Toyota Corona GSL 2000 ( Versão Sul-Africana )

Iniciado por 2400GT, 03 de Setembro de 2011, 00:14

Tópico anterior - Tópico seguinte

2400GT

Boas.

Como alguns sabem, ando á cerca de um ano a restaurar aos poucos ( conforme me vai dando a vontade ) um Totota Corona 2000 GSL, modelo RT85 JDM, versão que só foi fabricada para os mercados Japonês, Australiano e tb RSA ( Republica Sul Africana ).

Para Portugal por aquilo que julgo saber,  existiram os RT81 com 1600 e mais tarde 1800cc, com os interiores de manometros quadrados ( este por dentro parece o Celica da altura ).

Descobrí este carro quando ia almoçar na margem sul, parado num descampado ao lado de uma oficina, onde tinha sido colocado fazia 3 meses, pelo dono da oficina onde estava há mais de 18 anos parado.....

Como devem calcular, e dado que ainda por cima o carro é RHD ( nunca os fizeram LHD ), o destino desta raridade era o sucateiro em breve, e já la tinham andado uns curiosos a mexer no carro ( a estragar basicamente...), para lhe levarem os frisos dos vidros que estão em falta, e o automático dos piscas....fizeram tb o favor de lhe perder a chave, o que me obrigou a desmontar o canhão da fechadura e enviar para a casa das chaves logo após a compra  >:D

O que mais impressionava no carro éra ver um Toyota de 1971 sem vestígio de ferrugem em lado nenhum, o carro estáva virtualmente impecável, fruto de sempre ter sido carro de garagem, e de ter vivido alguns anos na África do Sul, onde o sol reina a maior parte do tempo, tendo sido trazido para PT pelo seu anterior proprietário em 1976.

Os interiores estão rigorosamente impecáveis e apenas as alcatifas estavam velhas, assim com a pintura que estava bastante queimada pelo sol por ser vermelha ( RAL 3003 Ruby Red ).

O carro passava a maior parte do tempo parado na garagem e só era usado nas férias, por isso tem 70.000km's....entretanto o homem regressou definitivamente para a RSA e ofereceu o carro ao dito mecânico que não lhe ligava nada e assim ficou tapado com uma manta na oficina 18 anos até ir para a rua e Eu o ver  :D

Aqui esta a foto de TLM no descampado no dia em que o encontrei/salvei, e comprei na mesma hora que o ví ( o que me chamou a atenção foram os espelhos é claro )  :green: :



A mecânica estava completamente acamada, os travões colados, o motor rodava, mas não tinha chave para o tentar por a trabalhar e a direcção estava trancada.....O preço foi simpático e assim chamei o reboque e foi para casa logo naquele dia á tarde e assim ganhei mais uma dôr de cabeça, que dura á cerca de um ano, e cujo projecto se encontra agora bastante adiantado.

Amanhã coloco umas fotos e as peripécias deste restauro, fica aqui uma foto de como está o compartimento do motor e por ela já podem calcular uma parte do trabalho que efectuei até agora....



Abraços

Jorge

PS : Imagem do carro na publicidade da época :





" O homem acredita mais com os olhos do que com os ouvidos. Por isso longo é o caminho através de normas e regras, curto e eficaz o que é dado pelo exemplo ( Séneca, Sec IV, AC ) "

Toylex

Uma maravilha, parabéns  :clap:

A ver pela zona de motor, está a ficar Muito Bom, com boa vontade vai até ao fim   :thumbsup
José Manuel Santos - Sócio AJA nº51

Umtali

Muitos parabéns pelo trabalho Jorge e continuação de bom trabalho pois já não deve demorar muito a devolver mais um JA à estrada (ainda por cima um RHD  :assobio:thumbsup
João Freire - Sócio AJA nº 11

2400GT

Obrigado a Todos pelos comentários ao meu Corona  :thumbsup

Tb queria deixar um especial agradecimento ao Fausto, a quem tenho ligado de vez em quando a perguntar informações acerca dos Toyota Corona, pois ele conhece o modelo muito bem, e Eu percebo mais é de Datsun.....

