Rally de Portugal Histórico - 2011

Iniciado por Kaizen, 13 de Outubro de 2011, 00:29

Tópico anterior - Tópico seguinte

blardY


Belas máquinas, este ano não tive disponibilidade de os ir ver passar na descida da pena... é um bonito espectáculo de se assistir à noite   :tijolos
Pedro Massa - Sócio AJA Nº10

Paulo Jorge Coutinho

Obrigado pela partilha!

O TA22, realmente, é o carro que me tira do sério...
>:D

s 800

Sócio AJA nº 6

s 800

Sócio AJA nº 6

s 800

Sócio AJA nº 6

s 800

Sócio AJA nº 6

rpm

Hidráulico. Usa-se muito em carros de rali, de drift, etc.
Não percebo muito bem porque é que estes carros estão tão "artilhados"...

Obrigado pelas excelentes fotos!


本田技研工業「夢の力」Associado AJA nº 65

s 800

Citação de: Rui Meireles em 09 de Novembro de 2011, 22:57
...
Não percebo muito bem porque é que estes carros estão tão "artilhados"...

...


Mas eu ajuda á explicação... para o travão. No resto da "artilharia" basta fazer um troço do RPH nas médias exigidas para a conclusão ser facil.
Numa das fotografias acima está o SSS do Rui Bevilaqua ( o vermelho) num gancho. Ganchos como aquele há "paletes" deles durante todo o percurso do RPH. Mádias de 50Km+iva, a subir e com ganchos... dão minutos de penalização com fartura. O travãozito hidraulico dá uma ajuda na minimização das perdas. Como, neste caso, o piloto não era de topo... outras razões deveria ter.
Sócio AJA nº 6

Contas

S800  e eu que julgava que isso eram carros só para 'saír ao Domingo'  :green:   :assobio

Ainda não foi este ano que o acompanhei nessa sessão fotográfica, mas...  :-X

Belas fotos! Muito obrigado pela partilha!  :clap:

RJB

Antes do mais, muito obrigado pelas fotos.
O andamento aqui exigido é, muitas vezes, ao nível de um rali "normal" com zonas muito dificilmente cumpríveis, e é exactamente isso que me atrai a estar aqui presente, neste rali de regularidade referido internacionalmente como "muito sport", e daí a forte presença de habitués das grandes provas como as Boucles de Spa, Monte Carlo, Córsega e outros.
Por isso a preparação de muitos destes carros é exactamente a mesma dos ralis tipo sprint ou de troços cronometrados, e explica o pormenor do travão de mão hidráulico, que também tenho mas não utilizo por não estar afinado, e muitas vezes perde-se mais tempo do que fazer certinho.
Quanto aos emblemas 1800SSS, tenho-os porque os descobri à venda no Japão, e como pretendo replicar os célebres 2000Proto que o Entreposto fez correr, e o do Van bergen era um 1800SSS (tal como também utilizado pelo Tony Fall), apesar de em Portugal aparecerem sempre 1600SSS por razões comerciais, decidi também usá-los e inscrever-me como tal.
Já agora, e porque aqui apareceu uma foto do meu motor, gostava de o explicar.
Atè 1977, a FIA em grupo 5 (onde também estavam os tais 2000 Proto usando o motor U20, os Citroen DS e SM cortados, etc), dava total liberdade às cabeças e assim aparecendo as célebres e mui raras OS Ginken e as dos LZ da Nissan, hoje existindo muito poucas e valendo fortunas. O mesmo foi aproveitado pela Ford para as Twim Cam e posteriores BDA e BDG dos Escorts, só que a Ford tinha à frente do Dept de Competição um senhor chamado Stuart Turner, que, além de dar carta branca à criatividade dos seus engenheiros, também lia regulamentos e ia homologando as várias evoluções, ao contrário dos nossos amigos japoneses a milhares de kms e a não ligarem a isso!
Os raros exemplares destas cabeças 2 árvores de cames e 16 válvulas, ainda correm na Austrália e Nova Zelândia, mas pela raridade, solicitaram à comissão de clássicos da FIA para autorizarem um motor de substituição, afim de pouparem estes, e assim foi autorizado o também raro FJ20, tal como na Europa, por exemplo, é autorizado os Fiat Abarth utilizarem a base Autobianchi Abarth A-112 para poupar os originais.
Com esta informação, fui à procura dum e encontrei no Japão, numa sucata e gripadíssimo, mas após muitos meses e pesquisas fui encontrando as necessárias peças para o reconstruir.
É este o que tenho e espero que dure muito, porque já não há peças.
Espero ter esclarecido.
Abraço

Kaizen

#25
O Corolla TE27 do Ove Andersson também correu com a cabeça de 16V no motor 2T-G.
E foi com esta configuração que ganhou o rali dos 1000 Lagos.

Diz-se que a potência subiu dos 150 para os 185cv.




@Rui Meireles - Compreendo a tua dúvida, mas tens de ver um rali de regularidade histórica e certamente vais ficar esclarecido. Tiveste o primeiro contacto com o passeio do AJA este ano que, apesar de ser uma brincadeira, os 5/6 da frente tiveram de se esmerar. Foi talvez o 2º mais fácil que fizemos, mas por exemplo, aquele que organizámos em 2007 "Dão Lafões" para se andar na frente era muito exigente. Valeu a chuva e o nevoeiro para abrandar a competitividade dos da frente. Este rali de Portugal Histórico é sempre a um ritmo intenso, daí a preparação dos carros. No próximo ano temos de combinar todos e ir assistir a um troço.  :thumbsup
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

rpm

Estou a compreender, obrigado. De facto não era algo que associasse a um rali de regularidade.

Mas estas provas não são feitas em estrada pública aberta? Se assim for parece-me haver um sério problema de segurança latente.
本田技研工業「夢の力」Associado AJA nº 65

RJB

Citação de: Rui Meireles em 10 de Novembro de 2011, 16:11
Estou a compreender, obrigado. De facto não era algo que associasse a um rali de regularidade.

Mas estas provas não são feitas em estrada pública aberta? Se assim for parece-me haver um sério problema de segurança latente.

Rui, essa questão é pertinente, mas a segurança dos carros é francamente superior e, publicamente a estrada é aberta, mas a excelente relação desta organização (a mesmo que faz o rali de Portugal do Campeonato do Mundo) com as autoridades, leva a que tudo seja feito com segurança de estrada fechada, e havendo forças policiais em todos os cruzamentos, assim como um profissional acompanhamento de meios médicos sempre disponíveis.
Como concorrente, a segurança é inquestionável.

Santos Silva

Muito bom recebermos estas informações de quem anda "lá dentro".

Obrigado Rui Bevilaqua! :thumbsup

Quem sabe um dia precisarei de saber melhor como é... :assobio
Santos Silva
Sócio Fundador nº7

prelude guy

É, realmente, quando são os intervenientes a dar a explicação é outra loiça  :clap:

Assim que o Rui Correia aqui colocou a foto do motor, deu para perceber de que carro era e para especular logo que havia de ser uma das raridades que ali estava instalada. Agora confirma-se, mesmo...

Eu também tinha ideia que, à excepção das passagens nos kartódromos, não havia necessidade de os carros serem tão performantes... mas afinal estava enganado.
Isto também ajuda a explicar a grelha de participantes que o Portugal Histórico tem.
Toyota Celica 1973 vs. Honda Prelude 1982
Luís Duarte (Associado AJA #25)