AJUDA - Motor ISUZU (Opel Corsa 1.5D)

Iniciado por Jersey, 26 de Agosto de 2011, 11:29

Tópico anterior - Tópico seguinte

Jersey

O meu "Daily Driver" é um Opel Corsa 1.5D e claro está, com motor japonês (ISUZU)!
A um ano atrás, mandei recuperar/restaurar o motor! Foi tudo revisto, desde bloco, segmentos, pistões, etc.

Só que depois disso, fiquei com dois "problemas":
1. O motor ficou mais barulhento, até parece uma máquina de costura! Quero eu dizer, o barulho do motor ficou com um som mais agudo, isto é normal? Se não, o que posso fazer?
2. No depósito de água, que faz o apoio para o radiador, apesar de já ter mudado a tampa do mesmo continua a derramar, através da tampa, o anti-congelante (ver imagem). Como resolvo isto?


Agradeço a todos a vossa ajuda/ orientação
Atenciosamente, Roberto Henriques

kombota

Viva,

O facto do motor fazer mais barulho pode dever-se a muitos factores.

O funcionamento parece-te idêntico!? Está estável? Têm força? O barulho é metálico?

Agora esse circuito de refrigeração requer uma limpeza das boas... o que é estranho estar nesse estado uma vez que o motor foi aberto!? (o motor esteve muito desmontado!?)

Para limpar o circuito, o vinagre funciona bem.

Nelson (kombota)

Jersey

#2
Citação de: kombota em 26 de Agosto de 2011, 13:12
Viva,

O facto do motor fazer mais barulho pode dever-se a muitos factores.

O funcionamento parece-te idêntico!? Está estável? Têm força? O barulho é metálico?
Antes de mais agradeço a sua atenção, Nelson!
Sim, o funcionamento parece-me idêntico, está estável, tem mais força, mas o barulho parece-me ser mais metálico!

Citação
Agora esse circuito de refrigeração requer uma limpeza das boas... o que é estranho estar nesse estado uma vez que o motor foi aberto!? (o motor esteve muito desmontado!?)

Para limpar o circuito, o vinagre funciona bem.

Nelson (kombota)
Se o motor esteve muito desmontado!? Boa pergunta, não sei!
O que sei, é que já realizei algumas limpezas ao circuito de refrigeração (o que não é fácil, pois o radiador não tem um "bujão" na base para o despejar) e nada!
Atenciosamente, Roberto Henriques

Toylex

Essa ferrugem e o "cuspir" fora deve ser sintoma do circuito não estar totalmente livre, deves ter o radidor meio entupido, e assim até deve subir a temperatura.

O bater metálico, deve ter a ver com a injecção, mais avançada ou atrasada, ao montarem a bomba injectora devem-na colocar no ponto certo.

Tenho muito boa impressão desses motores, tenho Corsas B com o motor Isuzu 1.7 que é uma evolação desse 1.5 e ainda esta semana um dos meus Corsas virou os 500,000 kilometros, e posso garantir que está como no dia em que chegou a casa novo, fumo 0 barulhos 0 consumos 5* anda 5* estou convencido que vai chegar aos 800,000 kms sem problema nenhum, são os últimos de uma geração de motores super económicos em manutenção e problemas ( o meu problema é decidir a compra sobre os actuais comerciais, pois tirando o Yaris 1.4 d4d o resto não faz 150,000 sem mexer nos motores e turbos rebentados...)

Os cuidados necessários nestes 1.5 e 1.7 é a troca de radiador a cada 100 150,000 kms bombas de água sempre vigiadas e óleo ao nível, desta forma estes motores são indestrutíveis...
José Manuel Santos - Sócio AJA nº51

Jersey

Obrigado, José M.Santos, pelas respostas!
CitaçãoEssa ferrugem e o "cuspir" fora deve ser sintoma do circuito não estar totalmente livre, deves ter o radidor meio entupido, e assim até deve subir a temperatura.
Sintoma do circuito não estar totalmente livre logo radiador meio entupido, muito bem vou mandar verificar isso! Contudo, por estranho que pareça a temperatura não tem subido, para além do normal!

CitaçãoO bater metálico, deve ter a ver com a injecção, mais avançada ou atrasada, ao montarem a bomba injectora devem-na colocar no ponto certo.
Ok, devo então mandar verificar a bomba injectora!

CitaçãoTenho muito boa impressão desses motores, tenho Corsas B com o motor Isuzu 1.7 que é uma evolação desse 1.5 e ainda esta semana um dos meus Corsas virou os 500,000 kilometros, e posso garantir que está como no dia em que chegou a casa novo, fumo 0 barulhos 0 consumos 5* anda 5* estou convencido que vai chegar aos 800,000 kms sem problema nenhum, são os últimos de uma geração de motores super económicos em manutenção e problemas ( o meu problema é decidir a compra sobre os actuais comerciais, pois tirando o Yaris 1.4 d4d o resto não faz 150,000 sem mexer nos motores e turbos rebentados...)

Os cuidados necessários nestes 1.5 e 1.7 é a troca de radiador a cada 100 150,000 kms bombas de água sempre vigiadas e óleo ao nível, desta forma estes motores são indestrutíveis...
Por experiência própria, partilho da sua opinião em relação a estes motores! Foi baseado nisto, que decidi investir num carro com alguns anos e recuperar o seu motor!  :thumbsup
Atenciosamente, Roberto Henriques

crxbtd

Esse circuito de refrigeração, minha nossa senhora...

Eu tenho um corsa 1.5 td, com 290 000, nunca levou um radiador, mas tá tudo da cor do liquido de refrigeração, ou seja verde...
Eu tirei os dois termostatos que ele tem, pois este motor tem problemas na concepção, o fluxo de agua é muito baixo pq os canais são muito apertados, de resto nuca teve nenhum problema, é um motor de guerra, a unica coisa que mudei neste carro foi um alternador, de resto 290 000, só com material de manutençao e distribuição

Jersey

CitaçãoEsse circuito de refrigeração, minha nossa senhora...
Realmente crxbtd:-[ tenho que resolver esta situação o mais rápido possível!
Atenciosamente, Roberto Henriques

Janpas

Boas

Jersey, ouvi falar que a creolina (pouca quantidade) é do melhor para limpar o circuito de água.
Modo de Acção:
1- Deitar uma ou duas medidas (tampa) de creolina dentro do Radiador
2- Fazer uns 500 a 1000km com a creolina dentro do circuito
3- Deitar toda a água fora (podes colocar uma mangueira a entrar e deixar aberto o Radiador até que saia água limpa, já que não tens abertura no fundo
4- Deitar anti-congelante e sangrar o sistema

Pontos contra - A creolina vai descobrir todos os tubos com pequenas fendas porque vai limpar toda a "jorra"

Saudações Nipónicas
Sócio nº50

Na BOA a semana VOA
有り難う

Jersey

Sr.Salomão, obrigado por mais esta ajuda!  :thumbsup
Atenciosamente, Roberto Henriques

Jersey

De momento, estou a experimentar a receita dada, anteriormente pelo Sr.Salomão!
Vamos lá aguardar, pelos resultados!  ::)
Atenciosamente, Roberto Henriques