Restauro de Honda N600 de 1975

Iniciado por ArmandoLima, 19 de Abril de 2011, 23:10

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Kaizen

Desfruta-o! Até o bom tempo parece ter vindo para ficar, e depois mais tarde então com as condições todas reunidas avança-se para o restauro. Assim andas nele, desfrutas, apercebeste do que precisa de ser arranjado, passas bons momentos ao volante e ficas com uma base de comparação para o futuro.

Parabéns  :thumbsup
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

ArmandoLima

Obrigado!!

Um questão...


Os mínimos do meu carro sempre acenderam nas óticas dos piscas, acendendo em cor de laranja. Como se vê na foto, os mínimos estão ligados e o pisca do lado do condutor, está a "piscar", assumindo uma luz mais forte. Quando se ligam os médios, os mínimos laranja apagam, e acendem-se apenas as ópticas superiores. O carro sempre foi assim!
Dizem-me, no entanto, que isto não é permitido em Portugal! Ou seja, os mínimos (luzes de presença) têm sempre, obrigatóriamente de ser brancos. E por acaso, eu lembro-me que da última vez que o honda foi à IPO, julgo que em 1995, foi um dos pontos que implicaram... ao que, então, nós respondemos que o carro sempre foi assim, e passou...
Tenho duas opções em cima da mesa:
1- trocar as ópticas laranja por outras "divididas", com parte laranja e parte branca, que existem à venda de origem (o N600 terá sido comercializado com elas noutros países), que eu já praticamente pus de partem porque acho que altera a imagem (que eu tenho) do carro;
2- tentar arranjar as ópticas redondas dos médios, com a opção de incluírem a lampada dos mínimos, e os mínimos passam a funcionar só em cima, e em branco... o que não muda o aspecto carro.
Pessoalmente acho alguma piada aos mínimos laranja...
É mesmo assim? Não podem haver mínimos laranja? Eu lembro-me que há uns anos, quando se viam carros vindos dos EUA, ou Canadá, eles circulavam sempre com os mínimos laranja... Andavam ilegais? E mesmo hoje, por exemplo, os Volvo, têm umas luzes de presença laterais laranja...
O que me dizem?

swift1.3gs

Boas, desde já parabens pelo projecto! Tem historia e é bem merecido o restauro. Quanto aos minimos, isso é verdade, passei pelo mesmo no meu swift mk1...
Eraminimo e pisca laranja de origem, e fui á marca devido a reprovação na inspecção, e facultaram alternativa, de farolins divididos com minimo branco e pisca laranja....
Suzuki Swift 1.3 GS

EthosTA22

o meu também era assim, e uma vez tive que me chatear com o electricista que teimava o contrário. Não é defeito é feitio  :thumbsup
Sócio AJA Nº 72

ArmandoLima

Boa tarde
Após um período mais lento, devido a outros motivos, o Honda finalmente foi à Inspecção, apesar de ainda não estar tratado de chapa nem interiores, onde passou sem anotações.


Estaria portanto pronto a circular, não fossem os resíduos no depósito de gasolina, entupir o filtro de gasolina a cada passo... apesar do deposito ter sido mais que limpo...

Tive a referência (boa) dos produtos da Restom para tratamento dos depósitos, que funcionando como que uma lacagem, cobre todos os resíduos soltos no seu interior e colmata eventuais zonas de chapa mais frágil:

http://www.restom.net/traitements-reservoir-restom-superkit-134.htm
ou
http://www.restom.net/traitements-reservoir-restom-kit-150.htm

Alguém já usou e que me reforce essa boa referência que tive? E alguém sabe se isto existe à venda em alguma loja aqui pela zona do Porto, ou terá de se comprar na Internet?

Camry 2200

Boa! :thumbsup Esse N600 está aí para as curvas.

:offtopic
Esse centro de inspecções é em Alfena?
Miguel Vale - Associado AJA Nº69

Umtali

Muitos parabéns ... mais um JA volta à estrada  :dance:

João Freire - Sócio AJA nº 11

LCNeto

 :thumbsup Parabéns...

Continuação de Bom Projecto
Luís Neto
Sócio AJA nº 53

Toylex


Essa é uma boa fase, a da IPO  :thumbsup   

Parabéns por esse momento e todos os outros que agora irás viver daqui para a frente  :thumbsup

O amarelo fica-lhe catita, é uma cor um pouco "cansativa" nos modelos de maior volume, mas nas miniaturas em geral fica bem.
José Manuel Santos - Sócio AJA nº51

ArmandoLima

Obrigado pelas mensagens!

Sim, a maquina já está de volta à estrada, ainda não com muito bom aspecto, mas ainda assim já faz voltar cabeças na rua!!  :dance:
Ainda tenho andado com ele um pouco a medo e sempre acompanhado do mecânico, porque, como disse, ele entope com frequência sempre que se tenta andar com gasolina do depósito. Enquanto não resolver isto, só posso dar umas voltas pequenas, com algumas paragens forçadas garantidas.  :wall

O amarelo sempre foi a cor dele, por isso nem me passa pela cabela alterá-la!  :)

Sim, é o centro de inspecções de Alfena.

