TOYOTA Racing revela TS 030

Iniciado por Camry 2200, 14 de Outubro de 2011, 16:44

Tópico anterior - Tópico seguinte

Camry 2200

[14 Out 2011 // Hugo Ribeiro]

É com enorme satisfação que a Toyota Motorsport GmbH (TMG) confirma que irá participar em várias corridas da temporada 2012 do novo FIA World Endurance Championship, incluindo as 24 Horas de Le Mans. O projecto terá como base um protótipo LMP1 TMG, com uma motorização híbrida gasolina produzida pela Toyota Motor Corporation no Japão.

Os exactos pormenores e a designação oficial serão confirmados nos próximos dias.

O Centro Técnico de Alta Performance sediado em Colónia, Alemanha, onde o chassis LMP1 foi desenhado, desenvolvido e  produzido, será a base da equipa. O carro deverá fazer os primeiros testes em pista entre o fim deste ano e o começo do próximo, antes de uma extenso programa de testes em 2012. Mais pormenores serão revelados em altura própria.

Tadashi Yamashina, Director Senior da Toyota Motor Corporation e Presidente da TMG: "A Toyota Motor Corporation já participou no passado em Le Mans, mas ao usar uma tecnologia híbrida, este será um desafio totalmente diferente. Queremos escrever uma nova página na História das 24 Horas de Le Mans, assim como do FIA World Endurance Championship, através da utilização da nossa tecnologia híbrida. Também queremos aprender com a experiência de competir num ambiente tão exigente de forma a melhorar a tecnologia dos nossos carros de produção. Le Mans é uma corrida lendária e eu gostava de agradecer ao ACO e à FIA pela sua cooperação positiva e construtiva nestes últimos meses."

Os premiados serviços de engenharia da TMG, incluindo todos os actuais serviços de competição, continuarão inalterados com este anúncio, que se espera providencie ímpeto a esta actividade empresarial de sucesso.

Fonte: comunicado de imprensa da Toyota Motorsport GmbH





http://www.lemansportugal.com/destaque/toyota-confirma-regresso-a-le-mans-com-lmp1-hibrido/
Miguel Vale - Associado AJA Nº69

Camry 2200

Miguel Vale - Associado AJA Nº69

Kaizen

14/10/2011

Toyota Motorsport confirma presença nas 24 h de Le Mans 2012 na categoria máxima LMP1

A Toyota Motorsports GmbH (TMG) confirmou a presença em várias corridas de resistência em provas integradas no Campeonato FIA de Resistência 2012, incluindo na mítica prova das 24 horas de Le Mans.
A participação vai ter como base a categoria dos chassis protótipos previstos para a classe LMP1, aliado a um sistema de propulsão híbrido desenvolvido pela Toyota Motor Corporation, no Japão.

Os objectivos oficiais traçados para a participação, assim como o nome oficial da equipa vão ser revelados nas próximas semanas. O centro técnico da TMG, situado em Colónia - Alemanha, é a base de desenvolvimento do chassis LMP1, o qual vai ser produzido nesse mesmo local.

A estreia deste modelo está prevista para o final de 2011, prevendo-se um extenso calendário de testes no início de 2012. Mais detalhes a confirmar posteriormente.

Tadashi Yamanshima, Director na Toyota Motor Corporation e Chairman TMG, comentou: "A Toyota Motor Corportaion já competiu em Le Mans, mas com a nossa tecnologia híbrida vai ser a primeira vez, revelando-se um grandioso desafio
técnico! Queremos escrever uma nova página na história das 24 horas de Le Mans para além do campeonato FIA de Endurance, com a estreia de uma motorização híbrida num carro de elevadas performances. Outro objectivo a que nos propomos é ganhar experiência e conhecimento sobre esta tecnologia num ambiente muito
exigente como o que é proporcionado durante uma corrida de resistência, para mais tarde aplicar nos carros de produção em serie. Le Mans é uma corrida lendária no mundo automóvel e, por essa razão, queríamos agradecer à ACO e à FIA pela preciosa cooperação prestada nos últimos meses.".

A TMG continuará a prestar os reconhecidos serviços de consultadoria, incluindo projectos desportivos independentes, nos moldes em que o tem feito.
Este novo projecto vai proporcionar à TMG adquirir conhecimentos na área da tecnologia híbrida em competição, esperando que possa ser uma mais-valia em futuros projectos.


