais. Consegues determinar quanto de diâmetro os pneus têm a menos que os originais?

Bastava aumentares o diâmetro dos pneus que já minoravas o "problema". Mas, lá está, para manter o motor diesel, só mesmo tornando a relação de diferencial mais longa, penso eu de que  ::)

Realmente estás a colocar questões de elevada importância.

Esta Stout em vez do Toyota 5R 2000cc a gasolina, tem o Nissan Diesel 2200cc, e as rodas que tem ficam muito mais baixas que as originais.
Montei no Sábado as originais e dá para perceber a diferença, mas voltei a tirar p/ as reparar e agora deixaste-me curioso para ver como se portava o carro na estrada com elas e os pneus 700-15
José Manuel Santos - Sócio AJA nº51