Drive Experience AJA - Honda CRZ by Mugen

Iniciado por AJA Team, 03 de Dezembro de 2011, 18:30

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AJA Team

Honda CRZ - O primeiro híbrido desportivo







A Honda Portugal teve a gentileza de ceder ao AJA um Honda CRZ na versão GT Top com diversas peças que compõem o portfólio de acessórios da Mugen.
A Mugen é o departamento de performance da Honda que desenvolve peças para a marca desde a década de 70.

Este Honda CRZ é igual ao modelo que pode ser comprado num concessionário Honda, sendo que a versão GT Top distingue-se pelos belos bancos em pele e tecto panorâmico.



Breve descrição técnica do Honda CRZ GT Top:

• Faróis HID com lava-faróis
• Sistema de audio Premium
• Sistema de telefone mãos-livres (HFT)
• Bancos aquecidos Versão GT Top
• Alarme
• Cruise Control
• Espelhos retrovisores retrácteis electricamente
• Sensor de chuva
• Sensor de luz
• Estofos em pele Versão GT Top
• Tecto panorâmico Versão GT Top
• Sistema de navegação (opção)
• Faróis de nevoeiro
• Vidros traseiros escurecidos
• Cobertura do compartimento de bagagem
• Entrada USB
• Tweeters
• Pedais em alumínio
• Volante em pele



MOTOR

Cilindrada (cm3) 1497
Relação de compressão 10,4:1
Potência máxima (cv/rpm) 114/6100
Binário máximo (Nm/rpm) 145/1800
Sistema de alimentação PGM-FI

TRANSMISSÃO
Manual de 6 velocidades
PERFORMANCES
Aceleração 0-100 km/h (seg.) 9,9
Velocidade máxima Km/h 200



PESOS, CAPACIDADES E DIMENSÕES
Capacidade do compartimento de bagagem (L/VDA) 225
- com bancos rebatidos 399
Peso bruto (kg) 1520
Tara (kg) 1270



A esta versão GT Top, a Honda equipou este modelo com as seguintes peças do portefólio de acessórios da Mugen:

- Para-choques
- Espelho retrovisor interior
- Alavanca de velocidades
- Saias laterais
- Aileron
- Jantes
- Suspensão
- Escape

Fotos do Honda CRZ "Mugen" no Encontro de Natal do AJA em 2011:











Em seguida ficam os comentários de alguns dos entusiastas que tiveram contacto com o modelo durante o nosso evento.
Cumprimentos,
   A equipa do AJA

ajateam@amigosjaponesesantigos.pt
www.amigosjaponesesantigos.pt

Santos Silva

#1
O primeiro impacto foi de frente! Aqueles dois olhos a mirar-me com o avental baixo e largo a dar-lhe um ar desportivo.
Depois vi-o de todos os angulos e nota-se a harmonia das linhas. A Mugen melhorou a imagem (do ponto de vista desportivo) do modelo e este não passa despercebido.
Já dentro do carro notei a harmonia dos comandos, tablier, volante. Os assentos são bastante envolventes e confortáveis.
A posição a bordo é agradável e os mostradores são de fácil leitura.
A posição do passageiro também é boa. Não o coduzi mas andei ao lado.
A suspensão pareceu-me firme mas não dura. Travagem boa.
O escape dá-lhe um som mais excitante, quando mais solicitado, que incita ao desfrute das prestações do veículo.
Nota muito positiva para a Honda :clap:

Santos Silva
Sócio Fundador nº7

rpm

#2
Desportividade e economia podem à partida parecer conceitos mutuamente exclusivos. No entanto a evolução da tecnologia mostra-nos cada vez mais que essa forma de pensar começa a estar algo ultrapassada. E quem não quer divertir-se ao volante enquanto poupa o meio ambiente e a carteira?

Foi sob esta mesma premissa que a Honda concebeu o CR-Z, um carro que tenta conciliar o melhor de dois mundos: o prazer de condução de um chassis compacto com afinação desportiva e a economia de uma mecânica híbrida.

Este é um conceito que me é próximo, sendo que tentei eu mesmo fazer algo semelhante com o meu Civic 1.5, um carro muito semelhante ao CR-Z a nível de potência e tamanho ao qual adicionei uns grãos de pimenta nos sítios que considerei certos.

Bem enquadrado no seu mercado alvo abordo então o CR-Z como um potencial futuro sucessor ao meu carro actual. A primeira impressão é marcada pela forma compacta e musculada da carroçaria e pelos adereços Mugen que equipavam a unidade ensaiada. Ainda que pessoalmente dispense os apêndices aerodinâmicos, aprecio a carroçaria rebaixada e as jantes de 17", ficando desde logo claro que aqui a pimenta vem de série!

