Toyota Corona GSL 2000 ( Versão Sul-Africana )

Iniciado por 2400GT, 03 de Setembro de 2011, 00:14

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2400GT

Citação de: prelude guy em 23 de Setembro de 2011, 17:17
Eu acho que se quisesses mesmo, o levavas ao informal de 9 de Out...  :assobio

Olha, faltam as capas dos pedias. Pelo desenho parecem iguais aos nossos Coronas e a Toyota ainda tem isso novo a 3 Euros cada capa  :thumbsup

Exacto, estava a ver que ninguém notava....

Já estão encomendadas no EBay.

:green:

" O homem acredita mais com os olhos do que com os ouvidos. Por isso longo é o caminho através de normas e regras, curto e eficaz o que é dado pelo exemplo ( Séneca, Sec IV, AC ) "

dms

e uma pessoa a fazer trabalho dessa qualidade em casa...
ない明日がないかのように毎日住んでいる!
Diogo Dimas

2400GT

#47
Aqui vai mais um update do restauro.

Depois de concluido o interior, faltava apenas fazer algo que deixei propositadamente para o final, pois era obra que requeria tempo e acima de tudo, "paciência".... ::)

Falo-vos do interior do porta-luvas do Corona, no qual um casal de roedores achou por bem em tempos fazer um ninho, e que estava dividido ( rasgado ) em 4 partes, e estava completamente torcido...   :wall

Depois de o retirar do sitio com muito calma, e de o limpar muito bem por causa dos tais hóspedes indesejados, comecei por reforçar o exterior com fita de aluminio de forma a tentar apanhar o formato original da peça, e o resultado foi este ( parecia um chapéu de um pobre ) :









Depois de analisar a peça e concluir que estava demasiado estragada para ficar alguma coisa de "jeito" mesmo depois de restaurada, e dado que o meu carro é RHD e os porta luvas dos LHD não cabem no sitio deste, decidi-me a fazer um porta-luvas novo, mas em fibra de vidro, utilizando para esse efeito a base do original.

Assim sendo, comecei por reforçar o porta-luvas com jornal amarrotado no interior e fita-cola no exterior, de forma a apanhar o melhor possivel o formato original da peça :











Terminada esta parte, comecei por fazer um contra-molde do interior da peça, utilizando para o efeito gesso misturado com água e patches de ligaduras ( gazes ), de forma a reforçar o molde depois de seco, dando-lhe resistência ( tal como se faz nos hospitais aos ossos partidos ). O contra-molde teve de ser feito do interior para apanhar as cotas e as formas por dentro, pois caso fizesse pelo exterior, a peça final não ia encaixar do rasgo do tablier, por ser demasiado grande.

Este processo demorou dois dias, tem de ser feito por fases conforme o molde vai secando e ganhando resistência, aplicando-se várias camadas sucessivas, até ficar minimamente resistente para suportar a fase seguinte :















Contra-Molde em bruto quase finalizado :



Depois de praticamente seco :








Após esta fase, o contra-molde foi totalmente passado á lixa, de forma a ser preparado para o processo seguinte, ou seja, o molde desta peça feito em resina de fibra de vidro.

Este processo baseia-se na utilização de manta fina de fibra de vidro, resina e catalizador, distribuidos uniformemente por camadas ( é preciso ter mão e saber as quantidades certas de cada produto...).... ficam aqui 3 fotos desta fase, não tirei muitas pois não se pode perder muito tempo a manusear a resina, que endurece muito rapidamente, adquirindo a consistência do betão em cerca de 8 a 10 minutos por camada :







Durante esta fase, foi tb aplicada na parte exterior da nova peça, uma cantoneira em "L" de plástico, de forma a fazer a parte exterior do porta-luvas, que aparafusa no tablier do carro. Esta cantoneira foi simplesmente fibrada na estrutura , tendo-lhe sido feitos alguns furos de 5mm no interior, de forma que a resina possa penetrar nos mesmos e dar ainda mais resistência á ligação  :green:

Depois de bem seco ( cerca de 3 horas mais ou menos ), partiu-se o molde interior em gesso e depois de bem limpa a nova peça no interior, o resultado foi este, antes do acabamento final :





De seguida foi simplesmente passada á lixa, de forma a retirar a maior parte das imperfeições, principalmente no interior, e efectuar as furações nos locais proprios ( luz interior do porta-luvas, fecho, etc....) :















Finalmente, depois de uns bons 4 ou 5 dias de trabalho, e após mais uns toques de lixa fina, bastou apenas pintar a peça com um spray preto fosco e voilá, temos um porta luvas para o Corona como novo e bem mais resistente que o original  

( Para os mais perfecionistas, ainda podia aplicar Gel-coating na peça para ficar completamente lisa, e mandar flocar o interior para ter ainda melhor aparência, mas o original era em cartão preto mate, sem nada dessas "mariquices"...  )

O resultado final foi este :











Depois coloco fotos do novo porta-luvas já montado no interior do tablier do Corona.

Abraços

Jorge
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toyota1000

Mas que grande trabalheira  :D :D

Mas já ficou com outro aspecto!!!
Toyota 1000 - 72 / Toyota Hiace - 87 / Nissan Sunny - 93 / Mitsubishi Galant - 95

dms

não seria bom de revestir a napa? dar um aspecto mais original
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Diogo Dimas

2400GT

Boas.

No ultimo encontro Informal do AJA Sul, em conversa com o Zé Corona, falamos acerca do autocolante que se cola na lateral da panela do filtro de ar dos Toyota Corona.

No Ebay consegue-se arranjar o mesmo para alguns modelos, mas para o motor 18R nunca encontrei.

Como Zé Corona tinha por lá uma panela de filtro de ar com um autocolante desses, conseguí remover o mesmo e fazer um scan que coloco em formato digital máximo á disposição dos interessados via email, pois o ficheiro tem 6 megas...basta enviarem MP.

Não ficou mesmo igual, pois o raio do autocolante é prateado e reflete a luz do scanner, mas há falta de melhor e caso não se tenha nenhum, este tem de servir.....basta imprimir em alta definição em papel foto ou autocolante brilhante e fica bastante aceitável.

Aqui vai uma imagem do mesmo em baixa definição.

Abraços

Jorge

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Santos Silva

Manda-me a imagem em alta definição para o AJA poder reproduzi-los e colocar à venda conforme já temos outros no merchandise.
Santos Silva
Sócio Fundador nº7

2400GT

Olá.

Manda-me o teu email por MP, pois não o tenho.

A imagem mesmo em alta definição não fica grande espingarda, pois a luz do scanner fica refletida no prateado...

O Autocolante até se consegue fazer de novo, utilizando os mesmos caractéres que estão na imagem, mas depois tem de se imprimir em papel prateado, e o melhor mesmo é fazer numa gráfica uns quantos que ficam rigorosamente iguais.

Abraço

Jorge

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Francisco Rebelo

Bem vou desenterrar este tópico, mas é por uma boa causa
Vou  começar em breve a restaurar um corona e gostei do que aqui vi bem como já me deu umas ideias para algumas reparações que vou ter que fazer.
Gostava de perguntar ao autor se entretanto finalizou o projeto a nivel de exterior, pintura etc

Cumprimentos
Francisco Rebelo

mcorreia

Cumprimentos,
Miguel Correia
(Datsun 1200 "GX" Coupe & Datsun 2000 "fairlady" & Toyota Corolla GT coupé AE86 PH1)