AE86 vs AE86 ás 4000rpms

Iniciado por Kaizen, 04 de Dezembro de 2011, 01:17

Tópico anterior - Tópico seguinte

Camry 2200

s800, são dúvidas existenciais que dão uma certa pica discutir! :green:

Rui Meireles, li o artigo e pelo que entendo o pneu é que é projectado para compensar e não as jantes. Quando falam em "steel belt" estão-se a referir às cintas de aço que estão no interior da borracha. ( o que vulgarmente chamamos de arames ).

De qualquer forma repara que para uma alteração de 2" na largura da jante, tens um aumento da largura do pneu de 0,8", ou seja cerca de 20mm. Agora era uma questão de saber o que representa isto no diâmetro da roda, que de facto a olho parece pouco para dar os tais 8,3% de diferença que calculaste!
Miguel Vale - Associado AJA Nº69

rpm

#16
Camry, repara na parte a bold: o diâmetro não sofre alterações devido aos "arames" que referes.

O aumento de tamanho dá-se apenas ao nível da largura do pneu e não da altura. Como os "arames" são colocados longitudinalmente no pneu evitam que o diâmetro se altere. Já a nível transversal não existe esse reforço, por isso a jante mais larga vai resultar num pneus mais largo. Como está escrito no artigo, cerca de 5 mm por cada 1/2" acima da medida de referência. ;)
本田技研工業「夢の力」Associado AJA nº 65

Camry 2200

 :eusa_think: Correcto! Tinha compreendido mal :redface

Volta-se então ao ponto 5 e 6 do Santos Silva!  :lol
Miguel Vale - Associado AJA Nº69

rpm

Na boa. ;) Acho que estes tópicos são divertidos pois acabamos sempre por aprender algo seja no próprio tópico ou em pesquisas relacionadas que fazemos para melhor complementar a informação. :)
本田技研工業「夢の力」Associado AJA nº 65

Camry 2200

Claro, nunca na vida iremos saber tudo, está-se sempre a aprender!

Por acaso sempre que via jantes muito largas com pneus estreitos reparava no efeito arredondado com que fica o pneu. Isso dá a sensação de que as dimensões possam variar. Mas agora pensando bem torna-se lógico, as telas de aço que constituem a estrutura do pneu , oferecem a resistência elástica necessária para que o pneu não varie, neste caso, de diâmetro. Very nice! :thumbsup
Miguel Vale - Associado AJA Nº69

Ze Corona MKII

Nunca pensei que um simples telefonema desse tanta conversa...

Ora bem, eu bebi água ao almoço e a chanfana não me fez mal :hum:

Quando saí de casa enchi os pneus com 2.2psi

Terá sido por isso?
Sócio AJA nº22

Kaizen

Uma coisa que podes fazer é pegar num GPS e ires a um sitio onde possas atingir os 120km\h às 4000rpms.
Ficam as dúvidas desfeitas.
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

Contas

Citação de: Kaizen em 05 de Dezembro de 2011, 20:42
Uma coisa que podes fazer é pegar num GPS e ires a um sitio onde possas atingir os 120km\h às 4000rpms.
Ficam as dúvidas desfeitas.
Supondo que tu já fizeste a mesma medição por GPS às 4000  :green:

, se não tiveres GPS, anda tomar um café à Maia de AE86   :D

s 800

ò meus amigos a boca das "dúvidas existenciais" foi só para entreter... :assobio

Acho o tema interessante e não me convenceram, para já !
Vou é precisar de tempo, que não tenho. Agora.
Sócio AJA nº 6

Kaizen

Já pensei na seguinte hipótese:

O meu Corolla estar preso (bombitos + escape) e o Corolla do Zé estar uma-maria-vai-com-todos e até mairca mais só para fins de conversa de café :p
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

Camry 2200

Nessa hipótese também não há nada que possa fazer variar a relação de transmissão de um carro para o outro. 8)
Miguel Vale - Associado AJA Nº69

rpm

#26
Exacto, se pegarem na transmissão e nas rodas do AE e as meterem num tractor com motor de avioneta, aerodinâmica de autocarro e peso de elefante a relação rotação/velocidade não vai mudar uma vírgula. ;)
本田技研工業「夢の力」Associado AJA nº 65

Brunosantos

hoje na voltinha que dei no meu, 4000=120, embora já me aconteceu algo semelhante ao relatado pelo zé, em tempos que fazia mais "horas" de autoestrada e o carro ficava mais "solto"  :lol

Kaizen

Isso é impossível de acontecer. Só notarias isso em recuperações ou em aceleração acima dos 160km\h.
A rotação do motor é sempre a mesma. A facilidade com que sobe é que pode variar.
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

Santos Silva

Vou meter mais um bocadinho de entropia no sistema.

Rui Meireles: e se a embraiagem estiver menos actuante num carro que no outro  :assobio
Santos Silva
Sócio Fundador nº7