No interior somos brindados com uma posição de condução baixa e de perna esticada, como se quer num carro orientado para a diversão ao volante. O volante é pequeno e bem colocado e alguns pormenores herdados do S2000 como o botão de arranque, os pedais e o punho da caixa dão um toque agradável de "luxo desportivo".

Os simbólicos lugares traseiros, à primeira vista algo criticáveis, acabam por fazer sentido numa apreciação mais cuidada. São ideais para pousar a pasta e o casaco ou até mesmo transportar um bébé confortavelmente instalado na sua cadeira.

E eis que surge então a aguardada hora de passar da teoria à prática. Rodada a chave e pressionado o botão o motor entra em funcionamento com a suavidade reconhecida aos motores Honda. O pisar é sólido e o tacto da caixa agradavelmente mecânico, sem perder em suavidade.

Uma pequena rampa de acesso ao aeródromo de Antanhol dá-me a oportunidade de carregar um pouco mais no acelerador, ao que o carro responde sem hesitação, com a panela da Mugen a complementar a sinfonia do motor com um sopro muito agradável. Não falamos numa torrente de potência, mas ainda assim mais do que o suficiente para nos salvaguardar numa qualquer manobra de emergência.

As curvas, essas, são feitas sem levantar pé, com a suspensão regulável da Mugen a conter bem o rolamento da carroçaria e a fazer crer que o CR-Z tem chassis mais que suficiente para a potência que oferece. Como é bom ter acessórios de performance como este disponíveis na marca pensei. Assim podemos personalizar o carro mantendo a qualidade e a garantia de fábrica, algo até há bem pouco tempo impossível.

Chegados ao aeródromo damos por finda a experiência, ficando a curiosidade do que seria o carro num teste mais longo, sobretudo a nível de conforto acústico, tacto dos comandos e consumos. Seria muito divertido fazer um "hypermiling challenge" num CR-Z, mostrando até onde a tecnologia Honda nos pode levar em termos de poupança de combustível.

Parando para pensar no final fiquei duplamente satisfeito: por um lado sei que quando precisar de trocar de carro a Honda tem a resposta certa para os meus gostos e necessidades, por outro fiquei contente de ver que o meu carro actual não perde de forma significativa para o CR-Z 14 anos mais novo. É assim a Honda, constrói carros para durar.

Agradecimentos: Honda Portugal e AJA.

本田技研工業「夢の力」Associado AJA nº 65

blardY

Amigos,

A máquina em causa foi levantada por mim, e já se encontra entregue depois de lavada e atestada.
Foi uma excelente experiência esta que a Honda nos proporcionou, pois para além dos antigos, também temos e acompanhamos o que se passa no mundo dos mais recentes.

Fiz algumas centenas de quilómetros ao volante do Honda CRZ Mugen, alguns deles acompanhado com o seu antecessor, o Honda CRX que fascinou e continua a fascinar meio mundo. A curiosidade em torno do conjunto, fazia pensar e sorrir os condutores que nos avistaram. O crz não tem um design atraente por acaso, são bem visíveis as "marcas do passado".



Falando especificamente da minha experiência com a máquina, o que posso dizer é que esta versão é um verdadeiro e surpreendente pequeno desportivo, que consegue aliar o prazer de condução, à sua prática em uso diário. O chassis é fabuloso, a suspensão perfeita em conjunto com as jantes/pneus montados, tornam esta versão numa delícia para qualquer amante de condução automóvel.
Se em autoestrada se rola confortavelmente em modo económico, em estrada de serra passando para o modo sport, a sensibilidade do pedal e a potência disponível altera-se, sobe a adrenalina e com a velocidade torna-se nítida a qualidade da suspensão Mugen que funcionam de uma maneira assustadora, o carro curva quase como um kart. A caixa de 6 velocidades é muito suave e precisa, os travões o exemplo de uma excelente tecnologia. Gostei bastante do andamento do carro, tem muita força para um 1500cm3 e o escape torna o roncar do motor numa alternativa bem mais gira que qualquer outra vinda do sistema de som.
Os bancos são muito confortáveis, o volante tem uma pega muito boa e a posição de condução em geral, satisfez-me bastante. Os consumos são a meu ver perfeitos para o dia a dia, podendo ser melhores ou piores dependendo do modo como este pequeno desportivo é conduzido.

