Datsun 120Y Pick-up

Iniciado por ASJ, 14 de Novembro de 2010, 23:28

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ASJ

Pensava que já tinha apresentado aqui a carrinha, mas afinal não :redface

Capítulo I-porquê este modelo?
Bem, como alguns sabem, tendo o meu pai vivido desde a sua infância até ao meu 1º ano de idade na África do Sul, ele sempre teve um carinho especial por modelos exclusivos daquele país.

Passa a vida a falar-me de modelos como Morris Marina Six (seis cilindros, 2622cc), dos Austin Apache, das Toyota Stout, dos 140 e 160Z, entre muitos outros.

O carro de uso diário que ele trouxe para Portugal era um Jap, um raríssimo 510 1800SSS Coupé que já cá não mora :(, tendo trazido também uma pão-de-forma de caixa aberta e uma Mini Panel Van. Já o meu avô materno trouxe os seus dois Japs: Um Datsun 1000 (b10), e uma Datsun 1400 pick-up. Ora, esta carrinha era sua conhecida desde que foi fabricada, uma vez que foi ele que a foi buscar ao concessionário, pois era veículo de impreza. Quando se reformou, fez questão de ficar com ela.

Foi sendo usada, os anos começaram a sortir efeito, e acabou por ser encostada por falta de uso.

Uns anos depois, o meu avô pergunta ao meu pai se era necessário gastar muito para colocar a carrinha de novo na estrada, ao que o meu pai respondeu que não. Arranjou-se um reboque para a trazer de Viseu ás Caldas, e procedeu-se à reparação. Motor de arranque novo, uma boa nota nos travões, e pronto! Foi à inspecção e saiu com folhinha verde.

Lá se comunicou ao meu avô do sucedido, a carrinha estava pronta para ir para Viseu. O meu avô perguntou ao meu pai se não queria ficar com ela, mas o meu pai negou. Já seria o terceiro carro que ele nos dava, e ele tem mais dois filhos, pelo que nos sentíamos privilegiados e não o queríamos. Para além disso, o meu avô andava a usar o seu Corsa semi-novo para andar a transportar bidões de água, pelo que a carrinha era mesmo necessária para ele.

Então pronto: estrada com ela! Caldas-Viseu sem problemas nenhuns.

Aqui está ela a mostrar o porquê da sua reputação em África:









Depois destas férias em Viseu, o meu avô voltou a perguntar ao meu pai se queria a carrinha. Ele respondeu novamente que não, pois ela iria fazer jeito em Viseu.
O meu avô insistia pois sabia que o meu pai andava à procura de uma carrinha de caixa aberta, mas face a tanta negação, vendeu-a, juntamente com o 1000.
Quando o meu pai soube, ficou muitíssimo lixado com F grande! Ele só não dizia que ficava com ela para favorecer o meu avô, mas nem suspeitava que ele a venderia!
E eu também fiquei mesmo chateado. Já era a 3ª perda de carros que gostava imenso (os dois Datsun 510 e agora a pick-up)

Capítulo II-encontro inesperado
Bem, sempre ficámos ressentidos disso. Entretanto também se vendeu a pão-de-forma que, dado o seu estado de degradação, foi embora por um preço MUUUITO baixo.

Um dia um cliente do meu pai, envolvido nesta coisa das "latas velhas", disse que um conhecido dele tinha uma Datsun de volante à direita que estava encostada para venda. Bem, pensávamos que fosse uma 720 ou, no máximo, uma 620. De facto, o meu pai sempre quis uma 620 ou uma 520 a gasolina.

Quando lá cheguei, a primeira coisa que vejo é uma traseira que muitas memórias me trazia. Veio-me só uma coisa à cabeça: ela tem que vir comigo para casa.
O meu pai, é certo, ficou um pouco desapontado, pela razão que referi anteriormente. Ele estava indeciso em avançar ou não com a compra, mas eu fiz a minha birra  8), e ele acabou por ceder.
Lá ouvimos a história dela: uma pessoa na mesma situação que o meu pai trouxe-a de África em 1984. Deixou de poder conduzir, e encostou a carrinha. O pai do actual proprietário tinha achado piada à carrinha, e acabaram por comprá-la e repará-la. Mas, devido a outros projectos, encostaram-na. Dizia ter gasto fortunas no restauro!

Bem, com isto, impôs um preço: 1500€

Como se tinha vendido há pouco tempo a VW, o meu pai disse ao vendedor que só a comprava pelo dinheiro que recebeu da venda da pão-de-forma. O vendedor disse que ia pensar, até que, uma semana depois, recebemos luz verde!