Depois de levar o embrulho para casa, os primeiros trabalhos que efectuei foram resolver a questão da falta da chave e o problema dos travões colados.

Como graças a Deus, existem a WWW e o Ebay que resolvem muita coisa, tive de mandar vir quase tudo até agora para o carro da Australia, através do EBay.au.

Ao nível da travagem tudo foi substituido, desde bombas centrais aos tubos flexíveis, ás polies, e aos calços, sendo que as maxilas da frente foram reconstruidas por mim com vedantes novos..... até tubos rigidos trocou, pois tudo estava acamado e entupido  ::) do original só ficaram os discos da frente que estavam em muito bom estado.

Já que estava debaixo do carro, tratei o fundo e ficou como novo como as imagens mostram, não tirei muitas fotos nesta fase ( perguiça ), mas dá para ver o que foi feito...só nesta fase entre chegar o material e o trabalho propriamente dito, passaram-se uns bons 3 meses.













De seguida passei para a embraiagem, que apesar de estar colada, depois de alguma persistência descolou, e levou as bombas central e secundárias novas, foi afinado o pedal e ficou impecável...Aqui mais uma foto do motor do carro, amanhã coloco mais fotos e detalhes do restauro.



Bombas centrais travões e embraiagem novas





Abraços

Jorge











" O homem acredita mais com os olhos do que com os ouvidos. Por isso longo é o caminho através de normas e regras, curto e eficaz o que é dado pelo exemplo ( Séneca, Sec IV, AC ) "

Flyingtiger

Parabéns, tens aí um trabalho bem realizado  :thumbsup, estou cheio de vontade de ver algumas fotos desse interior ao estilo Celica  :lol
José Tavares  - -  A melhor descompressão que poderás ter, será sempre a "compressão" do pedal direito.

2400GT

Quando acabei de resolver os problemas da travagem e da embraiagem, passei para o motor.

As primeiras tentativas foram decepcionantes, pois o carro tentava pegar mas não passava disso...Após uns bons 3 finais de tarde á guerra com cabos de velas, velas, distribuidor, bobines, etc....etc......descobrí por acaso ao dar á chave do lado de fora da janela o problema....

Não saia fumo do carro atrás logo...o escape estava entupido.

Depois de muito procurar, encontrei um escape original no EBay.uk e quando ele chegou foi só montar, confirmar tudo o que tinha feito antes e voilá ! Á segunda vez que dei á chave pegou com um roncar surdo e um ratére tal que os meu cães desapareceram durante o resto do dia para a parte de trás da casa   :lol :lol :lol

Em relação á zona do motor levou praticamente tudo novo, e fui montado consoante as peças iam chegando...de memória :

Cabos de velas, velas, bobine, platinado, condensador,bomba de gasolina,bateria, tubos de radiador, limpeza e pintura do radiador, termostato,filtros de ar, gasolina e óleo, óleo 10w40 Castrol GTX, tampa do distribuidor, regulador de tensão, e para finalizar um carburador novinho em folha que conseguí encontrar no Ebay.us, além de uma data de outras pequenas coisas de promenor.

Trabalhou muito bem durante uma semana, depois voltou a não querer pegar   :duh:

Passei-me da tola    :tijolos

Depois de mais uns testes e de tirar a tampa do carburador lá descobrí o problema....Estava tudo entupido, ou seja, o depósito de gasolina estava contaminado por dentro....

