KE20 - é desta?

Iniciado por cornetas, 17 de Agosto de 2010, 19:20

Tópico anterior - Tópico seguinte

cornetas

Amigos,
hoje o KE20 foi para o médico. Suspeitava eu que fosse a caixa (como viram no meu relato noutro tópico), mas qual não é o meu espanto... e tristeza ao ouvir o médico dizer: "certo que é preciso uma caixa talvez [já há cá uma], mas o motor... agarrou".

Segundo ele, não vale a pena estar a abrir o motor. O melhor será subsituí-lo.

Bem, confesso que estou um pouco perdido.

Toda a ajuda é bem-vinda!

Um grande abraço.
...a fazer rewind desde 2009.

Kaizen

Que isso são más noticias, isso são.

Posto isto, só te posso ajudar dizendo para teres calma e ponderares bem a situação.

É que... motor agarrado? Isso não faz muito sentido. O que é que aconteceu? A bomba de óleo berrou? Falta de água e óleo ao mesmo tempo? Não estou a ver esse motor agarrar assim por uma razão simples. Ah, e já vi esses motores a circularem na boa com os pistões partidos.
Acho muito estranho isso acontecer num carro que estava a rolar.


Um erro muito comum é substituir o motor. Quase sempre dá asneira. Aqui no AJA tens dezenas de exemplos em como uma substituição de motor foi apenas enterrar dinheiro. Eu tinha um motor e caixa 5 estrelas, mas mesmo assim é de colocar reservas por estar parado há tanto tempo. E o mesmo aplica-se a todos os outros motores.

Acho que era de ver o que é que aconteceu a esse motor e se de facto não compensar repara-lo é aconselhável que faças um novo. Gastas mais do dobro do dinheiro, mas apenas uma vez.


Tudo isto vai por água abaixo se optares por um 4K em vez de manteres o 3K.
Como disse no inicio, o melhor que tens a fazer é ponderar bem as hipóteses que tens.


Vai com calma e faz todas as perguntas que quiseres antes de tomares qualquer decisão.
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

CelicaGTI

Esses motores muito raramente agarram..

O meu por exemplo já agarrou por falta de água e voltou a andar sem nenhum problema e além disso cada dia que passa está cada vez melhor.

É muito estranho !???  :-[

Eu sou mais optimista!!!  :green: Esses motores tem uma mecânica muito simples e a swap se for bem feita e num mecânico muito experiente é quase certo que fica perfeito. O meu mecânico fez uma swap a um CB80 do Charade GTti que não é pêra fácil e ele já conhece bem o 3K-H, se quiseres posso falar com ele e a gente trata disso. Aconselho-te a comprar o Kit de juntas e os segmentos para o novo motor que colocares, fazes a reparação geral e tens motor para mais uns 30 anos. A reparação geral do meu foi à volta de €500 já com mão de obra e peças.

Arranjar motor para esse carro é canja    :thumbsup

Santos Silva

Bom! Pedro:

É preciso saber bem o que significa "agarrou". Muitas vezes usa-se termos que nos induzem no sentido errado.
Agarrou significa que não roda?
Ou agarrou e "desagarrou"? Se for esta hipotese, o que é provável é que tenha havido falta de lubrificação e um dos cilindros esteja com riscos. Vai consumir óleo mas de certeza que continua a andar. Pode ter sido um bronze de cambota. Se for isto e o motor rodar, também não é grave, desmonta-se o carter, tira-se a cambota, colocam-se os bronzes novos de acordo com a rectificação da cambota e aperta-se tudo no lugar outra vez.


Precisas saber várias coisas antes de desmontar o motor:

Tem água no radiador?
Tem óleo?
O motor roda?
Pega a trabalhar? Se sim, faz algum barulho? Que tipo de barulho? Sempre igual ou aumenta de intensidade com a rotação?

Antes de fazer seja o que for, é preciso conhecer todos os sintomas.

Se precisares de alguma ajuda, m,anda SMS ou liga. :thumbsup
Santos Silva
Sócio Fundador nº7

Kaizen

Parece que agarrou mesmo.
Só acho estranho o Pedro pensar que era da caixa!  :eusa_think:
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

Santos Silva

Então inclino-me para um bronze da cambota que terá tido tanto desgaste que, ou agarrou mesmo ou saiu do sitio e aí não há nada a fazer :wall só mesmo abrir.
Uma outra hipotese é ter alguma coisa partida mas tinha que ter havido ruido forte. O carro estava a andar? E bloqueou de repente?
Santos Silva
Sócio Fundador nº7

Kaizen

Estava a andar. Foi ao aniversário do AJA em 10 de Maio e berrou no dia 21 a caminho da Automobilia.
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

Santos Silva

A pergunta é: estava em andamento quando o motor agarrou? E como foi que aconteceu? Perdeu força e foi abaixo ou bloqueou de repente parando bruscamente o veículo?
Santos Silva
Sócio Fundador nº7

Kaizen

#8
Só me lembro de o Pedro dizer que foi em andamento a caminho da automobilia.

Citação..estava prestes a chegar a Aveiro quando a minha caixa de velocidades começou a fazer um barulho enorme. Passado pouco tempo, o carro foi abaixo... e não ressuscitou mais.

Ele refere que já andava a fazer barulho.
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

cornetas

Amigos,
desculpem-me a ausência. Fui acampar uns dias e cheguei ontem... com uma valente congestão que já me forçou hoje a passar umas horas a tomar soro. Não há-de ser nada.

O KE20, de facto, já andava a fazer um barulho (como se andasse algo solto na caixa, ou entre esta e o motor). No dia da Automobilia2010, a passar em frente ao estádio, foi-se calando até ir abaixo (isto num espaço de 200 m).

Esperei o meu irmão, ele ainda pegou novamente, andou mais uns 300 m, deu um "estouro" e foi abaixo, não mais pegando. Neste ponto ía o meu irmão ao volante e, conta ele que a caixa deu um solavanco - daí pensarmos sempre que era um problema da caixa.

O que o mecânico afirmou foi que não vale a pena estar a abrir o motor, sendo "melhor" a sua substituição.

...a fazer rewind desde 2009.

Umtali

CitaçãoO que o mecânico afirmou foi que não vale a pena estar a abrir o motor, sendo "melhor" a sua substituição.


Se não abrires o motor nunca vais saber o que aconteceu ... mesmo que não o voltes a montar  :assobio
João Freire - Sócio AJA nº 11

Kaizen

Entrgas o motor original aqui ao Umtali ou ao SS e eles divertem-se a esventrar isso e a diagnosticar a causa :p
Ainda levas o bloco para a casa para um dia repores a originalidade :p
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

cornetas

Citação de: Kaizen em 30 de Agosto de 2010, 21:43
Entrgas o motor original aqui ao Umtali ou ao SS e eles divertem-se a esventrar isso e a diagnosticar a causa :p
Ainda levas o bloco para a casa para um dia repores a originalidade :p

:D

Não me parece nada mal! Tenho é de entretanto arranjar outro para lá por...
...a fazer rewind desde 2009.

Santos Silva

Santos Silva
Sócio Fundador nº7

CelicaGTI


Em último caso se tiveres dificuldade em encontrar um motor compras um starlet ou KE20 baratinho e fazes uma reparação geral e voilá!!!!  :green:

É fácil, é barato e dá milhões.  :lol