Capítulo III-a viagem
Toca a levar mala de ferramentas, para o caso de algo correr mal. A carrinha não tinha inspecção nem seguro há mais de um ano, mas decidiu-se arriscar, mesmo sem sabendo o seu estado real, nem sequer sabíamos se ia pegar!

Ligou-se a bateria, deu-se à chave durante uns bons segundos e vóila! O A-series lá decidiu acordar.

Ia eu e o meu irmão noutro carro e o meu pai na Datsun. Primeira impressão: tem um roncar engraçado, mas... Parece ter uma fuga no escape.
Quando se chegou a casa, o meu pai apontou mais umas coisas: travava mal, a caixa tinha os rolamentos algo ruidosos.

Isto foi no dia 30-04-2008. Chegámos ás 2 e pouco da manhã a casa, e ás 7 tínhamos que sair para Viseu. Ainda ficámos a admirar a carrinha algum tempo, e o meu vizinho, ao ouvir um roncar diferente do que estava habituado, juntou-se à festa.

Eis a primeiras foto da maquina:



No dia seguinte, lá fomos para o Norte e, com a mais pura das coincidências, eis o que ele nos disse: Se tivessem chegado 5 minutos mais cedo, tinham visto a minha antiga Datsun, acabou de ser restaurada. Bem, depois desta frase, nós não resistimos em contar a nossa aventura do dia anterior. Ele ficou estupefacto! E não foi só ele - a minha mãe não sabia de nada. Não é preciso dizer mais nada, certo?  :)

ASJ

#1
Capítulo IV - chamada à terra

Durante a semana que estivémos em Viseu, a minha restante família cá das Caldas andou a apreciar a carrinha. Adoraram!
Mas também, é impossível resistir a este charme:

















Depois, a preparação para a IPO. Toca a levantá-la. E aqui veio o pior. Podres mal reparados, tubos ressequidos, de tudo havia um pouco. Até se pode ver que as grelhas de entrada de ar foram tapadas! E aqui veio a decisão: como, mesmo estando mal reparados, estão bem protegidos, a carrinha vai ser usada até necessitar um novo restauro, desta feita realizado de uma forma correcta. E assim foi!

Levou tubos de travão novos, e foi o suficiente!

Tirou-se a "casota do cão" da parte de trás da carrinha, e deu-se-lhe um banho.













E assim começou a carrinha a ser usada diáriamente! 8)

ASJ

Bem, a partir daqui, torna-se algo do género diário de bordo.

Em Novembro de 2008, enquanto o meu pai me levava até à escola numa manhã fria como tudo, vimos o indicador da temperatura a subir e, eventualmente, a chegar ao máximo, em plena AE. Saiu-se da autoestrada, meteu-se água numa estação de serviço e viu-se o problema - fuga pela bomba de água. No fim-de-semana seguinte, foi substituída.

Como a carrinha tem uma função mais "multiusos", a sua altura não se tornava conveniente. O meu pai sempre quis umas jantes 13", até porque em África a própria Nissan, mais tarde, acabou por tê-las como opcionais nestas carrinhas. Para além disso, é uma maneira de preservar as tampas das rodas.

Sempre quisémos umas iguais as do Sunny, e acabaram por aparecer - a 250km daqui! Não há problema, enquanto houver gasolina, a Datsun vai a todo o lado  :D
Eram estas as jantes:





Viagem de ida e volta, sem problemas.

Experimentaram-se as jantes:













Um dia de trabalho duro:


Antes de ir à inspecção, em Abril de 2009, fez-me uma muda de óleo, filtros e velas.







ASJ

Esqueci-me de uma coisa MUITO importante, que ocorreu em 2008.

Estava eu a estudar para os exames, na 2ª semana do mês de Junho, quando recebo a notícia: o meu avô estava hospitalizado. Nada de grave, apenas pedras na vesícula. Mas, como ele tinha deixado aquilo avançar imenso, tinha que ficar internado até se verificarem as condições necessárias para ser operado.

Dia 20, tenho o meu último exame. Nesse mesmo dia, sigo para Viseu com os meus pais, e no dia Seguinte visito o meu avô. Estava... normal! A contar as suas histórias de áfrica, com a mesma ternura de sempre. No dia seguinte, estava totalmente alterado. Não era ele. "Reacção à medicação", diziam os médicos. Eu, ingénuo, como qualquer miúdo com 14 anos, acreditei, e estranhei o facto de ver toda a gente à minha volta com um ar pesado.