Amanhã conto-vos como resolví mais este problema, entretanto mais umas fotos da máquina

Abraços

Jorge


A gravação na tampa das válvulas não deixa dúvidas : TSA - Toyota South Africa



Coisa rara de ser vista cá pelo burgo ;)



Quando desmontei o radiador e as grelhas, aproveitei e tratei a frente interior do carro



Logos :







" O homem acredita mais com os olhos do que com os ouvidos. Por isso longo é o caminho através de normas e regras, curto e eficaz o que é dado pelo exemplo ( Séneca, Sec IV, AC ) "

Umtali

CitaçãoA gravação na tampa das válvulas não deixa dúvidas : TSA - Toyota South Africa

Para quem não sabe, a Toyota tem fabrica na Africa do Sul e fabricava (não tenho acompanhado aquele mercado ultimamente...) muitos dos componentes localmente (à semelhança da Datsun) ... da mesma forma que aplicavam acessórios iguais numa vasta gama de modelos (p.ex. volante Corona na Hilux, etc !!!)  :thumbsup
João Freire - Sócio AJA nº 11

dms

ない明日がないかのように毎日住んでいる!
Diogo Dimas

mizé

O carro está muito bonito!

Bem sei, por experiência propria, o que é procurar peças: às vezes um verdadeiro inferno!

Mas depois compensa, se compensa!

E a carroçaria desse está bem, o que facilita bastante.

Continuação de bom trabalho
Cedric: excelente comportamento em estrada
Mizé - Sócia Nº54

blardY


Irra, estava a ver que envelhecia sem ver fotos do maquinão!!  :green:
Sem dúvidas que fizeste bem em agarrar esse maquinão, mais um modelo diferente que veio para cá e merece ser bem tratado.
Como sei que és um rapaz dado à "bricolagE" e tens conhecimento suficiente para te desenrascares de qualquer "bruxedo" que se agarre à máquina (conta-nos o episódio do depósito da gasolina), foi cair em mãos certas. Aliado a isso tens a ajuda interminável do nosso amigo Fausto Silveira, por isso esse carro está em condições de no dia 9 de Outubro estar parado lado a lado com outros dois sul africanos em São Pedro do Estoril  :green:

Reparei que as bombas e os discos do teu carro são iguais ou muito semelhantes aos dos Datsun´s PB210 sul africados!
Parabéns pelo trabalho, a zona do motor está fantástica. Mostra-nos os interiores.

Mais um JA para a tua fantástica colecção (non-JAp´s excluded)  :thumbsup
Pedro Massa - Sócio AJA Nº10

LCNeto

Luís Neto
Sócio AJA nº 53

FC

grande maquina
estou com uma pequena duvida,os para choques em preto.
julgo que são cromados,mas como veio da Africa do sul, pondero serem em preto.
Eu sou suspeito mas é um modelo muito bonito esse RT85
esta carroçaria em Portugal é RT81,RT84 e equipa com varios motores todos de 4 cilindros sempre acima de 1500 cm3
Jorge continua com o excelente trabalho e alguma duvida apita
PARABENS :thumbsup
Socio AJA nº 55

Umtali

Citaçãoestou com uma pequena duvida,os para choques em preto.
julgo que são cromados,mas como veio da Africa do sul, pondero serem em preto

Também sou da opinião que os para-choques são cromados ... como demonstra a publicidade e era costume na época  :thumbsup
João Freire - Sócio AJA nº 11

2400GT

Sim, claro que os párachoques são cromados, alguém no passado os pintou de preto, pois deviam estar a precisar de re-cromar.

Estão no entanto em muito bom estado, o que vai facilitar o tratamento de cromagem que lhes vou dar.

Mais logo continuo com a "reportagem" do restauro.

Abraços

Jorge

" O homem acredita mais com os olhos do que com os ouvidos. Por isso longo é o caminho através de normas e regras, curto e eficaz o que é dado pelo exemplo ( Séneca, Sec IV, AC ) "

prelude guy

Jorge,

muito bom  :thumbsup

Aliás, vindo de ti nem se esperava outra coisa  :green:

Já está inscrito para o informal de Outubro?  :angel:
Toyota Celica 1973 vs. Honda Prelude 1982
Luís Duarte (Associado AJA #25)