Honda Prelude Mk1

Iniciado por prufster, 07 de Abril de 2011, 09:43

Tópico anterior - Tópico seguinte

prufster

Boas malta!

Ora então aqui venho apresentar a minha mais recente aquisição: Honda Prelude Mk1 de 1981!














A historia deste automóvel é a seguinte: Certo dia num jantar de amigos, alguém diz: eh pá... tenho na garagem da minha avó um carro velho e precisava de livrar daquilo... alguém quer? Sendo eu o que os ingleses chamam de "petrolhead", qualquer questão a ver com carros põe-me logo "as orelhas em bico"! Fui ver o carro logo depois do jantar e mal ele abre a garagem fiquei impressionado com máquina! O carro era foi comprado pelo avô dele em 1ª mão e sempre foi carro de garagem com a manutenção toda feita na Honda. O Sr. faleceu e a avó do meu amigo foi mantendo o carro, indo com ele à inspecção todos anos até que numa dessas idas à inspecção enquanto parados numa fila de transito, a porta do passageiro foi aberta no preciso momento em que ia a passar um carro... conclusão: A porta ficou toda amolgada, o carro já não foi à inspecção e ficou parado desde então (2006). Comprei o carro com a promessa de que quando estiver reparado a senhora poder dar uns passeios nele, promessa que tenciono cumprir com muito gosto!

O carro está em franco bom estado, tendo quase nenhuma ferrugem, 106.000kms, todo de origem com excepção dos bancos da frente que foram estofados pela Honda mas não com o tecido original. Já o pus a trabalhar e pegou com relativa facilidade e ficou com um trabalhar muito certinho mas tem uma fuga de combustivel por um dos tubos do carburador que vou hoje resolver. Tudo funciona, inclusive a antena eléctrica!

Quanto à porta danificada, vou levar o carro a uma bate-chapas para ver se é viavel a reparação mas opiniões da malta aqui do fórum são bem vindas!

À medida que "a coisa" for evoluindo for postando aqui!

Saudações Nipónicas!!

ndong

 :thumbsup  trata bem desse animal, eheh
achados desses sao raros,,,   e nao te esqueças de cumprir a promessa para com a sra,  :)  :)
DATSUN,,,??? é um modo de vida,,,

Flyingtiger

Parabéns pela aquisição, agora é recuperá-lo e estrada com ele  :thumbsup
José Tavares  - -  A melhor descompressão que poderás ter, será sempre a "compressão" do pedal direito.

Camry 2200

Um dos meus modelos Honda favoritos. Sem ser o problema na porta, parece estar impecável! Parabéns pela aquisição!  :clap:
Miguel Vale - Associado AJA Nº69

Kaizen

Lembras-te deste carro Blardy? ;-) O mundo é pequeno.


Parabéns pelo carro, é uma bela máquina. Agora queremos vê-lo nos encontros do AJA.  :thumbsup
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

prelude guy

Já te respondi por pm, mas aqui acrescento mais qualquer coisa.  :D

Aparenta estar excepcionalmente original e bem conservado. Sorte a tua  :thumbsup
Quanto à reparação da porta o grau de dificuldade disso é como limpar o c* a meninos (peço desculpa pela indelicadeza)  ::)...

Não arranjas mais fotos, nomeadamente do interior? É que tenho dúvidas quanto ao ano, pois do pouco que vejo parece ser o modelo de 82 (e se for preciso esclarecemos isso com o n.º de chassis)...

... é que apanhar um carro com historial conhecido e sempre revisto na marca não é todos os dias!!!  :drool:
Toyota Celica 1973 vs. Honda Prelude 1982
Luís Duarte (Associado AJA #25)

prufster

Boas malta!

Obrigado a todos pelas respostas! Kaizen e Blardy: Parece-me que voçês já conheciam este carro... o que me podem dizer sobre ele?

Entretanto ontem foi dia de voltinha inaugural:





A principio falhava um bocado mas devia ser da gasolina velha... levou 10 litros de 98 e a certa altura deixou de falhar mas ficava acelarado... provavelmente carburador sujo... depois passou-lhe e ficou bom mas ao chegar a casa começou a coxear um bocado outra vez.... Tudo funciona perfeitamente, trava muito bem, a suspensão está impecável  e até a direcção está alinhadinha!

