Autor Tópico: KE20 - é desta?  (Lida 2803 vezes)

Offline cornetas

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KE20 - é desta?
« em: 17 de Agosto de 2010, 19:20 »
Amigos,
hoje o KE20 foi para o médico. Suspeitava eu que fosse a caixa (como viram no meu relato noutro tópico), mas qual não é o meu espanto... e tristeza ao ouvir o médico dizer: "certo que é preciso uma caixa talvez [já há cá uma], mas o motor... agarrou".

Segundo ele, não vale a pena estar a abrir o motor. O melhor será subsituí-lo.

Bem, confesso que estou um pouco perdido.

Toda a ajuda é bem-vinda!

Um grande abraço.
« Última modificação: 03 de Março de 2011, 14:19 por cornetas »
...a fazer rewind desde 2009.

Offline Kaizen

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Re: KE20 - motor "agarrado"
« Responder #1 em: 17 de Agosto de 2010, 20:19 »
Que isso são más noticias, isso são.

Posto isto, só te posso ajudar dizendo para teres calma e ponderares bem a situação.

É que... motor agarrado? Isso não faz muito sentido. O que é que aconteceu? A bomba de óleo berrou? Falta de água e óleo ao mesmo tempo? Não estou a ver esse motor agarrar assim por uma razão simples. Ah, e já vi esses motores a circularem na boa com os pistões partidos.
Acho muito estranho isso acontecer num carro que estava a rolar.


Um erro muito comum é substituir o motor. Quase sempre dá asneira. Aqui no AJA tens dezenas de exemplos em como uma substituição de motor foi apenas enterrar dinheiro. Eu tinha um motor e caixa 5 estrelas, mas mesmo assim é de colocar reservas por estar parado há tanto tempo. E o mesmo aplica-se a todos os outros motores.

Acho que era de ver o que é que aconteceu a esse motor e se de facto não compensar repara-lo é aconselhável que faças um novo. Gastas mais do dobro do dinheiro, mas apenas uma vez.


Tudo isto vai por água abaixo se optares por um 4K em vez de manteres o 3K.
Como disse no inicio, o melhor que tens a fazer é ponderar bem as hipóteses que tens.


Vai com calma e faz todas as perguntas que quiseres antes de tomares qualquer decisão.
Rui Coelho
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Offline CelicaGTI

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Re: KE20 - motor "agarrado"
« Responder #2 em: 18 de Agosto de 2010, 18:49 »
Esses motores muito raramente agarram..

O meu por exemplo já agarrou por falta de água e voltou a andar sem nenhum problema e além disso cada dia que passa está cada vez melhor.

É muito estranho !???  :-[

Eu sou mais optimista!!!  :green: Esses motores tem uma mecânica muito simples e a swap se for bem feita e num mecânico muito experiente é quase certo que fica perfeito. O meu mecânico fez uma swap a um CB80 do Charade GTti que não é pêra fácil e ele já conhece bem o 3K-H, se quiseres posso falar com ele e a gente trata disso. Aconselho-te a comprar o Kit de juntas e os segmentos para o novo motor que colocares, fazes a reparação geral e tens motor para mais uns 30 anos. A reparação geral do meu foi à volta de €500 já com mão de obra e peças.

Arranjar motor para esse carro é canja    :thumbsup

Offline Santos Silva

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Re: KE20 - motor "agarrado"
« Responder #3 em: 22 de Agosto de 2010, 18:37 »
Bom! Pedro:

É preciso saber bem o que significa "agarrou". Muitas vezes usa-se termos que nos induzem no sentido errado.
Agarrou significa que não roda?
Ou agarrou e "desagarrou"? Se for esta hipotese, o que é provável é que tenha havido falta de lubrificação e um dos cilindros esteja com riscos. Vai consumir óleo mas de certeza que continua a andar. Pode ter sido um bronze de cambota. Se for isto e o motor rodar, também não é grave, desmonta-se o carter, tira-se a cambota, colocam-se os bronzes novos de acordo com a rectificação da cambota e aperta-se tudo no lugar outra vez.


Precisas saber várias coisas antes de desmontar o motor:

Tem água no radiador?
Tem óleo?
O motor roda?
Pega a trabalhar? Se sim, faz algum barulho? Que tipo de barulho? Sempre igual ou aumenta de intensidade com a rotação?

Antes de fazer seja o que for, é preciso conhecer todos os sintomas.

