Espólio AJA - Toyota Corona Station Wagon de 1977 (RT116)

Iniciado por AJA Team, 13 de Maio de 2011, 16:43

Tópico anterior - Tópico seguinte

Santos Silva

Santos Silva
Sócio Fundador nº7

Santos Silva

Santos Silva
Sócio Fundador nº7

prelude guy

 :thumbsup Havendo uma referência agora é uma questão de escalas...

Kaizen, prognósticos, só no fim do jogo  :assobio

E esse BJ40 branco está um mete nojo que até enerva  :drool:

Como disse, hoje pegámos nela:


Depois de tirados os guarda-lamas, ficaram 2 valentes montes de terra no chão... a Corona já deve ter andado no mato a dar uma de RWD  :tijolos


Tirado o guarda-lama dá para ver dois podres na estrutura, um deles contactando directamente com o material insonorizante do habitáculo:



Quanto ao guarda-lama foi logo "atacado":



Aqui já com o bate-chapas de volta dele:


E aqui, depois de ter levado um remendo na zona podre e de ter ido ao jacto de areia para limpar a restante área, está na foto a levar aparelho (com endurecedor) a pincel:

Toyota Celica 1973 vs. Honda Prelude 1982
Luís Duarte (Associado AJA #25)

prelude guy

#18
O compartimento do motor já começou a se mexido também (as fotos não ficaram bem focadas  :redface):







E isto alguém adivinha o que é?  :tijolos




Bom, ainda vou ler mais uma vez a mensagem onde está a lista de "encomendas" (e foi de propósito que hoje não coloquei fotos da parte de baixo), mas pelo que vi as prioridades são:

1. Recuperar de chapa, eliminando os podres da carroçaria
2. fazer uma manutenção mecânica aceitável para que possa estar pronta para qualquer distância (por ex. a roda da frente esq. está presa, o que vai obrigar a rever os travões)
3. lavar, limpar e polir por dentro por fora e por baixo

O pintor ficou  :duh: quando percebeu que este azul escuro não é a cor original (que era um azul mais claro)... mas, pronto, agora quando for para retocar teremos que procurar um azul parecido  :thumbsup
Toyota Celica 1973 vs. Honda Prelude 1982
Luís Duarte (Associado AJA #25)

Kaizen

Citaçãoa Corona já deve ter andado no mato

Não. Como a maioria destes modelos, era carro de trabalho na agricultura.
Tira as medidas correctas ao limite exterior que se vê na foto do 12R.
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

Camry 2200

Isto é que é trabalho! A chegada dessa Corona mais pareceu a chega do Presidente da República com o tratamento imediato que teve! :clap:
Miguel Vale - Associado AJA Nº69

Santos Silva

Luis,

Esse líquido, assim à primeira vista parece oleo de caixa de velocidades muito usado...mas uma observação mais atenta, revela que não tem tubo de radiador montado e então será um qualquer liquido que estava no circuito de refrigeração  :(
Santos Silva
Sócio Fundador nº7

prelude guy

Um qualquer não!... o próprio  :duh:

Tirei o líquido do radiador... que até estava com um aspecto aceitável...
Tirei o vaso de expansão, depejei-o e lavei-o, e o líquido estava com um aspecto nojentíssimo...
A seguir, desapertei o parafuso de purga do bloco e...

... nada! Nem pinga  :-[

Ainda tive uma paragem cerebral do tipo... querem lá ver que o nível do tubo inferior do radiador está abaixo do nível da purga do bloco  ??? Mas, obviamente não podia ser! A conclusão foi que os canais de refrigeração estavam entupidos. Com arame e ar comprimido (foi cá um estardalhaço  :green:) lá consegui desentupi-lo. Quando começou a correr, fui aparar aquele produto lindo que se pode ver na imagem.  :tijolos

Mas, o pior já está, agora resolve-se com algumas mudas de água e sem termostato (para que algum lixo possa circular mais livremente). Quando a água estiver num estado aceitável, monta-se o termostato e coloca-se anticongelante.

Mas, fica a lembrança para quando se quer mudar o líquido de refrigeração. Tem que se escorrer o bloco. O radiador geralmente é o que menos precisa...  ::)

Isto leva-me já às encomendas.
De modo a garantir o circuito de refrigeração (e contando com o bom estado da bomba de água) era de arranjar:
- novo termostato
- novo tampão radiador
- novo tubo inferior (porque o existente não é original); o tubo superior está bom (limpei-o e serve) e os outros não fazem sentido se não for para ligar a sofagem.
- 4 abraçadeiras originais para esses tubos (que ajudam a dar o look adequado).

