Instalação de AC

Iniciado por metralha328, 23 de Dezembro de 2011, 07:59

Tópico anterior - Tópico seguinte

metralha328

Bom dia a todos

Como já alguns sabem, adquiri um Honda Civic sem AC mas com a pré-instalação.
Tenho um negócio com uma pessoa que tem um acidentado, mas tenho de ser eu a desmontar o sistema de AC.
Agora as perguntas:
1- É algo que um leigo na matéria como eu consiga fazer, ou nem por isso?
2- É necessário desmontar o tablier, ou como o AC utiliza as tubagens da chauffage (digo eu naminha ignorância), o que tenho a fazer é retirar do compartimento do motor do dador e colocar no meu?
3- Se for algo assim mais avançado, na zona de Lisboa conhecem alguém onde façam isso, ou o nosso mecânico do dia-a-dia dá conta do recado?
:thumbsup

Tractortp

Não é complicado, mas trabalhoso.

Retiras radiador AC, reservatório de gás, tubagens, compressor com suporte, correia, unidade de soufagem completa ( pois tem 2 radiadores e fica por baixo do tablier ) e parte electrica.

Tens de ter muito cuidado para não estragar os tubos de alumínio e as fichas eléctricas.

Depois de tudo montado no teu, tens de mandar carregar o gas.

Abraços

metralha328

Ok...
Os 2 radiadores que falas no interior do habitáculo obrigam a desmontar o tablier?

Tractortp

Nunca desmontei um Honda, não sei, mas os dois radiadores fazem parte duma unidade ( soufagem ), deve sair num bloco, talvéz por baixo do tablier.....

rpm

本田技研工業「夢の力」Associado AJA nº 65

mozarth

Eu vou falar por experiência própria...

Ainda não postei isso no meu tópico mas eu mudei o A/C de um Accord para outro e não tive grande dificuldade...O manual da Haynes foi uma grande ajuda...

O radiador da sofagem não foi mexido. A unidade que faz o arrefecimento e que está no interior do carro ficou entre a ventoinha e o radiador da sofagem. Apenas tive que tirar uma peça em plástico que está nesse sitio nos carros sem A/C. Os tubos, quando estão fora, têm que ser tapados. Os O-rings têm de ser mudados. Ainda é preciso, penso eu, pôr ou adaptar a centralina para aumentar o ralenti com o A/C a funcionar...No meu, a carburador, foi preciso pôr uma peça, que vinha no outro, para aumentar o ralenti.

Em breve vou colocar todos os passos no meu tópico. Se puder ajudar nalguma coisa, é só dizeres...
Rui Filipe Abreu

Sócio AJA nº40

mozarth

Rui Filipe Abreu

Sócio AJA nº40

metralha328

Citação de: Rui Meireles em 23 de Dezembro de 2011, 13:05
Ver instruções aqui, é para o modelo anterior mas o esquema será o mesmo ou praticamente igual: http://web.archive.org/web/20100922133824/http://www.hondaautomotiveparts.com/instal/aii/pages/civic/1995/17204_01.html

Mas... haverá algo de Civic's que tu não saibas onde arranjar?  :green:

Citação de: mozarth em 23 de Dezembro de 2011, 13:12
Está tudo dito!!!
É só fazer...

Pois... já não tenho desculpas! Já imprimi o manual  :green:
:thumbsup

metralha328

Bem... isto não é tão fácil como aparentava...

Devo assumir que a instalação do AC de um 5 portas seja igual à de um de 3 portas, sendo as motorizações diferêntes?

mozarth

Penso que não haverá diferença nenhuma, se o dador tiver o mesmo motor... Quanto ao interior acho que não há diferença entre 3 ou 5 portas...

Só é pena não poderes testar o AC antes de montar...
Rui Filipe Abreu

Sócio AJA nº40

rpm

O que queres dizer com 5 portas? De notar que à época os Civic de 3 e 4 portas tinham um chassis e os de 5 outro completamente distinto (baseado no Civic anterior).
本田技研工業「夢の力」Associado AJA nº 65

metralha328

Desculpa, enganei-me na questão das portas.
Esta é uma foto do dador.

rpm

Esse carro é estrangeiro. Presumo que tenha regulação eléctrica da temperatura, o que poderá fazer alguma diferença. Avança com cuidado. ;)
本田技研工業「夢の力」Associado AJA nº 65

metralha328

Citação de: Rui Meireles em 26 de Dezembro de 2011, 11:14
Esse carro é estrangeiro. Presumo que tenha regulação eléctrica da temperatura, o que poderá fazer alguma diferença. Avança com cuidado. ;)

Não percebi... o carro não é o da foto, é igual. E é nacional.

rpm

Confundiste-me. Afinal não era uma foto do dador como disseste. Aquela foto é de um carro que não saiu em PT e que tem várias diferenças. Se o dador for um sedan nacional não deverás ter problemas.
本田技研工業「夢の力」Associado AJA nº 65