Acerca da Toyota Motorsports GmbH:

A Toyota Motorsport GmbH (TMG) é um fornecedor de consultadoria em engenharia. Sedeado em Colónia, Alemanha desde 1979, conta com uma extensa experiência em carros de Rally, carros desportivos e Formula 1. Possui dois túneis de vento de topo e infra-estruturas únicas para desenvolvimento e pesquisa, assim como para produção. A TMG está equipada com a última tecnologia em termos de design e simulação de componentes, destacando-se no fornecimento de
serviços para o desporto automóvel e para a indústria automóvel. Em 2011, a TMG foi parceiro na conquista do campeonato do mundo de construtores na categoria Le Mans Endurance Series com a Rebellion Racing e a Lola, tendo também conquistado a volta mais rápida no circuito de Nurburgring Nordscheleife, utilizando uma motorização 100% eléctrica, no modelo EV TMG P001.
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

Camry 2200

O andamento desse EV TMG P001 é brutal! :icon_eek:

Se este novo carro para Le Mans estiver no seguimento dessa experiência, vai fazer mossa! Eu pessoalmente tenho esperança de ver os TDi partidos em 3 nesta prova! :D
Miguel Vale - Associado AJA Nº69

Wiky

 :dance:

Boas notícias!
um grande aliciante para acompanhar o Le Mans para o prox ano!
Gasolina é como religião: não se discute!!

Camry 2200

Fonte: Caetano Auto Setúbal
25-01-2012

"TOYOTA Racing revela TS 030, o híbrido de competição para o Campeonato Mundial de Endurance FIA 2012"




"A TOYOTA Racing anunciou os detalhes da sua participação no Campeonato Mundial de Endurance FIA, com dois monolugares.

A nova equipa, a TOYOTA Motorsport GmbH (TMG) sedeada em Colonia, Alemanha, vai fazer a sua estreia em prova a 5 de Maio nas 6 horas de Spa-Francorchamps, a segunda corrida do Campeonato do Mundo de Endurance FIA.





Com dois TS 030 HYBRID, equipados com a tecnologia híbrida, a TOYOTA Racing vai participar na mítica prova 24 horas de Le Mans (16-17 de Junho), nas 6 horas de Silverstone (25 de agosto) e nas 6 horas do Monte Fuji (14 de outubro) com o carro desenvolvido dentro de portas, com o código TS030. A participação nas restantes provas ainda não está completamente confirmada.

Com a formação de pilotos já confirmada para o primeiro carro, constituída por Alex Wurz, Nicolas Lapierre e Kazuki Nakajima, ainda estão em aberto os pilotos para o segundo TS030. Por outro lado, o italiano de Pescara, Andrea Caldarelli, juntou-se à equipa TOYOTA Racing como piloto júnior.

O HÍBRIDO TS030 é o sucessor da TOYOTA nos automóveis icónicos TS010 e TS020 que participaram também em Le Mans, demonstrando elevada competitividade ao alcançarem o pódio durante a década de 1990. A designação TS é um acrónimo para o TOYOTA desportivo.

A TOYOTA foi o primeiro construtor a confirmar a sua participação no Campeonato do Mundo de Endurance FIA recorrendo a um sistema híbrido, salientando a abordagem pioneira para esta tecnologia, que conta com mais de 3,5 milhões de veículos híbridos TOYOTA comercializados em todo o mundo.

O sistema de propulsão TOYOTA Hybrid System – Racing (THS-R) foi desenvolvido para proporcionar máxima performance; integrando o novo motor V8 de 3.4 litros a gasolina atmosférico aliado a um sistema híbrido com armazenamento da energia em condensadores, desenvolvidos pelo parceiro oficial da equipa, Nisshinbo.

A equipa vai avaliar a performance do HÍBRIDO TS030 no primeiro teste realizado segundo os regulamentos atuais. O TS030 vai utilizar um sistema que possui um motor elétrico dianteiro produzido pela Aisin AW e um motor elétrico na traseira desenvolvida pelo parceiro oficial DENSO.

Os regulamentos limitam os sistemas híbridos na recuperação máxima de energia a 500kJ entre as travagens, ao mesmo tempo que restringem a aplicação da  energia a apenas duas rodas.

Tal como acontece nos veículos convencionais "puro" híbridos Toyota, a energia elétrica proveniente da travagem é aproveitada para que o HÍBRIDO TS030 possa andar apenas em modo puramente elétrico, atingindo assim as zero emissões de gases poluentes e ausência de consumo de combustível.

Um novo chassis em fibra de carbono com as especificações da categoria LMP1 foi totalmente desenvolvido e produzido nas instalações da Toyota Motorsport na Alemanha, local onde todo os restantes componentes do TS030 foi montado e preparado para a estreia em Paul Ricard em Janeiro.




Durante a sessão exclusiva de testes realizadas na pista francesa, que incluiu testes noturnos, o HÍBRIDO TS030 completou várias centenas de quilómetros, mostrando um nível impressionante de fiabilidade e elevado desempenho ainda numa fase muito precoce do programa de desenvolvimento do carro, transmitindo confiança a toda a equipa.

