Espólio AJA - Toyota Corona Station Wagon de 1977 (RT116)

Iniciado por AJA Team, 13 de Maio de 2011, 16:43

Tópico anterior - Tópico seguinte

Santos Silva

Kaizen,

A referência do tubo de radiador é essa mesmo! Tenho um original mna minha mão :assobio e não faz nem uma, nem duas, nem 3 curvas mas sim, senhoras e senhores: 4 CURVAS :dance: (a imagem de catálogo não corresponde à realidade!)
Aquilo que para nós, à vista podia ser feito apenas com 2 curvas, para os Japoneses precisou de 4 curvas! Mecânica de fluidos muito avançada!!!
Santos Silva
Sócio Fundador nº7

prelude guy

A Corona continua nos cuidados intensivos. Vamos lá a actualizar isto:

As peças que se tinham retirado foram decapadas por projecção de abrasivos:








Dá para reparar nas 3 primeiras fotos que todas as peças tinham pequenas situações que levaram 1/2 hora de bate-chapas para corrigir  :D




Nesta situação, já reparadas, desengorduradas e a aguardar a aplicação de aparelho (de cor preta). Junto com mais algumas peças:






Depois do aparelho aplicado:










E, então, seguiu-se a montagem do que se havia desmontado. Começando pelo cartão de juntas, na medida 0,8. Já com alguma espessura, pois gosto mais de trabalhar assim.






Local para a montagem


Montado:




A montagem deste conjunto foi simples, embora tivesse que desapertar o parafuso lateral batente de um dos êmbolos. O resultado também me parece aceitável, embora eu não goste muito da tinta tão brilhante (os pretos fosco ou meio brilho celuloso estão fora de questão por razões de durabilidade... ou falta dela; em alternativa dá-se tinta com endurecedor, o chamado brilho directo, mas depois é difícil cortar o brilho do acabamento).

 

Toyota Celica 1973 vs. Honda Prelude 1982
Luís Duarte (Associado AJA #25)

Kaizen

Rui Coelho
Associado AJA Nº1

prelude guy

Fiz um molde (ou melhor, uma réplica) dos pedais de travão/embraiagem, para prcurar as capas adequadas, mas no local com maior potencial a coisa não se arranjou   :(



O banco foi também montado e aplicado (provisoriamente) no local:




E ao levantar o tapete, percebi que era para ficar levantado. Vai levar dois remendos de chapa ainda grandes na zona dos pés do passageiro.


Mais uns detalhes no circuito de refrigeração e...  

estava eu preocupado com o termostato. Qual termostato  ??? Não tem... :tijolos

A falange, já apresenta alguns furos (levou uma bela limpeza e onde o alumínio estava bom ficou novo). Mas, se não for possível trocar monta-se esta que ainda dá espaço até à abraçadeira  :thumbsup


.

Coisas:
1. Já tenho junta para o contacto entre caixa do filtro e carb (sobras do celica)
2. O termostato passa a ser mesmo preciso, tal como o tampão do radiador.
3. O tubo inferior já está nos correios (amanhã já o levanto)
4. O banco do pendura está muito aceitável (e o de trás também); já o do condutor merecia ir um dia passear ao estofador. Neste momento está desmontado. Que acham da ideia de tratar já dele ???
5. Capas dos pedais. Precisam-se!!!

Próx. passos:
1. pintar peças do outro banco.
2. pintar tampa das válvulas
3. montar circuito de refrigeração e atestá-lo
4. abrir os travões e ver de onde vêm as prisões
5. colocar fluido de travões e sangrar
6. meter bateria e por a máquina a trabalhar para dar umas voltas.

Vamos a ver se esta semana dá para o bate-chapas me acompanhar mais por lá, pois o trabalho dele é que está aqui a ser crítico  :thumbsup
Toyota Celica 1973 vs. Honda Prelude 1982
Luís Duarte (Associado AJA #25)

prelude guy

Citação de: Kaizen em 30 de Maio de 2011, 22:29
:thumbsup

Já é a montagem definitiva?

Presumo que sim  :angel:

Querias o cofre do motor pintado, não era ??? Pois, também eu  :lol

Mas, se houver alguma coisa, tira-se facilmente. Como eu disse, o acesso é muito bom e o material está todo fácil de tirar e por  :thumbsup
Toyota Celica 1973 vs. Honda Prelude 1982
Luís Duarte (Associado AJA #25)

prelude guy

Hoje já avançou mais um pouco. Algumas peças foram decapadas e a ferrugem que ficou está a ser limpa com o disco de carbono (ou de nylon). Uma delas é a tampa das válvulas, e como até está à mão, vou dar uma afinação na folga.
O autocolante refere valores para a folga a quente. No caso do Celica se optar por fazer a frio devo retirar (conforme manual) 0,02mm na admissão e 0,03mm no escape. Fazendo aqui o mesmo, a folga fica em 0,18mm admissão e 0,33mm escape!  Está tudo de acordo? :)

O tubo do radiador foi levantá-lo hoje e com as suas 4 curvas encaixa na perfeição  :thumbsup

Mando o banco do condutor para o estofador  ???
Toyota Celica 1973 vs. Honda Prelude 1982
Luís Duarte (Associado AJA #25)

prelude guy

Os trabalhos na Corona continuam em ritmo aceitável.

O banco do condutor já está no estofador. Grande casualidade, ele tinha lá um rolo com tecido de "cortinado" exactamente igual ao que forra os bancos.  :thumbsup

As peças que tinham sido decapadas já foram pintadas. A novidade é que eu assegurei todo o processo. Lixar manualmente os cantinhos todos  :tijolos, limpar, desengordurar, isolar, dar aparelho e dar tinta. Desta vez alterei um procedimento, que foi a utilização de um primário-aparelho com resinas epóxicas que confere em simultâneo inibição da corrosão e enchimento para receber a tinta. O pormenor é que é cinza claro e depois custa mais a cobrir com preto (o preto foi igual ao anterior). Não há muitas fotos, pois estava concentradíssimo, sócio  :green:








Numa aberta que surgiu, o bate-chapas pegou no outro guarda-lama, mas aqui não chegou um "remendo":




E, entretanto, lá dei a afinação de válvulas (foram ajustadas umas 4 ou 5, que as outras estavam bem):


A "junta" completamente ressequida, levou uma borradela de massa de silicone, a ver se "estica"  ::)


E a tampa apertada no lugar, tal como os tubos de água:


Mais duas fotos de outras zonas da baía do motor para se ver como está:






Toyota Celica 1973 vs. Honda Prelude 1982
Luís Duarte (Associado AJA #25)

prelude guy

Enchi o radiador com água e começou logo a verter por 2 sítios  :redface

Lá tive de fazer as coisas com mais calma. Aqui fiz uma nova junta e limpei muito bem as falanges do termostato (bem como o sensor de temperatura:





A peça corroída que se vê ao lado, foi mandada fazer no torneiro e ficou excelente (porque já está montada):


Entretanto, como já há uma bateria, foi dar à chave e esteve o motor a trabalhar uns 10 minutos, mostrando saúde que até dá gosto.

Entretanto, já mudei para os travões, que são a próxima coisa a ver:






:thumbsup
Toyota Celica 1973 vs. Honda Prelude 1982
Luís Duarte (Associado AJA #25)

Santos Silva

Esse trabalho é daqueles que dá gosto pois, está tão suja, tão "feia" que qualquer coisa que se faça dá logo uma aspecto completamente diferente.

Vais em bom ritmo :thumbsup

E 3ª feira lá vão para baixo mais umas coisitas :assobio

João Freire: vê se o pedal do acelerador da azul clara está em bom estado!
Santos Silva
Sócio Fundador nº7

prelude guy

E p.f. preciso indicação:

tipo de óleo da caixa (se não dizem nada meto SAE90)
tipo de óleo do diferencial (idem aspas)

indicações para afinar o avanço. Isto é, dos 3 rasgos da polia, com qual devo centrar o "marcador"?

