Tópico sobre o combustível a usar em carros antigos

Iniciado por Deluxe 6, 14 de Fevereiro de 2007, 04:59

Tópico anterior - Tópico seguinte

jorge_barbosah

Eu no meu é sempre sem chumbo 95 das BP :b
Jorge Barbosa

metralha328

Citação de: Cortina Team em 13 de Abril de 2011, 11:50
A experiência que tenho na minha 120y van é que a sc98 faz melhores consumos e o motor está mais disponível para as acelerações. No meu caso, vale a pena pagar mais porque depois vou obter mais km´s e qualidade na resposta/força do motor. No final, quando se fazem as contas o preço fica praticamente igual.
No entanto, já ouvia outros relatos com carros semelhantes, onde dizem que não notam diferença nenhuma no consumo nem no motor  :-[

Quando fui buscar o carro a Viseu, enchi o depósito com sc98, e a verdade é que o malandro andou que se desunhou, a partir daí só usei sc95. Entretanto andei a tentar acertar com o ralenti e... deu asneira. Ele engasga-se um pouco (principalmente na passagem de 2ª para 3ª ou em baixas), não sei se terá directamente a ver com isso.

ludovico

#32
eu uso 98

duke900

Boas , tenho posto 95 sem chumbo + aditivo no meu Ke25sr e anda sem problemas nenhuns nada de soluços ou falta de aceleração... antes punha 98 mas com o preço que esta passei para 95.

:thumbsup

Carlos Sol

Vou dar o mue testemunho ! 95 purinha ! Deito 98 e não noto absolutamente diferença alguma ! Noto é na carteira  :lol !! O que sei é que os Corollas a partir ja dos fase 01 ja vinham preparados para S/C, devido a uma norma antipoluição que os Japoneses tinham ( e já naquela altura) ! Se vos aconteçe mudar de 98 pra 95 ou viceversa e o motor grilar ou falhar , é ajustar o ponto de ignição do motor  :D :thumbsup

FC

Boas,eu aconselho a por sempre aditivo subtituinte do chumbo,em relação a 95 ou a 98 podem escolher a que quiserem,mas a 95 é mais que suficiente.
P.S.    Não esquecer que o chumbo na gasolina é um lubrificante.
Socio AJA nº 55

qyron

Quando comecei a mexer no motor da minha 120Y Van, passei-a directamente para 95 e não tive queixas, embora ela estivesse viciada na aditivada.. A única coisa que notei foi que o motor estava "colado" e não desenvolvia. Tinha tendência para afogar e fazer um ralenti incerto, e mesmo a trabalhar em vazio tinha um trabalhar errático e com perda de potência. Não desenvolvia e notava-se o motor em esforço.

Solução? Bolas de naftalina!

Em caso extremo e em apenas último recurso, podem adicionar-se umas bolinhas de naftalina à gasolina. A razão é de cerca de 1 bola/litro. Aumenta o poder explosivo da gasolina e ajuda a desincrustar depósitos de carvão do motor e sistema de exaustão, para além de ajudar a "descolar" o motor.

Deve, todavia, ser feito com parcimónia e cautela, pois a naftalina altera o PH da gasolina e agride as juntas
Uma mente livre está aberta a novas ideias.

CCoelho

pensei que isso fosse um mito  :)
eu cá "descolei" com 98 e uns bons minutos a fundo em AE

qyron

Tenho de agradecer este truque ao meu pai embora seja daqueles "mitos" que desmoronam sob uma análise lógica.

A naftalina é volátil e - espantosamente! - até costuma trazer um aviso de produto inflamável nas embalagens (regra geral, altamente inflamável). Como o agente (naftaleno) que constitui a naftalina é um hidrocarboneto de cadeia cíclica tal e qual como os que constituem a gasolina, ao adicionar-se e dissolver-se este ao combustível, estamos a adicionar poder explosivo à mistura.

O lado negro da coisa é que torna a gasolina mais agressiva para o motor e ataca as juntas. O gases também se tornam mais perigosos, pois é um composto cancerígeno.

O meu pai aprendeu este truque com um mecânico em miúdo, quando desmanchou o motor 125CC de uma Vespa, que pertencia ao irmão mais velho; a mota estava abandonada havia anos e o motor estava colado. Depois de desmantelar aquilo tudo e lavar com aguarrás, lubrificado e remontado tudo, o motor não arrancava com gasolina e decidiu encher o depósito com terebintina! Aquela coisa pegou e de que maneira, de tal forma que o meu pai ia morrendo no "passeio inaugural". A mota estava quase incontrolável e com o motor a trabalhar no limite, porque a terebintina é muito mais explosiva que a gasolina.

Quando finalmente levou a mota a um posto para abastecer, o dono da estação, que era mecânico, reconheceu o cheiro e ensinou-lhe o truque da naftalina, que é bem mais seguro que a alternativa, que pode - supostamente - esforçar um motor além do seu ponto de carga máxima e estoirar o bloco, com os respectivos resultados catastróficos associados.
Uma mente livre está aberta a novas ideias.

metralha328

Uma pergunta: Poderei eu pôr uma bola de naftalina no depósito da RZ? Se calhar ajudava a que o motor fosse ao sítio...

qyron

Já saí muito fora de tópico e não quero abusar da paciência dos moderadores, por isso não me vou alargar muito.

A naftalina é um uso em casos extremos e totalmente sob nossa conta e risco.

Quando fiz o que fiz foi com extremo cuidado e sob condições muito controladas. Usei pouca gasolina e fiz vários ensaios, aumentando em cada um a percentagem de naftalina diluída no combustível. Literalmente, eu pesei um saco de naftalina - cada bola individualmente - achei o peso médio, reduzi a pó e fui fazendo misturas cada vez mais fortes.

Isto não deve ser encarado levianamente: eu não tinha nada a perder porque o meu motor ia (vai) ser revisto de alto a baixo. Usei a naftalina para o descolar e arrancar eventuais depósitos de resíduos nos cilindros, sem ter de o desmontar.  Mas ao brincar-se com o poder explosivo da gasolina estamos a arriscar e muito em danificar um motor para além do ponto de recuperação.
Uma mente livre está aberta a novas ideias.

sebastien van braekel

Eu no meu ke20 de 71, 1º modelo costumo usar sc95 e o carro responde bem e anda bem, mas ao relanti nota-se que por vezes dá aquelas bufas algo inconstante, será que na mudança de combustivel ou por aditivo ele vai ter um trabalhar mais certinho? ou terei de mandar afinar o carburador?

Carlos Sol

Citação de: sebastien van braekel em 07 de Abril de 2012, 12:00
Eu no meu ke20 de 71, 1º modelo costumo usar sc95 e o carro responde bem e anda bem, mas ao relanti nota-se que por vezes dá aquelas bufas algo inconstante, será que na mudança de combustivel ou por aditivo ele vai ter um trabalhar mais certinho? ou terei de mandar afinar o carburador?
Afinar platinado, afinar o carburador e afinar o ponto do montor para essa octanagem  :thumbsup

Santos Silva

Essas "bufas" são normalmente o sintoma de carvão acumulado nas válvulas logo, deficiente vedação da válvula.
Santos Silva
Sócio Fundador nº7

dms

o meu também manda essas bufas :S mas só lhe meto 98, se bem que o dono anterior não era assim...
ない明日がないかのように毎日住んでいる!
Diogo Dimas