Se precisares de alguma ajuda, m,anda SMS ou liga. :thumbsup
Santos Silva
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Offline Kaizen

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Re: KE20 - motor "agarrado"
« Responder #4 em: 22 de Agosto de 2010, 19:49 »
Parece que agarrou mesmo.
Só acho estranho o Pedro pensar que era da caixa!  :eusa_think:
Rui Coelho
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Re: KE20 - motor "agarrado"
« Responder #5 em: 23 de Agosto de 2010, 08:33 »
Então inclino-me para um bronze da cambota que terá tido tanto desgaste que, ou agarrou mesmo ou saiu do sitio e aí não há nada a fazer :wall só mesmo abrir.
Uma outra hipotese é ter alguma coisa partida mas tinha que ter havido ruido forte. O carro estava a andar? E bloqueou de repente?
Santos Silva
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Re: KE20 - motor "agarrado"
« Responder #6 em: 23 de Agosto de 2010, 11:00 »
Estava a andar. Foi ao aniversário do AJA em 10 de Maio e berrou no dia 21 a caminho da Automobilia.
Rui Coelho
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Re: KE20 - motor "agarrado"
« Responder #7 em: 24 de Agosto de 2010, 00:22 »
A pergunta é: estava em andamento quando o motor agarrou? E como foi que aconteceu? Perdeu força e foi abaixo ou bloqueou de repente parando bruscamente o veículo?
Santos Silva
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Re: KE20 - motor "agarrado"
« Responder #8 em: 24 de Agosto de 2010, 00:42 »
Só me lembro de o Pedro dizer que foi em andamento a caminho da automobilia.

Citar
..estava prestes a chegar a Aveiro quando a minha caixa de velocidades começou a fazer um barulho enorme. Passado pouco tempo, o carro foi abaixo... e não ressuscitou mais.

Ele refere que já andava a fazer barulho.
« Última modificação: 24 de Agosto de 2010, 00:43 por Kaizen »
Rui Coelho
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Re: KE20 - motor "agarrado"
« Responder #9 em: 30 de Agosto de 2010, 18:32 »
Amigos,
desculpem-me a ausência. Fui acampar uns dias e cheguei ontem... com uma valente congestão que já me forçou hoje a passar umas horas a tomar soro. Não há-de ser nada.

O KE20, de facto, já andava a fazer um barulho (como se andasse algo solto na caixa, ou entre esta e o motor). No dia da Automobilia2010, a passar em frente ao estádio, foi-se calando até ir abaixo (isto num espaço de 200 m).

Esperei o meu irmão, ele ainda pegou novamente, andou mais uns 300 m, deu um "estouro" e foi abaixo, não mais pegando. Neste ponto ía o meu irmão ao volante e, conta ele que a caixa deu um solavanco - daí pensarmos sempre que era um problema da caixa.

O que o mecânico afirmou foi que não vale a pena estar a abrir o motor, sendo "melhor" a sua substituição.

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Re: KE20 - motor "agarrado"
« Responder #10 em: 30 de Agosto de 2010, 21:38 »
Citar
O que o mecânico afirmou foi que não vale a pena estar a abrir o motor, sendo "melhor" a sua substituição.


Se não abrires o motor nunca vais saber o que aconteceu ... mesmo que não o voltes a montar  :assobio
João Freire - Sócio AJA nº 11

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Re: KE20 - motor "agarrado"
« Responder #11 em: 30 de Agosto de 2010, 21:43 »
Entrgas o motor original aqui ao Umtali ou ao SS e eles divertem-se a esventrar isso e a diagnosticar a causa :p
Ainda levas o bloco para a casa para um dia repores a originalidade :p
Rui Coelho
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Re: KE20 - motor "agarrado"
« Responder #12 em: 31 de Agosto de 2010, 14:17 »
Entrgas o motor original aqui ao Umtali ou ao SS e eles divertem-se a esventrar isso e a diagnosticar a causa :p
Ainda levas o bloco para a casa para um dia repores a originalidade :p

 :D

Não me parece nada mal! Tenho é de entretanto arranjar outro para lá por...
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Offline Santos Silva

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Re: KE20 - motor "agarrado"
« Responder #13 em: 31 de Agosto de 2010, 14:45 »
Vou ver o que te arranjo :assobio
Santos Silva
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Re: KE20 - motor "agarrado"
« Responder #14 em: 31 de Agosto de 2010, 19:43 »

Em último caso se tiveres dificuldade em encontrar um motor compras um starlet ou KE20 baratinho e fazes uma reparação geral e voilá!!!!  :green:

É fácil, é barato e dá milhões.  :lol