Também falta a junta entre o carburador e a caixa do filtro de ar.

A ficha do sensor de temp. está sem fio (não deve marcar no manómetro)... e a resistência da bobine está desligada (isto traz-me recordações  ???  ::))
Para já, foi o que encontrei. A mecânica acaba por ter muitas semelhanças com o Celica, de maneira que me é tudo mais ou menos familiar.
E a Corona estava a andar bem, portanto daqui não deve haver surpresas...

:thumbsup
Toyota Celica 1973 vs. Honda Prelude 1982
Luís Duarte (Associado AJA #25)

Umtali

Força Luis ... se precisares de tirar alguma duvida, apita!  :thumbsup
João Freire - Sócio AJA nº 11

Kaizen

Citação- novo tampão radiador

Eu tenho um que foi comprado na Toyota mas não é o que eu procurava, deve ser para esse radiador.
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

Santos Silva

Manda foto do tubo de radiador para ver se tenho algum que dê.

A resistência da bobine deve ser mesmo assim porque se calhar não funciona com ela ligada...
Santos Silva
Sócio Fundador nº7

RMartins

Muito bom! Dá gosto ver os trabalhos a iniciarem-se na Corona, está muito bem entregue.  :thumbsup

Já agora fica uma foto de quando eu e o meu irmão fomos os felizes ocupantes da Corona durante a 2ª Regularidade



Foi um dia muito bem passado, e a Corona uma agradável surpresa.   :clap:

Vou ficar atento aos mimos que ela precisa, e se souber de alguma coisa terei muito gosto em ajudar.

Kaizen

A julgar pelo autocolante do vidro, foi a última vez que a Corona circulou!
Já não me lembrava que vocês tinha participado com a Corona  :duh:   :thumbsup
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

prelude guy

 :thumbsup

Rui, o autocolante da tampa do motor tem aprox. 7cm por 6cm.

E, confirma-se aqui pelo vendedor da Toyota, que que eram carrinhas para andar a trabalhar no campo  ::)

Santos Silva, vou então tirar fotos do tubo, mas estou a contar que o arranjes, mais as abraçadeiras. E não esquecer a junta entre o carb e a caixa do filtro (para mim arranjaram na Aruncauto, pois a rede oficial Toyota tem-nas descontinuadas, mas aquilo não passa de um anel em corticite).
A resistência se calhar pifou... mas sabes o resultado de andar assim  :assobio. Possivelmente vai falhar em andamento e certamente vai queimar o platinado.  ::)

Toyota Celica 1973 vs. Honda Prelude 1982
Luís Duarte (Associado AJA #25)

prelude guy

Vou então aproveitar para comentar alguns dos itens do "caderno de encargos".

Citação de: AJA Team em 13 de Maio de 2011, 16:50

1) Borrachas, todas as que se conseguirem arranjar - Benfeitores e patrocinadores precisam-se.
2) 2 vidros de farolins. Esquerdo e direito *
3) Frisos da caleira (vulgo da calha de água do tejadilho) do lado esquerdo. São 2 frisos.
4) Manivelas dos vidros, frente. *
5) Capas dos pedais, 2 normais e acelerador grande
6) Friso da quartela da porta de trás esquerda
7) Tablier
8 ) Vidro do pisca lateral esquerdo *
9) Tubagens do motor
10) Autocolante 12R da cabeça do motor
11) 2 batentes do capot
12) Depósitos/reservatórios de água, caso estejam bons *
13) tampão de gasolina
14) Tampa/taco da da cava da roda esquerda (habitáculo do motor)
15) Rádio original
16) Manual de utilizador
17) Saco de ferramentas
18 ) 2 pneus Dayton D100 na medida 165/80R13 83T - Benfeitores e patrocinadores precisam-se.
19) 4 Amortecedores, ou cargas á frente - Benfeitores e patrocinadores precisam-se.
20) Era aconselhável arranjar um painel de instrumentos em melhor estado.
21) Tentar arranjar um emblema da grelha em melhor estado

