Toyota Corolla 1200 deluxe 1974 - ke20 «Novas fotos pag.4»

Iniciado por diogoantunes, 05 de Junho de 2010, 14:51

Tópico anterior - Tópico seguinte

Kaizen

Nessas não tens visibilidade para trás, e se precisares de olhar para as laterais perdes muito tempo a não olhar para a frente. Sobretudo se usares capacete. Isto para uma utilização em regularidades, circuitos etc. Se for só para andar para a frente ou exposição estão em pé de igualdade.

Existem bancos originais para o KE20 com encosto alto (integrado e não separado) que podes modificar as laterais se assim o entenderes, ou então, estas bacquets que são as que me referia em cima:






No Autoclássico tens muita oferta de modelos e preços.
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

diogoantunes

Citação de: Kaizen em 06 de Agosto de 2010, 13:06
Nessas não tens visibilidade para trás, e se precisares de olhar para as laterais perdes muito tempo a não olhar para a frente. Sobretudo se usares capacete. Isto para uma utilização em regularidades, circuitos etc. Se for só para andar para a frente ou exposição estão em pé de igualdade.

Existem bancos originais para o KE20 com encosto alto (integrado e não separado) que podes modificar as laterais se assim o entenderes, ou então, estas bacquets que são as que me referia em cima:






No Autoclássico tens muita oferta de modelos e preços.

Esses bancos do ke que falas tambem eu os queria, mas quem os tens abre muito a boca ao pedir dinheiro por eles...

As backet's que mostras-te nao gosto, aquele encosto de cabeça fica muito mal, as que eu gosto sao identicas a essas mas sem encosto de cabeça, mas nao tou para andar a investir mais em extras sem serem de origem, ja cometi o erro uma vez, nao quero andar a inventar outra vez, se levar outros bancos vao ser os originais quase de certeza, mas ainda tenho de pensar bem

diogoantunes

Ja esta mais que na hora de desenterrar isto, estas fotos ja tem algum tempo, foram tiradas por um amigo




















By diogoantunes at 2011-05-02

diogoantunes

Mais tarde tambem comprei umas prendinha, motor 3k bloco vermelho com 2 carb.duplos, caixa de 5 vel. e linha de escape e panelas em inox feitas nos escapes escorpiao


By diogoantunes at 2011-06-01


By diogoantunes at 2011-06-01


By diogoantunes at 2011-06-01


By diogoantunes at 2011-06-01


By diogoantunes at 2011-06-01


By diogoantunes at 2011-06-01

Lavei bem o motor, desta vez nao estive com paciencia para por o motor todo bonitinho como o outro e tambem tinha pressa para fazer o track day

By diogoantunes at 2011-06-14


By diogoantunes at 2011-06-14


By diogoantunes at 2011-06-14

Depois lavei bem o cofre do motor, depois vou dar um geito a instalaçao electrica e a algumas coisas que nao gosto de ver assim, mas nao tirei foto so com o cofre nu lavado, so tirei ja com o motor apontado


By diogoantunes at 2011-06-14


By diogoantunes at 2011-06-14


By diogoantunes at 2011-06-14


By diogoantunes at 2011-06-14



Agora algumas fotos do track day que fiz em braga no dia 23 de Junho










costinha_trf

Citação de: diogoantunes em 03 de Agosto de 2011, 00:21
Mais tarde tambem comprei umas prendinha, motor 3k bloco vermelho com 2 carb.duplos, caixa de 5 vel. e linha de escape e panelas em inox feitas nos escapes escorpiao


By diogoantunes at 2011-06-01



By diogoantunes at 2011-06-01


Olá!

Reparei em dois aspectos no teu motor e caixa.

1º - Com essa caixa tiveste de fazer um novo furo para a manete das velocidades certo? Parece-me que essa caixa é dos ke71, que a manete das velocidades fica um pouco mais atrás.

2º - Qual é a referência que tens no teu motor? É um 3k só? Não é um 3k-b ou 3k-h? Isto é, um motor de um SL/SR.
Ouvi à tempos uma história que dizia que os motores dos SL/SR tinha a tampa da árvore de cames diferente, e pela discrição bate certo com a tua...

