365 days of A ou, 1 ano em Ford Modelo A

Iniciado por rpm, 03 de Maio de 2011, 21:58

Tópico anterior - Tópico seguinte

rpm

Há um Americano que está a conduzir um Ford Modelo A de 1930 como carro único durante um ano. Isto com um Inverno extremamente rigoroso e viagens de mais de 1500 Km pelo meio...

Absolutamente divinal e inspirador! Faz-me pensar em como é bom usar um clássico frequentemente, em vez de os ter sempre na garagem.  :clap:

Sigam a aventura em: http://www.365daysofa.com

Se quiserem usar este tópico para debater esta temática da utilização dada aos clássicos acho que era excelente. Usar muito é mau devido à falta de peças, possíveis acidentes e outros. Usar pouco é mau porque não tiramos deles partido e parados até se estragam em determinados pontos. É um "pau de dois bicos"...
本田技研工業「夢の力」Associado AJA nº 65

Kaizen

O nosso país não é friendly para uso todo ano de um carro antigo. Já com novos e seguros a negligência dos outros condutores assusta, quanto mais com estes. A disponibilidade de peças é a maior dificuldade.

Uma coisa que tenho reparado é que os carros antigos, por cá têm um desgaste muito maior que os lá de fora.
Quase todos os JA´s que conheço pessoalmente noutros países têm menos de metade da quilometragem e estão num estado fenomenal de suspensão e direcção, quando comparados com os nossos. O desgaste dificulta um pouco, mas o problema maior é a falta de cultura para com um carro antigo e a disponibilidade de peças.
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

rpm

#2
Concordo com a questão das peças. Já com a adequação do nosso país ao uso de clássicos não tanto:

1. Temos seguros baratos.

2. Não temos neve nem sal nas estradas (pelo menos na grande maioria do país). Nos nordeste dos EUA quase não se vêm carros Japoneses antigos e os que se vêm parecem redes: buracos unidos por um fio de chapa. E isto falando de carros dos anos 80 e 90! No RU as coisas também são horríveis (tenho um conhecido com um Lotus Elise de 2003 importado de lá e nem vos digo como estava a suspensão). Polónia idem. Pessoalmente acho que temos muita sorte em termos o clima que temos. ;)

3. Os nossos condutores não são assim tão maus. Os dos EUA são consideravelmente piores (em parte por causa da falta de formação: sabiam que lá não há escolas de condução, é pegar num carro, dar umas voltas com o paizinho e ir a exame, e tudo isto aos 16 anos). Daí dar ainda mais valor a este aventureiro.
本田技研工業「夢の力」Associado AJA nº 65

Crashed

Também não é bem assim Rui, eles têm aulas de código na escola aos 16 anos....
Sócio AJA #47
1978 Datsun 120y pickup [b120 ute] azul - Vendida
1991 Honda CRX 1.6iVT preto

rpm

OK, parece que sim, se tiveres menos de 18 anos. A realidade mantém-se no entanto. A condução que via por lá assustava.
本田技研工業「夢の力」Associado AJA nº 65