Renault 4GTL de 1991

Iniciado por Jcarl, 24 de Dezembro de 2011, 21:15

Tópico anterior - Tópico seguinte

Jcarl

Viva,

Para além da minha grande paixão pelos carros japoneses, gosto muito também da Renault 4. Desde 2008 que tenho andado a restaurar uma... esse restauro/arranjo ficou concluído em Julho de 2011, quando o carro foi à IPO.
A Renault 4 está toda original, exceptuando os faróis de nevoeiro dianteiros, as jantes especiais, as pálas traseiras e uns manómetros adicionais que meti no tablier. São tudo coisa facilmente reversiveis e tenho todo o material para a pôr no estado original.
Ficam agora umas fotos da "máquina".

rpm

#1
Está muito gira. São carros muito curiosos (e.g. motor longitudinal, comando da caixa no tablier, etc) e inovadores (talvez o primeiro SUV/crossover do mundo?). Lembro-me de o meu pai dizer que gostava muito de guiar uma da empresa onde trabalhava.

ps: acho que sem os faróis e com jantes de ferro ficava mais de acordo com o carácter utilitário do modelo. Essas jantes ficavam bem num Renault 5.
本田技研工業「夢の力」Associado AJA nº 65

Kaizen

Um dia tens de passar por Mangualde para vermos a máquina em detalhe. O Miguel Pinheiro (TE71) é um expert em 4L.

Já estive bem perto de ter uma F4 de 5 lugares mas não se proporcionou.


Esta é a minha versão preferida. Também estive perto de ter uma, nesta cor, mas foi prensada.


E as jantes que mais gosto de ver são as Alpine:


O Miguel teve quase todas as versões da 4L :p Acho que a preferida dele é a Jeans.

Rui Coelho
Associado AJA Nº1

Jcarl

Viva,

Para o Rui Meireles:
Foi o que eu disse no post inicial, tenho tudo pronto para a pôr original. Os faróis de nevoeiro é só retira-los e as jantes tenho as 4 em ferro com o pneu de origem que é o 135/80 em jante de 13 polegadas. Também um tablier em bom estado que dá para substituir o outro, para além de umas palas traseiras originais com o símbolo da Renault.

Para o Rui Coelho:
A viagem inaugural desta "4L" foi a Castelo Branco e Loriga (Beira Alta) em Julho quando estive de férias...
Também recentemente estive para adquirir uma F4 de 5 lugares (F4V) de um familiar de um camarada meu de Marinha. O carro só tinha o fundo podre, de resto estava bom de chaparia e motor impecável e estava em Abrantes. O preço era muito atractivo, 250€, e foi o bom senso que não me fez avançar (a frota já é muito grande e quero ainda restaurar o 1200 de 2 portas que já está aos anos à espera...). A F4V de 5 lugares é a minha preferida. A que tu preferes é o modelo de 1968 a 1975. Quanto às jantes, as que eu prefiro são mesmo as que eu meti na minha. Também são Alpine (Alpine Atmo), costumam ser designadas por Alpine "fechadas" e foram tiradas de um Renault 5 que estava na sucata. As que tu gostas, as Alpine "abertas" são as mais vistas e penso que sejam as que o pessoal gosta mais...

Kaizen

Não deixes essa F4V ir à vida sem falar comigo primeiro. Um jeitinho daqui e outro dali e pode ser que se arranje um novo dono. Ainda na passagem de ano falou-se nisso :p
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

rpm

Citação de: Jcarl em 28 de Dezembro de 2011, 13:59
Viva,

Para o Rui Meireles:
Foi o que eu disse no post inicial, tenho tudo pronto para a pôr original. Os faróis de nevoeiro é só retira-los e as jantes tenho as 4 em ferro com o pneu de origem que é o 135/80 em jante de 13 polegadas. Também um tablier em bom estado que dá para substituir o outro, para além de umas palas traseiras originais com o símbolo da Renault.
O meu ponto não era esse, até porque li na perfeição o primeiro post. O meu ponto é sim que as peças que contam são as que estão no carro e não na garagem. ;)
本田技研工業「夢の力」Associado AJA nº 65

Santos Silva

Apesar de não achar muita piada ao modelo (desculpem-me os que gostam e, sim, também já conduzi uma), a este e a mais uma série de outros de várias marcas, o facto é que quando vejo um clássico ou antigo bem restaurado ou bem mantido, não deixo de olhar para ele. Este é um desses casos mas, e como disse o Rui Meireles, aqueles dois acessórios talvez lhe tirem algum interesse. Provavelmente, se eu passasse por ela na rua olhasse de soslaio sem grande atenção. Mas se estiver com as jantes de ferro e respectivos tampões (penso que os terá...não sou entendido) e sem os farois de nevoeiro, chamar-me-ia mais a atenção pela originalidade.

Por outro lado, se lhe vais dar uso e estás a guardar as jantes de ferro para não se estragarem, então já te entendo.

Para mim há vários modelos que deixaram de me chamar a atenção pelo facto de cada vez existirem menos originais e mais alterados:

Minis, 4L, Carochas (aqui talvez não), 2CV...

De qualquer modo congratulo-me por teres levado a cabo mais um restauro. :thumbsup
Santos Silva
Sócio Fundador nº7

tmrcoelho

Citação de: Santos Silva em 04 de Janeiro de 2012, 07:53
Para mim há vários modelos que deixaram de me chamar a atenção pelo facto de cada vez existirem menos originais e mais alterados:

Minis, 4L, Carochas (aqui talvez não), 2CV...


Partilho a mesma opinião, nos minis e nos carochas abusam
I love my Mitsubishi Colt

Kaizen

Acho que o parêntesis ficou um modelo à frente! Há muito mais 4L´s stock que modificadas e muitas ainda de uso diário.

Tenham em atenção que, tal como em alguns carros japoneses, as jantes originais são estreitas e para quem usa o carro diariamente é uma diferença considerável em termos de comportamento e segurança. As jantes originais das 4L são 13" (até aqui tudo ok) muito estreitas e com um pneu 135 para uma carroçaria alta. Para andar na agricultura ou no monte é o ideal mas para estrada é totalmente diferente. E é esse o uso que, presumo, o José Carlos pretende para esta 4L.

Além de que, são umas jantes francesas e associadas à Renault. Vale a regra "Carros japoneses, jantes japonesas. Carros franceses, jantes francesas" :p
Rui Coelho
Associado AJA Nº1