Mazda MX5 1.6 NA, By Minute Man

Iniciado por Minute Man aka PC, 16 de Abril de 2011, 19:17

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Minute Man aka PC

Pois é. A ver se me lembro quando isto começou...
Quem me conhece, sabe que vivo entre o manter o carro original e a busca da eficácia do mesmo.
Após 1 ano e meio a desfrutar o Ae86, eis que me vi obrigado a ceder. Deixava muito a desejar em eficácia e era oneroso levá-lo a outros voos...e tirar-lhe-ia toda e qualquer originalidade, pois implicaria colocar um motor 20v. Analisadas as circunstâncias, virei-me para o carro que mais me andava a surpreender nos Trackdays em que andei. O Mazda Mx5 NA
Por muito que me custasse (até o comprar, era carro que nada me dizia), eis que os céus me responderam e puseram-me frente a frente com o espécimen que tinha o meu nome escrito. Estava parado à porta de um stand, com o Hard top colocado.






Ainda por cima era nacional, registado em 1994 mas, ainda sendo uma versão de '93. Tem 115cv, autoblocante e Abs. Vinha com Hard top e um segundo jogo de jantes. E claro, manuais e livro de revisões. O vendedor levou-me a dar uma volta, fez tudo às claras (ficámos amigos) e o preço era uma agradável surpresa.
Claro que tem falhas. O motor é algo amorfo e não travava nada de especial.
Neste ano e pouco que o tenho, já atingi um nível decente. Daqui em diante, vai ser mais oneroso, mas os resultados serão muito bons.
Como havia uma versão turbo, duas aliás. Uma que só se vendeu no Japão, o Roadster R, se não estou em erro e outra que foi feita pela Mazda UK, criando um concurso para um kit turbo, que fosse extra de fábrica: Ganhou a Brodie Britain Racing (BBR) , oferecendo um Kit Turbo "Plug and Play" que o levava aos 150 ou 200 cv. Curiosamente, voltaram a fabricar, comemorando os 21 anos do modelo: 221 cv debitados.
É para aqui que me devo virar.
Não vos vou maçar com o que já lhe fiz, mas o que gosto neste carro é a facilidade com que eu lhe posso mexer e fazer a manutenção, modificações, etc. Já consigo que, mantendo a originalidade recorrendo ao uso de  up-grades contemporâneos ao carro, ele tenha um desempenho de motor melhor que o do Ae86 com relação curta.
O colector:


os auxiliares:



o sítio, na situação anterior à mácula:



O objectivo era trocar o colector, mumificado com tela térmica, colocar a admissão e trocar os vedantes do manípulo da caixa de velocidades.
A admissão implica uma data de coisas que, com a trabalheira que tudo me deu, ficou por documentar ( e ainda não acabei).

Comecei pelo colector. Primeiro tirei o original. Pensei "Está a ser fácil. Porreiro, pá...". Mal sabia eu. Quando acabei de o tirar, passei à mumificação. Ao fim de 3 horas de cálculos, corte e enrolar os tubos, eis o resultado:



Aqui já estava a começar a ficar cansado. Passemos à montagem. Aqui começou o bico de obra. Estive 2 horas para tirar o apoio do colector original que vai à caixa. Dois pernes enormes, ultra apertados e com o carro a 2 palmos do chão ( sem espaço para fazer força). Lá consegui com muita labuta, acrescentei o cabo da sonda de oxigénio e pronto...colector montado:

Antes:



Depois:


Não fotografei o trabalho em si pois ainda tenho algum amor ao telefone e tinha as mãos nojentas e cheias de restos de fibra de vidro (a comichão, ai a comichão... ::))

Para a admissão, implica mudar a MAF de sítio, logo, tenho que prolongar a cabelagem e abrir caminho para as tubagens de admissão reposicionadas (para não falar na parte que estas ainda não existem, passei a manhã de hoje a tentar fazê-la e não deu em nada...). Esse "abrir caminho" é dar altura à cuba do termostato, com um espaçador próprio. Ah, e com isto aproveitei e meti um termostato com temp. de actuação mais baixa. Não tirei fotos mas, tiro ao resultado final.
A cabelagem, implicou soldar a cabelagem retirada de um 323 à parte traseira da ficha da MAF do mesmo 323 e cobrir com manga termoretráctil. Resultado:











Do chassis, nem preciso falar, pois é unânime que o mesmo é eficaz. Limitei-me a usar umas molas mais firmes e reforçar o chassis com barras específicas.
Sendo que era uma versão especial, com jantes BBS em 14'', decidi que gostaria de manter o mesmo desenho mas com uma aba mais larga. Como não tenho orçamento para umas BBS RS, comprei umas Ronal LS, que são réplicas...e deixaram de se fabricar.
Também comprei o spoiler frontal, que era extra de fábrica.
Eis como ele se encontra actualmente:







   
"De Nada a Forte Gente Se Temia..."

Kaizen

Muito bom aspecto, parabéns e felicidades com a nova máquina  :thumbsup
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

Minute Man aka PC

"De Nada a Forte Gente Se Temia..."

prelude guy

 :clap: :clap:

Isso está tudo encaminhado como deve de ser!  :thumbsup
Toyota Celica 1973 vs. Honda Prelude 1982
Luís Duarte (Associado AJA #25)

RT

Lindo! :clap:

Essas jantes acentam muito bem :thumbsup

'87 Toyota Corolla AE86 | '89 BMW E30 316i | '90 Renault 19 16S | '91 Toyota Corolla CE90 2.0TD | '98 Suzuki Samurai 1.9TD | '22 Brixton Cromwell 125 | '23 Renault Captur TCe
Ricardo Tomaz

palatsi


André Araújo ae86

Dei umas voltas no Estoril com um modelo novo 1.8, e fiquei bastante surpreendido, é muito leve, trava bem, sai bem nas curvas, excelente desempenho.
Está muito bonito, parabéns!

kombota

Viva,

Um dos meus carros de culto. O teu pelas fotos está com muito bom aspecto.

Só por curiosidade quais os tempos em circuito relativamente ao AE86?

Cumprimentos,

Nelson (kombota)

fabio16v


Minute Man aka PC

Citação de: kombota em 18 de Agosto de 2011, 15:04
Viva,

Um dos meus carros de culto. O teu pelas fotos está com muito bom aspecto.

Só por curiosidade quais os tempos em circuito relativamente ao AE86?

Cumprimentos,

Nelson (kombota)

Só agora vi, sorry!
Em tempo, não sei dizer. O tempo que tinha com o Ae era em transição molhado/seco e era de 2'24''. Com o Mx5 o meu melhor foi 2'15'', em seco. Os tempos são muito aproximados, em circuito a sério. Sei de um amigo meu, com jantes 13'' e com slicks, que com um Ae 3 volumes fez 2'22'' no AIA enquanto eu não baixei dos 2'25'', com Toyo R888 em 14''. Em pista mais revirada, a coisa muda muito de figura, favorecendo o Mx5...a não ser que o Ae seja o do Pardal  :drool:

Citação de: fabio16v em 11 de Outubro de 2011, 19:01
Muito bonito,parabéns.

Obrigado!
"De Nada a Forte Gente Se Temia..."

diogoeg9

Um roadstar sempre agradável de ver  8)

Leandro ff