Autor Tópico: Afinar folga das válvulas  (Lida 1981 vezes)

Offline prelude guy

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Afinar folga das válvulas
« em: 30 de Dezembro de 2010, 23:56 »
Malta,

o assunto é MESMO sério  >:D  :-[

O Hélder, que já teve o prazer, embora curto, de ser chefe de oficina do concessionário Mitsubishi daqui, emprestou-me o manual de oficina do motor que tenho no meu Carisma. Pus-me a ler tudo atentamente e fiquei quase para o petrificado  :-[ quando vi que a recomendação para a afinação da folga de válvulas difere da que vem, tanto no manual de utilizador, como no Autodata.

A diferença é:
Manual de utilizador e Autodata: ver folga a quente,
Válv. admissão: 0,20,
Válv. escape: 0,30.

Manual de oficina da Mitsubishi: ver folga a frio,
Válv. admissão: 0,09,
Válv. escape: 0,20.

Nesta altura, já estava a mandar vir um jogo de apalpa-folgas com todas as medidas pequeninas, de modo que, assim que pude, pus mãos ao trabalho. Como a prática é pouca demorei 2 horas nisso (também 16 válvulas não ajuda), mas deixei tudo com a folga impecavelmente regulada.
O melhor veio depois, o motor ficou super silencioso, suave e eficaz!!!
A minha conclusão disto tudo é simples: as marcas não deixam sair toda a informação; mantêm os segredos que podem consigo e depois quem está de fora nunca consegue o mesmo resultado. É claro que folga a mais não é perigoso para o motor (a falta de folga é que o é), mas reduz a suavidade do conjunto.

Não quero fazer mais dissertações sobre a importância duma correcta afinação e de como o fazer. Queria antes saber se alguém daqui tem acesso a dados "from inside". Para que possamos fazer um trabalho em condições.

por exemplo, para o Celica eu tenho:
Owners Workshop Manual (Brooklands):
válv. admissão: a quente: 0,20; a frio: 0,18 (acho que isto devia ser ao contrário, mas quem sou eu  ???  ::))
Válv. escape: a quente: 0,33; a frio: 0,30

Autodata: (ver folga a quente - o que é uma completa parvoíce  :duh:)
válv. admissão: 0,2
válv. escape: 0,33

Batem certos os dois, mas eu não estou nada, mas mesmo nada convencido  :assobio
Se alguém conseguir confirmar isto com dados usados nas oficinas Toyota (ou outros; já vi que o autocolante da tampa do filtro dos KE20 traz recomendações de afinação) é que era  :thumbsup

Para o Prelude tenho:
Automotive Repair Manual (Haynes) (ver com motor frio):
Válv. admissão: 0,12 - 0,17
Válv. escape: 0,25 - 0,30

Autodata (ver a frio):
Válv. admissão: 0,10 - 0,17
Válv. escape: 0,25 - 0,30

Assim que me der na mona, vou reajustar as do Honda para 0,10 e 0,25 mesmo justas aí e ver que tal fica de matraquear  :) porque qualquer um dos carros faz muito barulho e é daqui, quase certo  ::) ::)

... o que ajudaria a justificar uma discussãozinha sobre o motor do meu TA22  :thumbsup
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Luís Duarte (Associado AJA #25)

Offline Santos Silva

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Re: Afinar folga das válvulas
« Responder #1 em: 01 de Janeiro de 2011, 19:06 »
Resumindo, o que tu estás a dizer é que devemos usar os dados das marcas!!!

Se precisas dos do Celica, eu penso que os tenho.

Mas também te digo que afinar a quente é o ideal (para quem for rápido) pois é a quente que as valvulas trabalham...
Santos Silva
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Offline Dário Simoes

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Re: Afinar folga das válvulas
« Responder #2 em: 02 de Janeiro de 2011, 17:27 »
entao eu tambem deixo aqui um pequeno segredo para os motores k em geral da toyota que teem sempre aquele "tic tic tic" de valvulas
o que se passa é que as folgas que veem no manual de utilizador sao grandes demais e entao por tentativa e erro cheguei a estes valores

a frio valvulas de escape: 0.15
       valvulas de admiçao:0.10

e o resultado é um motor suave e silencioso  :thumbsup

Offline Kaizen

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Re: Afinar folga das válvulas
« Responder #3 em: 02 de Janeiro de 2011, 21:28 »
Fico contente de saber que vais tirar o motor do Fiesta 1.1 que tens no TA22.