De resto, parabéns, tens um carro muito bonito! ;)
ڤڤىڤىؤطسي  ۷۵٨نوثچپ  ﮏﲨﭖ﴾ﷲﻜ, Ok??

diogoantunes

Obrigado :D

A caixa nao sei de que modelo era pois tudo isto ja estava aplicado noutro ke20 que levou um motor mais forte, sim tive de cortar um pouco para a manete da velocidades, quanto ao motor penso que na referencia so diz mesmo 3k, mas uma coisa que reparei e que a tampa de valvulas e diferente das normais dos 3k, tem gravado aisin que e a marca dos carb., que penso que era a marca que trazia de origem, e tambem os apoios da tampa ja proprios para os cabos de acelerador e ar, daí eu tambem pensar que este motor sera provavelmente de um sr, mas nao sou entendido nesta materia para fazer uma afirmaçao destas, ja agora se alguem souber ajudar, tambem gostava de tirar a duvida :D

costinha_trf

Sim, os carburadores Aisin é a marca que equipava esses carros, mas mesmo a tampa das válvulas pode ter sido trocada, como até pode ter sido trocada a cabeça completa.
Mas no bloco, junto ao distribuidor tem a referência do motor gravada. É só dares uma espreitadela para tirares todas as tuas dúvidas! ;)
ڤڤىڤىؤطسي  ۷۵٨نوثچپ  ﮏﲨﭖ﴾ﷲﻜ, Ok??

Dário Simoes

Boas
se nao me engano isso nao é bem assim, pelo menos eu ja tive bastantes ke20, tive um ke25, tenho um ke30 e ja tive tambem 2 starlets 1200 e nunca vi um motor que tivesse gravado no numero 3K-b ou h ou c, todos eles teem apenas 3K e o numero de seguida, se algum tiver visto um com mais alguma coisa avise

costinha_trf

Citação de: Dário Simoes em 05 de Agosto de 2011, 14:36
Boas
se nao me engano isso nao é bem assim, pelo menos eu ja tive bastantes ke20, tive um ke25, tenho um ke30 e ja tive tambem 2 starlets 1200 e nunca vi um motor que tivesse gravado no numero 3K-b ou h ou c, todos eles teem apenas 3K e o numero de seguida, se algum tiver visto um com mais alguma coisa avise

Olá Dário;

Eu também não vi, até porque o meu é um deLuxe, mas isto pelo que li pelos foruns, estes motores sairam apenas nas versões SL e SR...
Mas agora conseguiste-me deixar indeciso...

Cumprimentos
ڤڤىڤىؤطسي  ۷۵٨نوثچپ  ﮏﲨﭖ﴾ﷲﻜ, Ok??

Kaizen

Não há necessidade de haver dúvidas. Os motores 3K-H só saíram nos KE25 SL\SR e nos KE35 SR, em Portugal.

Tal como o Dário referiu, os blocos só têm o código correspondente à cilindrada. Um motor 3K não se transforma em "H" só com o colector de admissão e carburadores. A cabeça é diferente e há outras diferenças. A tampa das válvulas é de um carro mais recente, por exemplo de um Corolla KE70.
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

costinha_trf

Citação de: Kaizen em 08 de Agosto de 2011, 20:56
Não há necessidade de haver dúvidas. Os motores 3K-H só saíram nos KE25 SL\SR e nos KE35 SR, em Portugal.

Tal como o Dário referiu, os blocos só têm o código correspondente à cilindrada. Um motor 3K não se transforma em "H" só com o colector de admissão e carburadores. A cabeça é diferente e há outras diferenças. A tampa das válvulas é de um carro mais recente, por exemplo de um Corolla KE70.

Boa Kaisen, viste confirmar o que tinha dito, mas esclarece-me uma coisa se souberes, os Blocos 3k-h e 3k-b têm o "h" e o "b" gravados no bloco logo a seguir ao "3k"?

Tens razão, os motores têm muitas diferenças, tais como carburadores e colectores, admissão e escape mais largos, cabeça do pistão diferente e ainda tem um avanço de cinco graus no veio dos excêntricos.

Tu que és um sujeito entendido na matéria, podes-me explicar também se os motores 4k ganham 100cc em relação aos 3k devido à largura do pistão ou ao curso do pistão? Ouço muita gente falar em meter motores 4k (incluindo eu já pensei isso), mas se o motor fôr um 1300cc mas tiver mais curso de pistão, embora tenha na mesma mais binário, não se ganha muita potência em comparação com os motores 3k, não estou certo?

Cumprimentos!
ڤڤىڤىؤطسي  ۷۵٨نوثچپ  ﮏﲨﭖ﴾ﷲﻜ, Ok??

Kaizen

Citaçãoos blocos só têm o código correspondente à cilindrada

Só e mais nada. É assim para todos.

Eu não sou entendido nestes motores e muito menos em mecânica. Mas a diferença de cilindrada entre o 3 e 4K é feita no curso. Tal como o Dário referiu em cima, o diâmetro é de 75mm para os dois motores.

Em relação à performance, são demasiadas variáveis, gostos e opiniões. Depende do que cada um quer fazer.
Rui Coelho
Associado AJA Nº1