Kaizen

Dentro de 1 mês é o Autoclássico, aproveita e tenta comprar outro depósito.
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

ArmandoLima

#41
Cumprimentos a todos!
Depois de uma "ausência prolongada" deste forum, tentarei, rapidamente, fazer um breve resumo da evolução do restauro do meu N600.

Resolvido o problema do depósito de combustível, com o produto que referi numa das respostas anteriores, que proporcionou uma lacagem ao interior do depósito, senti-me à vontade o suficiente para levar o Honda para casa e dar umas voltas com ele.
Decidi optar por esta solução (pouco clássica), uma vez que não consegui encontrar um outro depósito, e mesmo que tivesse conseguido, nada me garantia que o seu interior não fosse libertar também resíduos, tal como estava a acontecer com o meu...
Assim, no dia 28 de Setembro do ano passado, o meu Honda rodou pela primeira vez nos seus 36 anos numa auto-estrada!

My Honda. First time on highway... 1/3

My Honda. First time on highway... 2/3

My Honda. First time on highway... 3/3

Desde essa data até meados de Dezembro, circulou regularmente aqui pelo Porto e Matosinhos, quer no meu percurso diário para o escritório, quer em pequenos passeios de fim-de-semana...
Estupidamente não tirei grandes fotos do carro nesse período, a não ser duas, uma na garagem e outra num parque de estacionamento...  :wall





Com a pintura muito gasta, com bocados de ferrugem visível, com um espelho digno de um camião classico, o Honda passeou-se, em dias de Sol (pq em dias de chuva chegaria de pés molhados...), sempre impecavelmente... chamando a atenção nas ruas da cidade... :dance:

Só não me aventurei a ir ao Encontro do AJA na Fábrica da Toyota...

ArmandoLima

Como disse, andei com o Honda até meados de Dezembro...
Aí decidi continuar com o restauro... e levei-o novamente para a oficina do Sr. Armindo para ser novamente desmontado de forma a passar à fase da chapa.
Em meados de Janeiro o carro estava já completamente desprovido de mecânica, na oficina do S. Paulo chapeiro, para terminar de desmontar.

Em 27 de Janeiro já fui vê-lo à decapagem.


Dias depois, na oficina do Sr. Paulo, a decapagem continuava.



ArmandoLima

#43
Hoje, a ainda a decapagem a decorrer...









Ao fim do dia, já com o primário aplicado no interior.






ArmandoLima

#44
A questão da cor...

Como já comentei, eu quero manter o amarelo como cor do carro, querendo, no entanto, aproxima-lo do amarelo original, que seria menos vivo do que a tonalidade que ele tinha.

Consegui ter acesso aos códigos de cor da Honda da época, através de dois documentos: um, da época, da American Honda Motor Company, e outro através do "Club anciennes Honda" e tentei junto da DuPont (marca referida no primeiro documento) perceber as tonalidades a que os codigos de amarelo se referiam.

No carro não existia qualquer indentificação do código da cor original... resta-me a memória da família que vagamente se "vai lembrando"... e os vestígios que se conseguiram identificar no interior das portas, etc..

A cor que eu suspeitava ser a do meu carro seria uma a Y-21 Spring Yellow Light, existindo ainda mais dois tons de amarelo, o Y-7 Spring Yellow Dark e o Y-27 Tawny Yellow.
Os códigos da Honda, na DuPont, de nada serviram, pois já não existiam na base de dados...
A partir dos "tais vestigios" de zonas do carro que não terão sido pintadas conseguimos afinar esta cor:



Parece-me próxima da Y-21 que já vi em fotografias de alguns S800 de membros aqui do fórum e que confirmei, com a ajuda do membro Alfo04, a quem uma vez mais agradeço, que se trata do amarelo Y-21...
Ainda não estou bem convencido que esta fosse a cor original do meu carro... dizem-me que era menos vivo...
Descobri em tempos num site de vendas, a foto deste carro, que é da mesma série do meu, dos Honda montados na Movauto de Setúbal, com os mesmos acabamentos ditos "de luxo" com o volante de 3 raios, o tablier com madeira, a consola central, os bancos da Molaflex...



Dizem-me que a cor seria mais esta... mais clara... mas não tenho como chegar lá... também nada me diz que esta seria a cor original deste carro, pois era referido que o carro tinha sido restaurado... da mesma forma que estar a ver afinar cores com base em fotografias... enfim...
Acho que vou confiar na cor da amostra... gosto...
Até porque me parece mesmo a que aparece na brochura da época.



Deixo os documentos com os códigos das cores, que podem interessar a alguém!
https://docs.google.com/open?id=0B2S_J5TG_zLgZWk0N1FvNElTX3FoNTMtSWVMdVl6UQ
https://docs.google.com/open?id=0B2S_J5TG_zLgZXYtRWkwSVRSRnVZa3JreDJHX0JYUQ