Uma vez mais, o meu obrigado à Honda por esta colaboração com o AJA  :thumbsup
Pedro Massa - Sócio AJA Nº10

Toylex

#4
A Honda está de parabéns, e mostra que continua a fazer bem  :thumbsup

Na minha curta experiência ao volante, curta porque nem dei pelo tempo passar, fiquei surpreendido pela forma correcta do comportamento do chassis, está muito bom sem ser demasiado duro, o posto de condução é muito bem concebido, mesmo para condutores de estatura maior.
Mal se liga o motor o escape surpreende pela positiva e convida à estrada, o painel de instrumentos é algo muito bem organizado, apesar de parecer que tem muitos comandos, mas nota-se que tudo está no sítio.



A estética do carro é algo que não passa despercebido em lado nenhum, está bonito e promete manter-se agradável ao longo do seu reinado.

Todo o conjunto exterior estava muito bem elaborado, as jantes ficam-lhe muito bem, e o kit Mugen é a cereja no topo do bolo.

A emoção ao volante foi tanta que no pequeno percurso do test drive, nem me apercebi de um "velho lobo" da marca estacionado à minha direita, um raro Honda NSX também preto que o meu acompanhante me alertou  :green:  



Temos Honda  :thumbsup E eu que ainda não perdi o sonho de ter um Japonês desta marca  :(
José Manuel Santos - Sócio AJA nº51

Kaizen

O CRZ superou as minhas expectativas em diversas áreas.

O contacto ao vivo com o modelo fez-me mudar a forma de pensar que tinha sobre o carro, isto é, é um carro com boa presença e é fácil de utilizar. Sem dúvida que o vou recomendar.

O exercício da Honda em equipar um modelo com o kit Mugen e mostrá-lo aos entusiastas foi muito feliz. São estes os principais prescritores da marca e, como o carro agradou a todos, estou em crer que a Honda conseguiu angariar umas dezenas de "embaixadores" do modelo.

Também a potência do CRZ foi desmistificada. Pensei que fosse muito dissipada mas comprovei que está toda lá e é mais que suficiente para um andamento vivo. O comportamento e a segurança estão em grande nível e contribuem para a facilidade de utilização do carro.

Como aqui foi escrito, as jantes, suspensões e escape são realmente uma mais valia para o prazer de condução. Superou as minhas expectativas  :thumbsup

Obrigado à Honda e ao AJA por esta experiência.
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

Camry 2200

#6
Antes de mais quero agradecer à Honda e ao AJA pela oportunidade de experimentar o CRZ.

Quando conheci o CRZ ao vivo, há algum tempo atrás, tinha ficado a gostar muito do aspecto do carro. A inspiração no antigo CRX de que tanto gostamos é evidente. Nessa altura, ao conhecer a mecânica que o equipava aliado ao facto de ser híbrido, deixou-me um pouco apreensivo. Faltava conduzir e sentir para mudar de opinião.



Assim foi. Por fora, achei o conjunto estético da Mugen muito bem conseguido.
Ao entrar fiquei muito satisfeito com os acabamentos interiores e a acessibilidade dos instrumentos.
A posição de condução é muito boa e muito confortável.

Em andamento, notei o carro muito suave, bem insonorizado. Mas assim que se pisa o acelerador, o motor responde de imediato. O som do escape Mugen é viciante, bem como a suspensão que transmite o comportamento e segurança de um verdadeiro desportivo. A caixa de velocidades é muito precisa permitindo passagens rápidas. No conjunto, o prazer de condução que o CRZ proporciona surpreende pela positiva.

Pessoalmente acho que este modelo é uma aposta ganha pela Honda no sentido de desmistificar a opinião acerca da impossibilidade de aliar economia ao prazer de condução.

Concluindo, o CRZ, é a escolha ideal para quem procura a economia e conforto de um automóvel de uso diário, e que ao mesmo tempo pretende a diversão de uma condução mais desportiva.

Miguel Vale - Associado AJA Nº69

Helder Nuno

#7
Dá gosto conduzir este Honda em estradas com curvas, pois é muito fácil de curvar com ele. Quanto ao posto de condução está bem concebido, pelo menos para mim que sou de estatura baixa :) e os comandos estão posicionados corretamente.

Os pontos mais fortes do CR-Z Mugen na minha opinião são principalmente a rigidez do chassi e a eficácia dos travões.

De realçar que as jantes, suspensões e escape são uma mais-valia para o prazer de condução.

Em suma fiquei surpreendido pela positiva com o comportamento geral deste Honda.

Fica aqui o meu agradecimento à Honda por ter possibilitado esta experiência no almoço de Natal do AJA.