Alex Wurz e Nicolas Lapierre rodaram bastante rápido com o HÍBRIDO TS030, aplicando toda a sua experiência na pista de Paul Ricard, ao mesmo tempo que apoiaram o piloto japonês de 30 anos, Hiroaki Ishiura na sua adaptação ao carro, uma vez que se trata de um candidato para se juntar à formação da equipa TOYOTA Racing nas corridas em que esta vai participar com dois carros.

Os parceiros oficiais para o desafio TOYOTA Racing - TS030 - incluem a ZENT, a Aisin, a Nippon Steel, a Takata, a Toyoda Gosei e a Michelin.




Yoshiaki Kinoshita, Presidente da equipa Toyota Racing, afirmou: "Obviamente adoraríamos ganhar Le Mans; penso ser o sonho de todos os participantes nesta corrida. Mas somos muito realistas e sabemos o que ainda vamos ter de desenvolver e aprender para defrontar uma concorrência muito forte. O nosso objetivo para este ano é o de mostrar o nível de competitividade do nosso carro e, particularmente, o desempenho do sistema THS-R. A tecnologia híbrida é uma das mais importantes para a TOYOTA, por essa razão queremos demonstrar em competição, e numa das situações mais difíceis que são as provas de endurance, que o sistema hibrido pode revelar-se uma vantagem tanto em termos de eficiência no desempenho dinâmico mas também na utilização de combustível por volta. Todos os envolvidos na conceção, desenvolvimento e preparação do TS 030 - ambos no TMG e da divisão desportiva da Toyota Motor Sport no Japão – trabalharam intensa e afincadamente para conseguirem construir um carro competitivo, estando todos muito confiantes e ansiosos para ver o carro em prova.".

Por outro lado, Pascal Vasselon diretor técnico da Toyota Racing, salientou as características técnicas em competição: "Os dois principais pontos técnicos de performance do nosso HÍBRIDO TS030 são a aerodinâmica e o sistema híbrido. Os regulamentos para os propulsores híbridos permitem recuperar energia proveniente das travagens e disponibilizá-la em seguida, para uma melhor aceleração à saída de uma curva, proporcionando benefícios nos tempos por volta. Independentemente do nível de desempenho do carro, os sistemas híbridos vão proporcionar menos consumo de combustível. Por essa razão, acredito que é uma tecnologia extremamente valiosa, estando toda a equipa empolgada por proporcionar este tipo de tecnologia em provas de endurance. Outro ponto fundamental nos desenvolvimentos do TS 030 foi proporcionar uma elevada eficiência aerodinâmica. A equipa de engenheiros da TMG trabalhou arduamente para conseguir um ótimo compromisso aerodinâmico, utilizando as últimas tecnologias nos processos de desenvolvimento aerodinâmicos, aliados aos testes no túnel de vento, combinados com o CFD. A julgar pelo feedback positivo que recebemos durante os testes preliminares, temos uma base excelente para evoluir ainda mais nas próximas semanas.".

Já Hisatake Murata, líder do projeto híbrido THS –R, especificou a importância do sistema hibrido: "A Toyota tem vindo a trabalhar nos sistemas híbridos para aplicar à competição ao longo de vários anos, dos quais resultaram enormes progressos. Neste momento estamos prontos para trazer a nossa tecnologia para um teste realmente competitivo: as 24 horas de Le Mans. Integrar um sistema propulsor híbrido num carro de competição é, naturalmente, um desafio diferente comparado com os sistemas convencionais. Mas temos trabalhado juntamente com os nossos parceiros, como a DENSO, a Aisin AW e o Nisshinbo, no sentido de desenvolvermos a tecnologia do sistema THS-R que é um dos avanços tecnológicos mais fantásticos do HÍBRIDO TS030. Esta tecnologia permite recuperar até um máximo de 500kJ de energia entre travagens, podendo ser utilizada posteriormente na aceleração, transmitindo ao motor elétrico da frente ou motor traseiro uma performance extra. A tecnologia híbrida da TOYOTA já venceu uma corrida de 24 horas – as 24 horas de Tokachi em 2007 (com o piloto português André Couto integrado na formação de pilotos do Toyota Supra Híbrido). Contudo com esta participação estamos a trazer os mais recentes desenvolvimentos do sistema THS-R para as provas mundiais de Endurance. Sabendo desde já que se trata de um desafio tecnicamente exigente, mas estamos bem preparados!".




