VII ENCONTRO NACIONAL BICICLETAS ANTIGAS - BURINHOSA - 25 JULHO 2010

Iniciado por ruizito, 12 de Março de 2010, 20:53

Tópico anterior - Tópico seguinte

ruizito


O grupo "men in bike" surge em 2000 na localidade de Burinhosa, freguesia de Pataias, concelho de Alcobaça, distrito de Leiria. Grupo de amigos que com o decorrer dos anos começa a organizar eventos ligados às duas rodas (BTT)...

Depois de um estudo, o grupo deparou que um dos primeiros e mais importantes meios de transporte do ser humano estava a entrar em esquecimento, sobretudo em Portugal. Devido a esta falta de valorização, o grupo decidiu organizar um encontro de Bicicletas Antigas, sendo pioneiro neste ramo em Portugal.

O primeiro encontro surge em 2004, onde se apostou na publicidade exclusivamente local e onde se consegue contar com um desfile de 27 bicicletas e outros tantos participantes, pelas ruas da aldeia da Burinhosa.

O segundo surge em 2005, com uma maior aposta na publicidade. O encontro merece também um maior interesse por parte do público e os participantes aumentam, para um total de 64 bicicletas.

Em 2006 o terceiro encontro, conta com um total de 94 participantes, oriundos de várias regiões de Portugal. Surgem exemplares da década de 20, restauros muito bem concebidos, exemplares únicos e os mais variados modelos.

O quarto encontro, decorre em 2007 e ultrapassa os 100 participantes, tendo 214 rodas a rolar pelas estradas. Os exemplares aumentam de qualidade e os participantes surgem novamente de várias regiões de Portugal.

Em 2008 o quinto encontro confirma todo um trabalho elaborado até ao momento, tendo 209 participantes, onde surgem pela primeira vez participantes de Espanha. De uma forma geral surgiram autênticas peças de museu, exemplares com bastante ferrugem, nacionais a estrangeiras, umas a pedalar para a frente, outras para trás. Participantes com rigorosos trajes dos nossos antepassados, recriando o ambiente e incentivando os participantes a restaurarem as suas bicicletas.

O sexto encontro decorre em 2009, com um aumento significativo de participantes (299 exemplares), que surgiram no encontro de bicicletas antigas com maior tradição em Portugal. Tal como no ano anterior, os participantes de Portugal aumentaram assim como os participantes vindos de Espanha, o que reflecte o crescimento do impacto do encontro além fronteiras. Foi ainda introduzido um novo espaço no encontro, denominado de bicimobilia (exposição e venda de bicicletas antigas e respectivo material).

Ao longo destas seis edições, os participantes tiveram a oportunidade, como continuarão a ter, de desfrutar da magnífica paisagem das estradas do Pinhal de Leiria, assim como da excelente vista que a ciclovia marítima proporciona na passagem das praias de Paredes de Vitória e Água de Madeiros.

O estatuto de "Encontro Nacional de Bicicletas Antigas" foi implementado por ter sido o pioneiro no ramo em Portugal e devido ainda ao grande impacto que tem tido por todo o Pais. A comunicação social (televisão e imprensa) tem feito um trabalho notório o que tem ajudado em muito todo o impacto do encontro. Hoje em dia, nas mais variadas feiras, este encontro é reconhecido no ramo e apontado como um dos principais factores de valorização da bicicleta antiga em Portugal.

Esta sétima edição tem data marcada para o dia 25 de Julho de 2010 e está desde já convidado a participar nesta grande festa das 2 rodas.

Kaizen

Ora aqui está um dos eventos mais badalados do ano, não queria mesmo nada faltar  :dance:

E já começo a sentir que a 1ª participação está para breve... de JA  :D
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

prelude guy

Ruizito,

e agora uma pergunta mesmo prosaica  :angel:

qual o ano de fabrico limite para a bicicleta ser considerada antiga  ???  :green:
Toyota Celica 1973 vs. Honda Prelude 1982
Luís Duarte (Associado AJA #25)

ruizito

Muito boa noite :D

Fico agradecido pelas palavras do amigo rui... e espero ver-te cá este ano... de JA ou de R... :dance:

Amigo luís tal como uma moto ou carro, começa a ser considerada uma bicicleta antiga, quando tiver os 25 anos... acontece que poucos são os exemplares que têem livrete, por isso ai com cerca dos 20 anos já é permitido participarem... este ano também vem? :D

prelude guy

Tenho que dar uma volta às bicicletas que tenho para aqui...

Eu perguntei, porque parece-me que o evento recria muito o ambiente dos tempos da "outra senhora".
E as bicicletas da nossa infância e juventude (as chopper, as BMX, as articuladas) já são elegíveis e davam um ar mais seventies à coisa... ::)

:thumbsup
Toyota Celica 1973 vs. Honda Prelude 1982
Luís Duarte (Associado AJA #25)

ruizito


Kaizen

Citaçãoe espero ver-te cá este ano... de JA ou de R...

Já tenho fotos da R, ela está mesmo a pedir para ir comigo ;)
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

blardY


Espero poder ir de Urvan até à burinhosa nem que seja com a BTT lá dentro, se fôr permitido claro (não tenho mais nada..)

Boa sorte em mais uma edição, e se não for pedir muito, quando falares para a SIC usa sff uma camisola com um logotipo do AJA bem grande, se apanhares um repórter mais curioso podes sempre explicar o porquê do logotipo  :green:

:thumbsup
Pedro Massa - Sócio AJA Nº10

ruizito

Menino Pedro Massa... BTT´s ainda são muito recentes... e como prometido este domingo... está guardada uma bicicleta antiga para ti  :D

Mais reservas para pessoas do AJA?  :dance: (das cerca de 15... já não tenho muitas disponiveis) Aguardo reservas  :clap:

Kaizen

Rui Coelho
Associado AJA Nº1

ruizito

Pois a idade já não te permite saltar com a perna no tubo superior de um quadro de homem  :green:  :green:

Kaizen

Tu é maluco... estou é a contar com a Raleigh DK para mim, e preciso de outra para companhia.
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

s 800

Eu desde esta altura



http://www.amigosjaponesesantigos.pt/forum/index.php?topic=6513.msg172105#msg172105






que me deixei de preocupar com este assunto...

Já comecei foi a tratar das roupinhas a condizer... um fato branco "à brasileiro" fica bem com o preto da bicicleta ???
Sócio AJA nº 6

ruizito

Rui Correia a tua já está reservada  :)

Claro que fica bem a fatiota... e sabes o que eu ainda gostava de ver cá para além da tua presença? O Honda dos meus sonhos... o teu Honda S800 em exposição a divulgar o AJA (com uma bandeira) :D

Kaizen

Rui Coelho
Associado AJA Nº1