Já houve uma oferta do Abílio para o ponto 18.
O 11 eu ofereço (sobraram-me 2 do restauro do Celica).
Para o 9, e para já, só é importante o tubo inferior, pelo explicação que já dei (e o Santos Silva já está de volta dele).
Capas dos pedais (ponto 5) de travão e embraiagem são fundamentais, pois não existem.
Ponto 19, amortecedores. Acredito que possam ser necessários, mas estão com melhor aparência que as suspensões e os fundos à volta  :redface. Deve haver alguma confusão na indicação de cargas, pois atrás e à frente são amortecedores normais. A suspensão da frente tem carradas de nível  :dance:, com dois triângulos sobrepostos, mola helicoidal e barra estabilizadora, pelo que o amortecedor está totalmente separado (não é uma carga)!
Interessariam também os itens 12 e 13, mas os restantes pontos, sendo úteis, mas não me parecem urgentes para já.
:thumbsup
 


Citação de: AJA Team em 13 de Maio de 2011, 16:50
Áreas principais onde a nossa Corona precisa de uma intervenção mais profunda ao nível da chapa (leia-se onde estão os podres)

1) Fundo do parabrisas a todo o comprimento
2) Calha de escoamento da água no tejadilho do lado esquerdo, a todo o comprimento
3) Fundos dos dois guarda lamas
4) Longarina do lado direito por baixo do banco do passageiro
5) Cantos do habitáculo do motor junto ao corta fogo

Não se identificaram mais áreas de intervenção de chapa, à vista desarmada.

Indicações registadas e peças a recuperar:

-> Para choques traseiro, desempenar mossa e cromar
-> Friso da tampa da mala, pintar de acordo com as cores originais que lá estão
-> Entradas de ar dos pilares traseiros, pintar de acordo com os originais. Não sabemos qual a cor original.
-> Isolar todos os autocolantes originais antes de pintar. Exemplo: caixa do filtro, cabeça do motor, alternador etc.
-> Pintar as calhas dos bancos da frente
-> Não tirar forro do tejadilho, isola-lo durante o restauro.
-> Grelhas das ópticas e grelha central, pintar e cromar
-> Retirar com cuidado os frisos laterais das portas pois são para aproveitar

Sim, é tudo para fazer com cuidado  :green:
Para já, deu para ver que os podres estão em bastantes mais sítios. Mas, é para isso que ela está por cá. À medida que formos avançando vou dando conta do que aparece.
As calhas dos bancos serão para pintar e, por mim, até se dava já um jeito no estofo do banco para aquilo não continuar roto.
Não tirar o forro do tecto parece muito bonito, mas se a calha estiver poder tem de ser soldada e aí não tem como manter o forro. ::) Aquilo tem uma estrutura tipo a do Celica? Se for o caso, é ter cuidado com as extremidades em plástico  :thumbsup

Citação de: AJA Team em 13 de Maio de 2011, 16:50
Outras operações que o AJA deseja fazer mas que não foram consideradas para esta fase de intervenção, por razões técnicas e de orçamento:

-> Limpar, pintar, envernizar peças de mecânica. Exemplo: Bloco, tampa das válvulas, alternador, motor de arranque.
-> Tirar, limpar e pintar as suspensões da frente.
-> Tirar, limpar e pintar o diferencial
-> Tirar, limpar e pintar a grade do pneu suplente
-> Aquisição e montagem de peças de desgaste diversas: Casquilhos, escape, calços, cintas etc
Por baixo terá de ser lavado, depois de estar pronto na carroçaria. E a seguir parafinado para confirir alguma protecção (tivesse este procedimento sido adoptado e estaria melhor, mas, para já parece mais mau aspecto que problemas de corrosão sérios.
Quanto a peças de desgaste, o escape (embora já um bocado inventado - o costume  :-[) aparenta bom estado geral.
E como vai haver uma leva de peças para pintar de preto (mais a caixa do filtro que é creme) vai tampa de válvulas, grade da roda suplente, suporte da bateria, avental frente, suportes pára-choques, servofreio e mais umas coisinhas... Eu faço toda a preparação pelo que só fica o custo do material de pintura (vai levar primário epoxi e depois tinta com endurecedor) e no último toque do pintor.

:thumbsup
Toyota Celica 1973 vs. Honda Prelude 1982
Luís Duarte (Associado AJA #25)