2ª Foto
http://www.amigosjaponesesantigos.pt/forum/index.php?topic=7445.msg182616#new
Rui Coelho
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Offline prelude guy

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Re: Afinar folga das válvulas
« Responder #4 em: 03 de Janeiro de 2011, 11:27 »
Santos Silva, claro que devemos usar os dados das marcas, que neste caso só aparecem nos manuais da oficina  :assobio!

Rui, a imagem é para o motor 3K, mas confirma que as folgas que aí vêm são bem menores que o que anda a circular "cá fora". 0,08 e 0,18 (a frio) é mais justo que aquilo que deixei no Mitsubishi Carisma...

Ah, e quanto a ver-se a quente... Sim, o motor trabalha a quente, mas: 1. queimamos os dedos a fazer o trabalho (mesmo); 2. quando se começa ainda está perto dos 90º, mas quando se acaba se calhar está a 50º  :-[). Por isso, as marcas que indiquem um valor adequado para se fazer a frio  :)

Bom, mas já vi que para o 2TB vou-me safar.
E alguém com contactos na Honda para descobrir isto para o motor EL?

É que esta minha "dificuldade" é a de muitos, e o Dário confirma que os manuais trazem folgas exageradas...
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Luís Duarte (Associado AJA #25)

Offline Kaizen

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Re: Afinar folga das válvulas
« Responder #5 em: 03 de Janeiro de 2011, 12:00 »
Esses manuais piratas que tu consultas... foi só para pegar contigo...

... por vezes demonstram valores limite de desgaste ou folga das peças.
Rui Coelho
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Offline prelude guy

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Re: Afinar folga das válvulas
« Responder #6 em: 04 de Janeiro de 2011, 22:52 »

Se precisas dos do Celica, eu penso que os tenho.


É só para confirmar que não te esqueces...  :assobio
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Luís Duarte (Associado AJA #25)

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Re: Afinar folga das válvulas
« Responder #7 em: 10 de Janeiro de 2011, 09:22 »

Se precisas dos do Celica, eu penso que os tenho.


É só para confirmar que não te esqueces...  :assobio

Eu preciso dos do Celica, que pensas que tens...  :assobio
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Luís Duarte (Associado AJA #25)

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Re: Afinar folga das válvulas
« Responder #8 em: 17 de Janeiro de 2011, 16:57 »

Se precisas dos do Celica, eu penso que os tenho.


É só para confirmar que não te esqueces...  :assobio

Eu preciso dos do Celica, que pensas que tens...  :assobio

Bem, para o Santos Silva não ficar com fama de esquecido, é para registar que me telefonou a dar os valores que tem do manual de oficina, para o 2T-B (e 2 T-C):
(Folga a frio):
Válvulas de admissão: 0,18mm
Válvulas de escape: 0,30mm
Ou seja, é igual ao que eu tinha consultado. Afinal, na Toyota parece que não há truques escondidos... (só estranho é aqueles valores tão apertadinhos para o motor 3K)...  :-[   
« Última modificação: 17 de Janeiro de 2011, 17:02 por prelude guy »
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Offline Jersey

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Re: Afinar folga das válvulas
« Responder #9 em: 03 de Setembro de 2011, 14:45 »
Tópico interessante e informação precisa!
Obrigado a todos!  :thumbsup
Atenciosamente, Roberto Henriques

Offline Dário Simoes

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Re: Afinar folga das válvulas
« Responder #10 em: 05 de Outubro de 2011, 14:14 »
pois entao parece que os valores a que cheguei ainda nao sao os ideais, mas tambem nao falhou muito, bem mais proximo que o que fala no manual do utilizador do ke20 e ke30