Quanto à chapa... depois de visto ao pormenor, detectam-se algumas falhas provenientes de um banho mal dado (resquicios de tinta em algumas borrachas, um ou outro escorrido em sitios menos visiveis) e de algumas reparações estruturais não feitas como deve de ser... mas nada de grave!

Quanto ao ano, no livrete diz que é de 1981.
Amanhã é dia de inspecção! A ver vamos como corre!

Saudações Niponicas!

blardY


  Parabéns pela máquina, tens um excelente modelo em mãos e um exemplar em muito bom estado.
Como o kaizen disse, conhecemos esse carro há imenso tempo (antes e depois da porta amassada), long story mas o carro está mesmo com essa quilometragem, sempre estimado e assistido na honda.

Arranja essa pancada e mete a máquina na estrada que ele merece voltar ao activo e ser estimado!!

ps: matriculas da época please :thumbsup
Pedro Massa - Sócio AJA Nº10

prufster

Boas!

Essa historia fica para ser contada em altura opurtuna... Fiquei curioso!!!

Quanto ás matriculas de época, já estão encomendadas!

Saudações Niponicas!

mozarth

Sem dúvida, um grande achado...
Rui Filipe Abreu

Sócio AJA nº40

kombota

Viva,

Com o tempo vais ficar encantado com esse prelude.

É um carro bem porreiro e muito agradável de se utilizar.

A tua grelha da frente está completa?

Os cantos do parachoques sofrem do eterno mal.

Cumprimentos,

Nelson (kombota)

prufster

#11
Boas Malta!

Relativamente ao meu "Lude"... já consegui arranjar uma porta e está pronto para ir para o bate chapas para pintar!

Entretanto surgiu-me um imprevisto... Desmontei o carburador para reparar uma fuga de gasolina... estava a perder pela tampa do diafragma da bomba do acelarador...






Entretanto ao re-apertar tudo... parti um dos parafusos.... :tijolos :thumbdown: costuma-se dizer que o aperto é um bocadinho antes de partir... :duh:

Posto isto, peguei num dos parafusos que estava bom e na dita membrana, embrulhei tudo muito bem embrulhadinho num papel e fui à procura do parafuso e eventualmente da membrana uma vez que esta me pareceu muito resequida e porosa...

Consequencia: Arranjei o parafuso mas perdi a membrana!!!  :tijolos :wall :thumbdown: :-[ :(

Já fui à Honda e depois de muito procurarem e de ter de mandar alguns mails... já não há!!!!

Será que há por aqui alguem que tenha uma membrana destas???? O carburador é um Kei Hin..

È a unica coisa que me falta para por o carro a andar!!!

Se não tiverem, sabem onde posso arranjar uma ou qualquer coisa parecida??

Agradeço desde já as vossas ajudas!

Saudações Niponicas!

prelude guy

 :eusa_think:

Bom, antes de mais o nome é Keihin. (aquela estrela é uma espécie de logotipo).

Lamento mas não consigo ajudar nada. Só no ebay americano é que encontro algum material deste, e mesmo aí, é pouco habitual...

Vou tentar cuscar nalgumas fontes e ver se descubro algo...  :icon_e_geek:
Toyota Celica 1973 vs. Honda Prelude 1982
Luís Duarte (Associado AJA #25)

prufster

Boas!

Ora então... consegui arranjar um carburador de onde tirei a membrana que faltava e o Prelude voltou a trabalhar, embora um pouco "manco". 4 velas novas e está resolvido.

Foi ao bate-chapas e levou uma porta nova.

Infelizmente, vou ter de o vender. Estou em vias de ir viver para o estrangeiro e não tenho onde o deixar... Tenho pena mas tem de ser.

Vou criar um topico especifico para o efeito.

Obrigado a todos pelas dicas e interesse.

Saudações Niponicas!

civic1978


Faz pena, carro fantástico.