Proibida a circulação de veículos anteriores a 1992 em algumas zonas de Lisboa

Iniciado por blardY, 04 de Julho de 2011, 09:29

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blardY

 http://www.acp.pt/Defesa-do-Automobilista/Noticias/entity/Proibicao-de-carros-sem-catalisador-na-Baixa-e-medida-para-ingles-ver
Para já, Av. da Liberdade. No futuro, masi zonas serão abranjidas por esta "lei".
Não condeno na totalidade, acho sim que foi um modo de pressionar os taxistas a trocarem os fumarentos que fazem milhares de quilómetros diariamente dentro da cidade, a emitir uma fumarada descumunal para a atmosfera, por carros ecológicos mas de durabilidade consideravelmente inferior.

Estou convicto que vai haver muito negócio com "escapes KataLizados" etc etc...
Vão haver homologações nos livretes?!
Os senhores que fiscalizam a lei vão andar a espreitar para baixo dos carros anteriores a 1992 !?

Por via das dúvidas vou andar com 25€ no bolso quando tiver de passar na Av. da Liberdade.
Pedro Massa - Sócio AJA Nº10

metralha328

Gostava mesmo era de saber como é que o cromo do vereador da Mobilidade se desloca na cidade, só para tirar umas dúvidas... Só pode ser parvo!

Mais, ponho em dúvida a constitucionalidade desta matéria... É que pelas minhas contas, só poderei andar em Lisboa com a CBR!!!

Pior, então e os munícipes que possuam viaturas anteriores a 1992? Ficam proibidos de circular? Quer dizer, podem pagar a taxa de parqueamento camarário, mas não podem circular? Irão receber um passe social para se deslocarem? Talvez um incentivo para trocar de viatura, à luz do que aconteceu com o programa de viaturas em fim de vida (adoro esta designação). E já agora, os motociclos a 2 tempos das Telepizzas e afins poderão circular? Lanço a dúvida...

O futuro será a existência de ciclovias, corredores "bus" e corredores "oldies"... :wall :wall :wall

Kaizen

Existem dois lobbies, um politico e um (pseudo) social, ambos de gente que pensam ser especialistas na matéria mas na realidade são uma nulidade nas respectivas matérias. E ambos recebem dinheiro do Estado, directa ou indirectamente!

A RTP contou 5 carros anteriores a 1992 em 15 minutos... ou seja, a medida é uma nulidade.

Faz lembrar a construção das novas barragens. Por hora, a energia produzida é equivalente à energia gasta para a sua produção!
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

Kaizen

Blardy e Metralha, têm duas soluções:

A) Procurar noticias que confirmem que as viaturas certificadas podem circular. Se assim for, podem fazer a certificação nas certificações que o AJA promove anualmente;

B) Mudam-se para uma cidade mais decente...
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

blardY


Isto é uma palhaçada, unica e exclusivamente porque teoricamente é bom, na prática é igual.
Os carros com catalizador não poluem, aqueles chipados e com "bonés" ao volante ainda menos.
Acho que reforçaram o policiamento, sendo que os carros deles andam todos pifados e nem dinheiro têm para os arranjar espero que quando me virem passar, o semáforo esteja verde para mim.
Pedro Massa - Sócio AJA Nº10

FC

Alguem me pode dizer como é que os nossos agentes de autoridade irão proceder para analisar se uma viatura está catalizada?
Será que tiraram um curso á pressão de mecanica?
Será que alem de policias tambem são mecanicos?
Como é que podem multar um condutor se não estão habilitados a inspecionar uma viatura?
Tudo isto é muito giro,mas existe algo que não está a bater certo.
Socio AJA nº 55

Camry 2200

Eu acho que o vereador tem um amigo que tem outro amigo que tem um primo que vende catalisadores!
Miguel Vale - Associado AJA Nº69

Kaizen

in jn.pt

Multados 12 carros anteriores a 1993 por andarem na Baixa lisboeta


Doze viaturas com matrícula anterior a 1993 foram multadas pela Polícia Municipal de Lisboa desde que foi proibida a circulação destes veículos poluentes na Avenida da Liberdade e na Baixa Pombalina, informou, esta quarta-feira, a autarquia lisboeta.

Desde 4 de Julho que os carros anteriores a 1993 sem catalisador de origem estão proibidos de circular naquelas zonas da cidade para diminuir a poluição do ar.

De acordo com a Câmara Municipal de Lisboa, das doze multas, oito foram passadas a veículos que circulavam na Praça D. Pedro IV, duas na Avenida da Liberdade e duas na Rua Áurea (rua do ouro), sendo que apenas uma se refere a um veículo pesado.

A Câmara de Lisboa aprovou em maio (com os votos contra do PCP e do CDS e os votos favoráveis da maioria liderada pelo PS e do PSD) uma proposta do vereador da Mobilidade, Fernando Nunes da Silva, que proíbe veículos anteriores a 1993 - portanto, sem catalisador de origem -- e que não tenham colocado um catalisador posteriormente de circular na Avenida da Liberdade e na Baixa de Lisboa, que será assim a primeira Zona de Emissões Reduzidas da cidade.