Amanhã, meto mais fotos dos trabalhos... e a ver se vou dar uma volta com ela... mesmo só com travão de mão  :green:
Toyota Celica 1973 vs. Honda Prelude 1982
Luís Duarte (Associado AJA #25)

SPDragon

Prezo ver que está em boas mão e a levar o tratameno que merece  :)  :thumbsup
Pedro marques
Sócio AJA Nº 2

prelude guy

Pedro, se bem me lembro, tu é que eras rapaz para nos contar mais algumas histórias da Corona  :angel:

Então, aqui ficam as últimas actualizações:

O aparelho "epóxi" na caixa do filtro:




E aqui já pintada (confesso que a cor ficou mais branca do que esperava, mas depois de montado não se nota nada :assobio)




E aqui já montadinha no lugar:


O motor trabalha e bastante bem. Não está fácil regular o avanço da ignição, pois o distribuidor quase não mexe (parece que foi inventada uma base para o distribuidor  :-[). Também desliguei a válvula de vácuo e fechei a entrada no carb., para evitar empobrecer a mistura, já que a válvula está rota. Mas, quanto ao mais, tudo óptimo  :thumbsup

Resolvi também dar um jeito nos tambores. Aqui um lixado a aguardar pintura e o outro apenas "lavado":


Depois de bem lixados (1º com a escova rotativa de nylon e depois lixa 150) e desengordurados, levaram 2 demãos de tinta para escapes, isto é, resistente a muito altas temperaturas. Espero que dure!  :D


Nos travões traseiros estava tudo jóia. Nada de líquidos e os calços - da marca Akebono (serão os originais ???) - ainda com espessura suficiente. Apliquei massa lubrificante de alta temperatura (à base de cobre) em todos os pontos que requerem lubrificação e protecção da corrosão. A seguir voltei a lavar e lixar os calços:




Já montado:


E a roda também (as porcas levaram uma limpeza a escova de arame, pelo que agora estavam era boas era para zincar...  :assobio):


E, tal como pretendia, meti um balde de plástico no sítio do condutor (o assento está no estofador) e fui dar uma volta só com o travão de mão. Um espectáculo isto a andar e a manobrar. Um autêntico doce  :dance:

E podem fazer comentários à vontade, dar sugestões ou pedir esclarecimentos, que isto de monólogo fica chato  :green:
   
Toyota Celica 1973 vs. Honda Prelude 1982
Luís Duarte (Associado AJA #25)

Kaizen

Nas primeiras peças não gostei do acabamento, independentemente do produto ser topo de gama ou não. Ficou com demasiadas falhas e brilho. Mas fui ver e rever e pode muito bem ser das fotos e do contraste com as outras peças que estão enferrujadas.

O Umtali alterou a estratégia numas peças que estava a recuperar e o acabamento ficou muito mais agradável, com menos poros e sem brilho. Ficou como esta última foto dos cubos, que está com um acabamento soberbo  :thumbsup
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

prelude guy

Genericamente concordo contigo, mas nas 1ªs peças não há falhas. Levaram aparelho de enchimento que as regularizou. Quanto ao excesso de brilho sim, e eu já o tinha dito. Mas dar tinta acrílica com endurecedor e ficar sem brilho só se for aplicado verniz mate por cima... e começam a ser muitas demãos e muitas latas diferentes só para peças de mecânica...  :-[

Nos tambores não levou aparelho (pois provavelmente não iria suportar a temperatura). Logo, tem mais falhas. Fica com um ar mate, e é isso que gostas, pois trata-se de tinta em spray pronta a aplicar.

Ando aqui à procura de um equilíbrio entre uma solução esteticamente agradável e ao mesmo tempo duradoura.  :thumbsup
Toyota Celica 1973 vs. Honda Prelude 1982
Luís Duarte (Associado AJA #25)

rpm

#59
Olá Luís, parabéns pelo trabalho que tens realizado! Não sabia que tens uma oficina e és mecânico?

A única coisa que posso sugerir é que talvez fosse melhor limpar bem o compartimento do motor antes de montar as peças restauradas. Se for feito à posteriori há uma boa possibilidade de as estragar de novo, pois por vezes é preciso usar pressão.

Continuação!
本田技研工業「夢の力」Associado AJA nº 65