Nesse Domingo voltei para as Caldas, e na Segunda-Feira ouço o roncar da Datsun a chegar a casa por volta do meio-dia. Estranho... O meu pai só chega às 13. Vi-o a entrar com os olhos carregados... O pior, infelizmente, tinha acontecido.

Uns meses depois, de modo a limpar alguma "tralha" que o meu avô tinha deixado na sua garagem, a Datsun foi até Viseu.

Já que lá estávamos, tentámos falar com o dono daquela que pertenceu ao meu avô - porque não?

Ele não estava, mas como o avisaram que tinhamos andado à procura dele, ele passou por nossa casa pouco depois. Deixou o meu irmão conduzir a Datsun 1400, e eu fui a pendura... E aqui se vê a diferença entre uma e outra  :) :D Pensava eu que a diferença não fosse muita, mas aquele A14 mexe-se bem.

Aqui está a 1400, depois do restauro:



E as duas maninhas juntas, com os dois maninhos juntos  8)





Começou-se a carregar a carrinha (a Fundador é do meu vizinho):





E assim foi! :D

ASJ

Voltando a 2009, a Julho, mais precisamente:O meu irmão mudou de Casa, em Lisboa.

Toca a carregar a nipónica.









A uns metros dali, estava um irmão da minha 1200.





E ainda passou pelo encontro mensal do Portal dos Clássicos.

Entretanto leva uma panela de escape nova, porque a antiga... Enfim.







Eis os efeitos do uso diário - Este lixo estava todo na carrinha:



E exteriormente, também estava toda badalhoca - o branco não ajuda  :)





E assim foi o ano de 2009.


ASJ

O ano começou com esta marca:


Depois, o meu irmão "mais velho", que agora voltava para as Caldas, necessitava de transporte para os móveis.
Os meus tios insistiram em que levássemos a carrinha deles. (sim, também tem o volante do lado direito  :D)



E a Datsun ficou em casa.


... Ou não. Nem sequer saímos das Caldas quando a VW fura um pneu. Troca-se, volta-se a casa, e segue-se caminho de 1200! Eis a prova que a Datsun não gosta de parar, até roga pragas aos outros carros!



Janeiro de 2010 foi mesmo um mês negro para os meus clássicos no "activo".

Primeiro, parte-se o para-brisas da Mini Van, que na altura estava a ser usada pelo meu irmão, que estuda em Leiria.



Então, ele levou a Datsun. Lá, encontrou-se com uma irmã "desportista", de um colega dele.







Na semana seguinte, felizmente com a Mini já pronta, foi a vez da Datsun. (não sei como colocar videos do youtube, por isso deixei o link)

MOV00006.MP4

Trata-se da caixa de velocidades - partiram-se os rolamentos. Felizmente, foi perto de casa, pelo que se voltou para trás. Só a marcha-atrás é que não funcionava.






















ASJ

Já tudo limpinho:





Eis o problema:





Descobriu-se outro problema: relas podres.









Relas novas



E, por fim, um teste:
MOV00146.MP4

Depois, chão com ela:



E uma voltinha rápida:

MOV00149.MP4

Para acabar com a maré de azar, algo que me deixou irritadíssimo!

Assim, parece estar tudo bem, certo?



Assim já não  >:D



Ainda tenho é isto para lhe montar:


Toylex

Parabéns por esse exemplar, estima-a  :thumbsup
José Manuel Santos - Sócio AJA nº51

Flyingtiger

Parabéns pela bela e não muito comum máquina que aí tens. :lol :thumbsup
José Tavares  - -  A melhor descompressão que poderás ter, será sempre a "compressão" do pedal direito.

Crashed

Parabéns pela belíssima pickup que ai tens  :clap: :clap:
Sócio AJA #47
1978 Datsun 120y pickup [b120 ute] azul - Vendida
1991 Honda CRX 1.6iVT preto

blardY


Fui desenterrar este tópico porque tropecei nele numa busca no google, que é feito desta máquina??

Estive a rever todo o tópico e adorei as imagens da bakkie a carregar água, com uma combinação de cores simplesmente fantástica  :thumbsup
Pedro Massa - Sócio AJA Nº10

Santos Silva

Este tópico tinha-me passado ao lado!!!

Tenho que ler tudo como se fosse uma reportagem pois agora não tenho tempo. Mas logo à noite não escapa!  :thumbsup
Santos Silva
Sócio Fundador nº7