A minha DATSUN 120Y VAN M de 1977

Iniciado por Gonçalo I, 12 de Junho de 2011, 22:26

Tópico anterior - Tópico seguinte

Gonçalo I

Boas camaradas, hoje fechei negócio com uma DATSUN 120Y VAN M, ainda não a tenho em casa para lhe tirar umas fotos mas espero até ao final da semana colocar fotos da mesma.
Vou ter muito trabalho pela frente e muitas noitadas de volta da "menina", vou contar com a ajuda de uns amigos e estamos confiantes de que breve a 120Y vai sair há estrada...

Aqui fica um pouco da história:

Após dar uma vista de olhos no anuncio da carrinha entrei em contacto com o vendedor e no dia 5 deste mês fomos ver a máquina...aparentemente não esta muito má...mas tem uns podres para tratar e rever uns toques. A nível mecânico precisa de uma boa revisão e tratar de umas fugas...etc..verificamos níveis, demos encosto de bateria pois o antigo dono avisou que a bateria não estava boa, dei 2 pisadelas no acelerador...puxei o ar um pouquinho e há 2a volta de chave fez-se ouvir o coração da máquina.. Smile
Deparamos-nos com o pedal da embriagem com muito pouca pressão e muito "leve"(a bomba de embriagem já não deve estar muito boa)...

Hoje voltamos lá fechei negócio acertou-se a papelada e logo no local fizemos uma revisão rápida(trocamos o óleo, filtro de óleo e a correia que estava toda ressequida) pois a ideia era trazer a carrinha a andar mas ela foi teimosa e não veio hoje para casa vai ter que vir de reboque.

Já agora se alguém puder ajudar estou com uma duvida...os DATSUN 120Y tem alguma bomba eléctrica no depósito a "mandar" gasolina para a bomba de gasolina mecânica? É que pusemos a carrinha a trabalhar e notávamos algum fumo e um subir de rotação muito lento...fomos "há pesca" e lá encontramos o filtro de gasolina todo entupido, tiramos o filtro de gasolina e colocamos o tubo directo só para ensaiar e ficou a responder melhor e não notamos tanto fumo mas assim que tirávamos os cabos de encosto(pois a bateria esta nas "couves") a carrinha parava, com os cabos a dar carga ela aguentava-se a trabalhar...será que tem alguma bomba de gasolina eléctrica??

A ideia é por a carrinha em condições de fazer IPO, visto a ultima inspecção ter sido em 1999 e depois disso é juntar as peças necessárias para o restauro e dar inicio ao processo de restauro.

Abraço

Gonçalo I.

prelude guy

Não tem bomba eléctrica. É só a bomba mecânica que está no bloco.
O que acontece é que ficam sem corrente nas velas com a bateria (demasiado) velha... penso eu  ::)
Precisam de uma bateria  :)
Toyota Celica 1973 vs. Honda Prelude 1982
Luís Duarte (Associado AJA #25)

kombota

Viva,

É muito bom surgir no forum adeptos das carrinhas. A tua em especial é bem porreira e decerto vai dar-te muitos momentos de prazer e trabalho.

O facto do motor estar a falhar é quase de certeza um problema eléctrico. Controla as velas, platinados e troca a bateria.

A bomba de embraiagem por vezes cola um pouco. As mudanças chegam a entrar!? Experimenta injectar umas quantas vezes depois de controlar o óleo.

Boa sorte.

Nelson (kombota)

Gonçalo I

Boas camaradas, obrigado pela ajuda eu pensei que tinha alguma bomba eléctrica no depósito ou assim.
A bomba de embriagem esta muito leve mas com ela toda pressionada consegue-se por mudanças, la no local tentamos sangrar a bomba e ficou um pouco melhor mas mesmo assim não esta a 100%. Já encomendei um kit de reparação para a bomba de embriagem tanto para a principal como para a secundária.
A carrinha já se encontra parada há muito tempo agora vai ter que levar uma revisão geral para ir há IPO.

Cumprimentos

Gonçalo I

Boas camaradas, já tenho a máquina em minha posse desde terça-feira mas só hoje tive hipótese de ir há garagem.. :) 
Hoje dei a primeira volta na 120Y, o problema de ir a baixo era mesmo da bateria...pus uma bateria que tinha aqui em casa, troquei o filtro de gasolina por um novo e pegou logo há primeira...faz um pouco de fumo mas trabalha muito certinha.

Aqui ficam umas fotos da máquina em questão...







a parte mais "critica" da carrinha:


Cumprimentos

Flyingtiger

Uuuuiiii Laranjinha, a melhor côr de todas :lol

Parabéns, não parece estar muito má, agora é só corrigir alguns pontos e toca a desfrutar dela  :thumbsup
José Tavares  - -  A melhor descompressão que poderás ter, será sempre a "compressão" do pedal direito.

Umtali

Parece o principio de um filme que eu já vi há uns anos atrás ... talvez um dia voltarei a ter uma Van M  :assobio
João Freire - Sócio AJA nº 11

Gonçalo I

Boas, hoje chegou uma prenda para a 120Y VAN...  :D



Abraço

blardY

CitaçãoUuuuiiii Laranjinha, a melhor côr de todas

Sem dúvidas, muito bom  :thumbsup
Pedro Massa - Sócio AJA Nº10

qyron

Eu também tenho uma boneca branca irmã dessa! Força nesse restauro.
Uma mente livre está aberta a novas ideias.

Gonçalo I

Citação de: qyron em 25 de Junho de 2011, 10:22
Eu também tenho uma boneca branca irmã dessa! Força nesse restauro.

Obrigado amigo, igualmente. Boa sorte com a recuperação da sua VAN.

Gonçalo I

#11
Boas, aqui ficam umas fotos da evolução da "carripana"...a pouco e pouco lá vão aparecendo as "surpresas"...  :(
Mas não deve ser nada que um bom chapeiro não resolva..













já agora sabem de algum chapeiro que trabalhe bem na zona de Leiria ou arredores?

Abraço

blardY


A máquina está nova  :green:
Bem gira, para mim na melhor cor que podia ter. Está direita, quer uns mimos e está pronta para o que der e vier.
Vê aqui no fórum o restauro de um Toyota 1000, está a ser restaurado na oficina do tractortp, também cá do fórum, de Leiria  :thumbsup
Pedro Massa - Sócio AJA Nº10

Gonçalo I

...após uma grande "pausa" no restauro da máquina...vão recomeçar os trabalhos:


















PALAS

Está muito boa a carrinha, na cor ideal :). Força nesse restauro.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk