Afinar folga das válvulas

Iniciado por prelude guy, 30 de Dezembro de 2010, 23:56

Tópico anterior - Tópico seguinte

prelude guy

Malta,

o assunto é MESMO sério  >:D  :-[

O Hélder, que já teve o prazer, embora curto, de ser chefe de oficina do concessionário Mitsubishi daqui, emprestou-me o manual de oficina do motor que tenho no meu Carisma. Pus-me a ler tudo atentamente e fiquei quase para o petrificado  :-[ quando vi que a recomendação para a afinação da folga de válvulas difere da que vem, tanto no manual de utilizador, como no Autodata.

A diferença é:
Manual de utilizador e Autodata: ver folga a quente,
Válv. admissão: 0,20,
Válv. escape: 0,30.

Manual de oficina da Mitsubishi: ver folga a frio,
Válv. admissão: 0,09,
Válv. escape: 0,20.

Nesta altura, já estava a mandar vir um jogo de apalpa-folgas com todas as medidas pequeninas, de modo que, assim que pude, pus mãos ao trabalho. Como a prática é pouca demorei 2 horas nisso (também 16 válvulas não ajuda), mas deixei tudo com a folga impecavelmente regulada.
O melhor veio depois, o motor ficou super silencioso, suave e eficaz!!!
A minha conclusão disto tudo é simples: as marcas não deixam sair toda a informação; mantêm os segredos que podem consigo e depois quem está de fora nunca consegue o mesmo resultado. É claro que folga a mais não é perigoso para o motor (a falta de folga é que o é), mas reduz a suavidade do conjunto.

Não quero fazer mais dissertações sobre a importância duma correcta afinação e de como o fazer. Queria antes saber se alguém daqui tem acesso a dados "from inside". Para que possamos fazer um trabalho em condições.

por exemplo, para o Celica eu tenho:
Owners Workshop Manual (Brooklands):
válv. admissão: a quente: 0,20; a frio: 0,18 (acho que isto devia ser ao contrário, mas quem sou eu  ???  ::))
Válv. escape: a quente: 0,33; a frio: 0,30

Autodata: (ver folga a quente - o que é uma completa parvoíce  :duh:)
válv. admissão: 0,2
válv. escape: 0,33

Batem certos os dois, mas eu não estou nada, mas mesmo nada convencido  :assobio
Se alguém conseguir confirmar isto com dados usados nas oficinas Toyota (ou outros; já vi que o autocolante da tampa do filtro dos KE20 traz recomendações de afinação) é que era  :thumbsup

Para o Prelude tenho:
Automotive Repair Manual (Haynes) (ver com motor frio):
Válv. admissão: 0,12 - 0,17
Válv. escape: 0,25 - 0,30

Autodata (ver a frio):
Válv. admissão: 0,10 - 0,17
Válv. escape: 0,25 - 0,30

Assim que me der na mona, vou reajustar as do Honda para 0,10 e 0,25 mesmo justas aí e ver que tal fica de matraquear  :) porque qualquer um dos carros faz muito barulho e é daqui, quase certo  ::) ::)

... o que ajudaria a justificar uma discussãozinha sobre o motor do meu TA22  :thumbsup
Toyota Celica 1973 vs. Honda Prelude 1982
Luís Duarte (Associado AJA #25)

Santos Silva

Resumindo, o que tu estás a dizer é que devemos usar os dados das marcas!!!

Se precisas dos do Celica, eu penso que os tenho.

Mas também te digo que afinar a quente é o ideal (para quem for rápido) pois é a quente que as valvulas trabalham...
Santos Silva
Sócio Fundador nº7

Dário Simoes

entao eu tambem deixo aqui um pequeno segredo para os motores k em geral da toyota que teem sempre aquele "tic tic tic" de valvulas
o que se passa é que as folgas que veem no manual de utilizador sao grandes demais e entao por tentativa e erro cheguei a estes valores

a frio valvulas de escape: 0.15
       valvulas de admiçao:0.10

e o resultado é um motor suave e silencioso  :thumbsup

Kaizen

Fico contente de saber que vais tirar o motor do Fiesta 1.1 que tens no TA22.

2ª Foto
http://www.amigosjaponesesantigos.pt/forum/index.php?topic=7445.msg182616#new
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

prelude guy

Santos Silva, claro que devemos usar os dados das marcas, que neste caso só aparecem nos manuais da oficina  :assobio!

Rui, a imagem é para o motor 3K, mas confirma que as folgas que aí vêm são bem menores que o que anda a circular "cá fora". 0,08 e 0,18 (a frio) é mais justo que aquilo que deixei no Mitsubishi Carisma...

Ah, e quanto a ver-se a quente... Sim, o motor trabalha a quente, mas: 1. queimamos os dedos a fazer o trabalho (mesmo); 2. quando se começa ainda está perto dos 90º, mas quando se acaba se calhar está a 50º  :-[). Por isso, as marcas que indiquem um valor adequado para se fazer a frio  :)

Bom, mas já vi que para o 2TB vou-me safar.
E alguém com contactos na Honda para descobrir isto para o motor EL?

É que esta minha "dificuldade" é a de muitos, e o Dário confirma que os manuais trazem folgas exageradas...
Toyota Celica 1973 vs. Honda Prelude 1982
Luís Duarte (Associado AJA #25)

Kaizen

Esses manuais piratas que tu consultas... foi só para pegar contigo...

... por vezes demonstram valores limite de desgaste ou folga das peças.
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

prelude guy

Citação de: Santos Silva em 01 de Janeiro de 2011, 19:06

Se precisas dos do Celica, eu penso que os tenho.


É só para confirmar que não te esqueces...  :assobio
Toyota Celica 1973 vs. Honda Prelude 1982
Luís Duarte (Associado AJA #25)

prelude guy

Citação de: prelude guy em 04 de Janeiro de 2011, 22:52
Citação de: Santos Silva em 01 de Janeiro de 2011, 19:06

Se precisas dos do Celica, eu penso que os tenho.


É só para confirmar que não te esqueces...  :assobio

Eu preciso dos do Celica, que pensas que tens...  :assobio
Toyota Celica 1973 vs. Honda Prelude 1982
Luís Duarte (Associado AJA #25)

prelude guy

#8
Citação de: prelude guy em 10 de Janeiro de 2011, 09:22
Citação de: prelude guy em 04 de Janeiro de 2011, 22:52
Citação de: Santos Silva em 01 de Janeiro de 2011, 19:06

Se precisas dos do Celica, eu penso que os tenho.


É só para confirmar que não te esqueces...  :assobio

Eu preciso dos do Celica, que pensas que tens...  :assobio

Bem, para o Santos Silva não ficar com fama de esquecido, é para registar que me telefonou a dar os valores que tem do manual de oficina, para o 2T-B (e 2 T-C):
(Folga a frio):
Válvulas de admissão: 0,18mm
Válvulas de escape: 0,30mm
Ou seja, é igual ao que eu tinha consultado. Afinal, na Toyota parece que não há truques escondidos... (só estranho é aqueles valores tão apertadinhos para o motor 3K)...  :-[   
Toyota Celica 1973 vs. Honda Prelude 1982
Luís Duarte (Associado AJA #25)

Jersey

Tópico interessante e informação precisa!
Obrigado a todos!  :thumbsup
Atenciosamente, Roberto Henriques

Dário Simoes

pois entao parece que os valores a que cheguei ainda nao sao os ideais, mas tambem nao falhou muito, bem mais proximo que o que fala no manual do utilizador do ke20 e ke30