Em Janeiro de 2012 esta proibição estende-se a toda a cidade, excepto nas vias que funcionam como atravessamentos e ligações a concelhos vizinhos, como a 2.ª Circular, Eixo Norte-Sul e parte das avenidas Infante D. Henrique, Chelas, Brasília e Índia.
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

metralha328

Citação de: Kaizen em 17 de Agosto de 2011, 23:53
Doze viaturas com matrícula anterior a 1993 foram multadas pela Polícia Municipal de Lisboa desde que foi proibida a circulação destes veículos poluentes na Avenida da Liberdade e na Baixa Pombalina, informou, esta quarta-feira, a autarquia lisboeta.

Estes gajos são uns autênticos cab$#€s!!! (peço desculpa pelo vernáculo). E isto é anunciado como uma grande vitória!!!  :wall

Citação de: Kaizen em 17 de Agosto de 2011, 23:53
Desde 4 de Julho que os carros anteriores a 1993 sem catalisador de origem estão proibidos de circular naquelas zonas da cidade para diminuir a poluição do ar.
O pior é que nunca me lembro disto! Outro dia fui dar uma volta à baixa à noite e esqueci-me completamente! Ando a arriscar-me... :lol

Camry 2200

É a verdadeira palhaçada! Esperemos que o cancro não alastre cá para cima! :wall
Miguel Vale - Associado AJA Nº69

Masalo

Citação de: Camry 2200 em 18 de Agosto de 2011, 08:31
É a verdadeira palhaçada! Esperemos que o cancro não alastre cá para cima! :wall

Após as 20 horas podem circular todas as viaturas, como aos fins de semana.
Masalo

Tiagodatsun

ainda existe quem diga que devemos confiar nos politicos para governar e comandar o nosso país.

como é possivel confiar nestes borregos.

entao carro com catalizador nao polui e carro sem catalizador ja polui muito???

é estas frazes que demonstram o nivel de estupidez de quem governa.

os carros oje em dia possuem catalizador e alguns (de 2010 e 2011) ate trazem 2 mas apenas por os motores serem mais poluentes. pois os motores de oje sao muito diferentes dos de antigamente.

agora a unica coisa que acontece ao meter um catalizador num carro que nao esta preparado para isso é matar o motor em 3 tempos.

eles devem ter ouvido que o pessoal das alteraçoes motoras tiram o escape e chumbam na inspeçao por gases entao se meter um catalizador em carro que nao tem em teoria polui menos.

cambada da burros

cumps

Kaizen

Lisboa aperta o cerco a carros poluentes. A partir de hoje, os veículos ligeiros e pesados anteriores a 1992 vão ter restrições mais apertadas para circular na capital.

10:17 Domingo, 1 de abril de 2012
   
Os veículos anteriores a 1992 vão ter restrições mais apertadas para circular em Lisboa, no seguimento da implementação da segunda fase da zona de emissões reduzidas (ZER) criada pela autarquia.

A partir de hoje os veículos ligeiros e pesados anteriores a 1992 ficam proibidos de circular na zona a sul do eixo criado pelas avenidas de Ceuta, das Forças Armadas, dos Estados Unidos da América, Marechal António Spínola, Santo Condestável e Infante D. Henrique e Eixo Norte/Sul.

A implementação da segunda fase da ZER restringe a circulação também no eixo Avenida da Liberdade/Baixa, onde desde julho os carros sem catalisador (anteriores a 1992) estão impedidos de circular. 

A circulação passa a ser possível apenas a veículos ligeiros posteriores a janeiro de 1996 e pesados construídos depois de outubro do mesmo ano.

Esta medida vigora nos dias úteis, das 7h00 às 21h00, e são admitidas exceções a veículos de emergência, especiais ou de pessoas com mobilidade reduzida.


A implementação da segunda fase da zona de emissões reduzidas restringe a circulação também no eixo Avenida da Liberdade/Baixa

Ler mais: http://expresso.sapo.pt/lisboa-aperta-o-cerco-a-carros-poluentes=f716251#ixzz1qoMslgUN


Será por dia 1 de Abril?  :green:
O Carlos Vaz publicou uma imagem comparativa entre carros anteriores a 1992 e carros actuais, sobre as respectivas emissões.

Rui Coelho
Associado AJA Nº1

rpm

A intenção até é boa mas a execução resulta no costume: os pobres é que saem ainda mais prejudicados.
本田技研工業「夢の力」Associado AJA nº 65

Kaizen

Se a intenção fosse boa, começavam por proibir os ligeiros de passageiros com mais de 4.5m de comprimento e 1.8m de largura de circularem/estacionarem nessas vias. Os benefícios ambiental, visual e sonoro reais seriam desmesuradamente superiores.


Se a intenção fosse boa, a imitação de países que penalizam pela idade do veículo devia considerar também que nesses países os carros custam menos 30%, as pessoas não se endividam por 6 anos para perderem 80% da divida nesse mesmo período, a mobilidade é uma realidade, a taxa de desemprego é inferior a 5% e os cidadão acreditam que os seus impostos são aplicados no aumento da sua qualidade de vida etc etc etc.



Rui Coelho
Associado AJA Nº1