Espólio AJA - Toyota Corona Station Wagon de 1977 (RT116)

Iniciado por AJA Team, 13 de Maio de 2011, 16:43

Tópico anterior - Tópico seguinte

Santos Silva

Conforme prometido, meti no correio hoje:
- Termostato
- Tampão do radiador
- Kit de bombas de travão da frente

Quanto ao comentário do Rui Meireles, realmente, uma limpeza com jacto de agua a alta pressão seria uma mais valia mas por outro lado não podemos exigir muito do trabalho do Luis uma vez que ele não é mecânico... :lol e por outro lado o trabalho é para ser low cost :assobio
A lavagem do habitáculo do motor é sempre um problema nbos motores a gasolina pois há muitas peças que não convém molhar. Claro que há outras formas de limpeza e nesse ambito já deixo po comentário para o Rui :thumbsup
Santos Silva
Sócio Fundador nº7

Santos Silva

E ainda,

Também gosto mais das cores sem brilho :assobio

E quanto às fêmeas de roda, poupa electricidade!!! Em vez de as passares na escova de arame, podes mandá-las zincar directamente ou então esperar que te mande 16 delas para baixo em bom estado...ou daquelas cromadas e fechadas :-X
Santos Silva
Sócio Fundador nº7

prelude guy

As porcas das rodas são só para me entreter... :redface
Parece que vocês têm outras jantes e nessa altura pões as porcas certas! Mas, e não devia haver uns tampões todos catitas muito jdm  ::)

Quanto à lavagem do compartimento, está programada, como a lavagem do exterior e dos interiores... mas, isso tem de ser quando estiver para sair da oficina. Porque se vou lavar agora, até sair vai sujar de novo  :tijolos

Rui, a oficina é do meu pai e eu agora estou por lá... 
Toyota Celica 1973 vs. Honda Prelude 1982
Luís Duarte (Associado AJA #25)

Kaizen

Eu pensei que ela tivesse sido lavada por baixo quando esteve em VN Gaia. Uma vez que não foi, é por aí que devemos começar.
Numa das fotos ela está com tampões, se não estão aí devem estar com o Umtali.
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

Santos Silva

 :duh:...Tenho a ideia que o Umtali ainda tem lá outra caixa de material... :duh:

Mas não posso dar certeza :-X

Luis:

O teu pai que esteja atento ao correio pois nem tudo o que chega em nome dele, é para ele!!! :assobio
Santos Silva
Sócio Fundador nº7

Umtali

CitaçãoTenho a ideia que o Umtali ainda tem lá outra caixa de material...

Acho que não tenho lá mais caixa nenhuma mas Sábado vou confirmar  :thumbsup

João Freire - Sócio AJA nº 11

blardY


Atenção que eu tenho uma caixa com coisas da carrinha na mala do Cedric quando viemos de Moimenta da Beira  :thumbsup
Pedro Massa - Sócio AJA Nº10

rpm

Relativamente à limpeza do compartimento do motor, deixei umas dicas neste post. Pena estar longe, senão ajudava a limpar com o todo o gosto. Continuação do fantástico trabalho Luís!
本田技研工業「夢の力」Associado AJA nº 65

Kaizen

"Tirado o guarda-lama dá para ver dois podres na estrutura, um deles contactando directamente com o material insonorizante do habitáculo":




Luís, era sobre estas duas fotos que estava a falar. Tens plano de ataque?
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

prelude guy

Sim. Cortar toda a chapa que esteja fraca e substituir por um remendo de chapa nova  ::)

Tem de se levantar o forro por dentro e meter uma chapa a proteger o calor da soldadura. Com o bate-chapas lá, isso vai andar sem espinhas  :thumbsup

Citação de: blardY em 15 de Junho de 2011, 18:46
Atenção que eu tenho uma caixa com coisas da carrinha na mala do Cedric quando viemos de Moimenta da Beira  :thumbsup

Poix... então vê lá o que é que tens para aí! E assim trazes o material e podes vir tu lavar o compartimento do motor  8)

Rui Meireles, eu tinha bem presente este teu post, mas o estado geral é muito "sofrível" para justificar um trabalho de detalhe. Estou convicto de que essa zona vai ficar com um aspecto apresentável sem se ter de exagerar :thumbsup

Citação de: Santos Silva em 15 de Junho de 2011, 12:26
Luis:
O teu pai que esteja atento ao correio pois nem tudo o que chega em nome dele, é para ele!!! :assobio

O quê  ??? Isto  ???


Já foi recebido e montado nos devidos locais, com os devidos procedimentos  8)

Deixo uma descrição fotográfica da montagem das bombas de travão. Achei os êmbolos um "tudo-nada" picados (parecia que era apenas sujidade  :-[), mas o mais correu sem espinhas. Sistema Akebono, os vedantes já traziam massa (mas acrescentei massa de silicone, em especial por dentro dos guarda-pós) e apliquei massa de cobre nas zonas de fricção. Uma boa lixadela nas pastilhas e nos discos, meter DOT4 e só ficou a faltar o sangramento do circuito em que vou insistir na traseira, de modo a descartar o líquido velho no interior.





O aparelho que limpou o interior da bomba:














O circuito de refrigeração também está pronto. Com termostato, com tampão de radiador novo e com anticongelante (uma vez que da última limpeza já saiu uma água aceitável). O motor voltou a trabalhar, em 5 min. o termostato abriu e a circulação de líquido parece impec., sem a manifestação de quaisquer fugas  :thumbsup
Toyota Celica 1973 vs. Honda Prelude 1982
Luís Duarte (Associado AJA #25)

prelude guy

Toyota Celica 1973 vs. Honda Prelude 1982
Luís Duarte (Associado AJA #25)

Kaizen

Está mesmo cheia de terra!

Estou curioso por ver os próximos desenvolvimentos, os interiores! :p
Já que o resto está tudo ok e a correr bem  :green:  :thumbsup
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

Santos Silva

É, para, pelo menos, uma boa parte de nós, um alívio e uma satisfação ver o caminho certo que esta reparação está a ter. Durante anos andamos a dar voltas como haviamos de tratar do assunto e finalmente a solução era bem mais simples.
Tenho pena só de não podermos "ir mais fundo" neste tratamento mas ficará para outra altura pois a ideia é mesmo dar-lhe uso...que é o que ela estava habituada!!!

Estou mortinho por tê-la num informal :dance:
Santos Silva
Sócio Fundador nº7

prelude guy

Regressámos à actividade ontem e como previsto deu para dirigir o pessoal para aqui. Mas, antes de por as últimas novidades, fica o registo de alguns detalhes mais:

O distribuidor veio fora, pois estava com dificuldade em rodá-lo para acertar o avanço. Afinal há ali uma espécie de abraçadeira que se alivia e permite que todo o corpo rode...
Mas, já que estava fora, levou uma bela lavagem, seguido de lubrificação e, mais importante, um o-ring novo (que é um ponto crítico por onde os motores de babam").


O banco do condutor também voltou do estofador, impecável, como de esperar... aqui a preparar para ser montado


E as capas dos pedais de origem lá chegaram. Um bom upgrade por pouco dinheiro  :green:
Tive foi que dar um jeito nos pedias:




Toyota Celica 1973 vs. Honda Prelude 1982
Luís Duarte (Associado AJA #25)

prelude guy

O guarda-lamas esq. já começa a ter tratamento de pintura:










E o direito já acabou no bate-chapas:






O lado esquerdo do tejadilho era um dos pontos mais críticos, e cujo resolução em condições levaria a um dispêndio insustentável de tempo, por isso levou este caminho:











Infelizmente, falta o friso desta calha. O friso ajudaria a "rematar" melhor a coisa...
João Freire, a Corona 2 não terá este friso  ???

Vai-se retocar com tinta todas as partes tratadas (e o resto será polido). Na tinta há 2 hipóteses:
1. mandar afinar a cor (é um processo um pouco chato e numa segunda tentativa não ficará igual)
2. optar por uma cor do catálogo Toyota e num futuro, sempre que se precisar, fica-se com uma referência rigorosa (eu estou mais por esta opção, pois até encontrei uma cor aparentemente igual... nas amostras  :assobio)
Toyota Celica 1973 vs. Honda Prelude 1982
Luís Duarte (Associado AJA #25)