O piloto Alex Wurz comentou: "Foi muito bom conduzir o TS 030 HYBRID pela primeira vez. Só o facto de deixar a box apenas com energia elétrica é algo que considero muito futurista! Depois é largar a embraiagem, e o motor de combustão interna liga-se, sendo como o regresso de um velho amigo. Quando utilizamos os pneus slicks o carro gera uma quantidade considerável de aderência, o que se traduz numa excelente base para desenvolver um carro realmente competitivo. Estou definitivamente muito satisfeito com a performance, contudo a minha forma de estar é analisar e transmitir à equipa técnica o que se deve melhorar, sentindo que ainda há muito trabalho a ser feito. É realmente excelente trabalhar com todos os engenheiros e colaboradores da TOYOTA Racing; pois são muito profissionais e atentos, o que torna mais fácil o trabalho de um piloto. Sinto-me muito bem nesta equipa e, claro, com este grande desafio!".

Nicolas Lapierre afirmou: "O meu primeiro contacto nos testes preliminares foi muito positivo; o chassis é realmente eficaz e o sistema híbrido funciona muito bem. O TS030 HYBRID possui uma resposta muito rápida e precisa da direção, combinada com um nível impressionante de aderência, o que se traduz em enorme prazer para um piloto. É totalmente diferente de qualquer modelo que eu tenha conhecido antes, até na abordagem do funcionamento é diferente. Assim, o nosso teste preliminar foi muito promissor e vimos o enorme potencial a vários níveis; sabemos que ainda temos muito trabalho a fazer, mas acho que temos um conjunto e uma excelente base. É importante ressalvar que partimos de uma folha em branco, tornando o desafio ainda mais emocionante!".

Por fim, Kazuki Nakajima acrescentou: "Eu não posso esperar para conduzir o TS030 HYBRID pela primeira vez. Falei muito com Alex e Nicolas sobre o carro durante o teste preliminar e transmitiram-me uma condução única e um carro com grande potencial. Tenho vindo a fazer vários testes no simulador de corridas da TMG, pelo que conheço bem o carro no mundo virtual. Contudo chegou a hora de conhecê-lo no mundo real, assim como a pista de Le Mans. É uma grande oportunidade para mim, estando ansioso pela experiência de correr no Campeonato do Mundo de Endurance FIA com a TOYOTA Racing. Voltar a Le Mans, ainda para mais com um carro com tecnologia híbrida, é sem dúvida um grande desafio para a TOYOTA, mas também uma oportunidade real para um piloto. Espero que a minha experiência recente dos Super GT possa ser uma mais-valia. É ótimo estar envolvido neste projeto. Estou realmente motivado para esta temporada!".

Miguel Vale - Associado AJA Nº69

Kaizen

Estive a ver uns vídeos no Youtube do TS030 mas o mais espectacular é OUVIR este Toyota híbrido a sair das boxes e a levantar voo!  8)
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

Camry 2200

Gostei! Faz lembrar o saudoso GT-One. Isto promete! :D
Miguel Vale - Associado AJA Nº69

Kaizen

O GT-one foi mesmo uma pena não ter ganho no ano em que correu. Era o mais forte nesse ano.
Mas vai ser relembrado, e bem.








vídeo do TS-030 Hibrido a arrancar:
Em Paul Ricard
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

cornetas

Fonte: http://autosport.sapo.pt/toyota-faz-historia-e-bate-audi-em-sao-paulo=f108080

"Primeiro a pole, e esta tarde [ontem] no Brasil, Nicolas Lapierre e Alexander Wurz asseguram a primeira vitória na WEC, dominando as 6 Horas de São Paulo, com a dupla do carro nipónico a deixar o Audi R18 e-tron quattro de Tréluyer-Fässler-Lotterer a cerca de um minuto, enquanto o Audi R18 ultra de McNish-Kristensen-Di Grassi terminou no lugar mais baixo do pódio. Na LMP2, vitória para a Starworks Motorsports com o HPD ARX-03b de Sarrazin-Dalziel-Potolicchio. O Ferrari 458 Italia da AF Corse, guiado por Fisichella e Bruni venceu a categoria GTE Pro."

Audi, até à próxima!

:dance:




...a fazer rewind desde 2009.

Camry 2200

Miguel Vale - Associado AJA Nº69

Kaizen

Finalmente? A equipa da Toyota tem meio ano!
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

Darkk Pilot

Citação de: Kaizen em 17 de Setembro de 2012, 01:59
Finalmente? A equipa da Toyota tem meio ano!

É o desejo acima da razão.

Excelente vitória!!
"Truly Superior Pilots are those who use their Superior Judgement to avoid those situations where they have to use their Superior Skills.

Tractortp

Ainda é cedo, mas,.................................................... TOMA !!! YEHHHHHHHHHHH !!!!!!!!     :dance:

Camry 2200

Citação de: Kaizen em 17 de Setembro de 2012, 01:59
Finalmente? A equipa da Toyota tem meio ano!

:-[ Queria dizer, finalmente que a Audi se f............ :lol
Miguel Vale - Associado AJA Nº69