Honda Cb 250 de 1973 - O regresso a casa

Iniciado por ruizito, 29 de Dezembro de 2011, 23:00

Tópico anterior - Tópico seguinte

ruizito

Para contar esta história nem sei bem, por onde começar... Mas vou começar do inicio  :lol

Corria o ano de 1975, tinha o meu pai na altura 21 anos, trabalha à cerca de 3 (na empresa que ainda hoje trabalha)... E o gosto pelo automobilismo e motociclismo, leva-o a pensar em comprar uma moto...
A marca, claro está, recai numa Japonesa, e neste caso na Honda... Depois de ver algumas imagens decide, escrever uma carta à IBA - Importador nacional da Honda na altura, a pedir uma tabela de preços e ainda um catálogo ou informação sobre a Honda Cb 250...
Eis que passado alguns dias recebe isto:







Tudo orientado e depois de entrar em contacto com o vendedor, marca uma ida a Lisboa para ver motos. Depois de uma longa viagem de autocarro ou comboio (não se recorda bem), chega à IBA e está lá uma CB 200, o vendedor bem lhe quis tentar dar a volta, mas o meu pai achava-a uma moto muito pequena. Eis que aparece o chefe e diz que está lá uma CB 250 de 1973 (já com disco à frente), de um Doutor com cerca de 1000 km e que poderia vender, pois o actual dono não se importava, pois não andava nela... Estava nova, segundo o meu pai, eis que custava menos 4 contos que uma nova... A decisão foi fácil: COMPRADA...  :)
O vendedor ofereceu dois capacetes laranja "SHOEI" ao meu pai, o qual ele ofereceu a um amigo que costumava andar com ele...


Muios quilómetros foram feitos... Alguns sustos... E uma grande queda (o ano não se recorda), partiu uns piscas, mais umas moças, escapes... Algumas mazelas, devido a um cão que se atravessou à frente.

Em 1985 ou 1986... a moto com cerca de 20 mil km, decide vender, pois eu tinha nascido à pouco tempo (1983) e havia outras oportunidades... Ainda retirei uma foto em cima dela, para recordar  :thumbsup
:D

Em maio de 2010, ando eu a distribuir cartazes do ENBA 2010, por oficinas e na Vila da Batalha, entro numa e coloco um cartaz e à conversa com o dono, peço para dar uma volta pela oficina e ver o que tem por lá... Qual não é o meu espanto que por baixo de umas caixas e carregada de pó, está uma Sachs Prior dos anos 60, igual à do meu pai (a primeira motorizada dele)...Peço para ver e pergunto informações sobre a mesma, quando fico de boca aberta, com a história que ele me conta. Pois tinha ido buscar a moto à muitos anos, precisamente para onde o meu pai a tinha vendido na altura... Depois de confirmar a história em casa, decido lá ir novamente e ver um ou outro pormenor que o meu pai ainda se lembrava... Dai a comprar foi uma questão de dias...
Na semana seguinte, decido ir ao famoso OLX e procurar Honda CB´s 250... Existiam várias e duas de 1973, eu como tinha a foto, despertou-me a atenção a cor desta, chamo o meu pai e pergunto, podes-me dizer a matricula da tua moto... E ele.... Olha para o monitor, e só me diz: "ai... a minha moto..."
Quase que se emociona e logo me diz: liga para ver se negoceia o preço e vamos lá buscá-la...
Tentei 4 vezes e nada, à 4 ou 5 vez lá me atendem e informam que a moto já tinha sido vendida à 3 dias... Foi duro de ouvir, acreditem...
E depois de eu contar a verdadeira história, mesmo assim o vendedor negou em me dar o contacto do actual proprietário...

Isto passou... Passaram-se meses...
Em Agosto, ao conversar com uma amiga, lembrei-me de lhe pedir informações sobre uma matricula assim, assim... E nunca mais me disse nada... Quando na ultima semana de Novembro recebo um email a informar do actual proprietário da moto...
Fiquei tão nervoso, e com uma dor de barriga enorme (tipo quando organizo o ENBA, lol)... Que passei muito mal a noite...
No dia seguinte já estava a entrar em contacto com o Srº... de Sesimbra!  Entrei com cuidado e no fim de me dizer que não pretendia vender a moto, enquanto não encontra-se uma 750... Percebi que mais tarde ou mais cedo iria vende-la... Ficou com o meu contacto e contei-lhe a história...
Na segunda feira antes do Natal, recebo um email, a aceitar a minha oferta... Fiquei sem palavras mesmo, nem queria acreditar que ia buscar a primeira moto do meu pai... Iria ser a grande surpresa e presente de natal para ele... Ainda por cima uma Honda e em perfeito estado...
Terça feira ligo a um amigo meu e de noite, com uma mentia pregada ao meu pai, la arrancamos para Sesimbra... Chego, vejo, ando e faço negócio...
Fica guardada até dia 24... Ao final do dia, vou buscá-la a casa do meu amigo... Chego a casa com ela, o meu pai vem à rua, olha para mim, para a moto e fica quase sem reação... Mete as mãos à cabeça... emociona-se... abraça-me e nem quer acreditar... "A minha moto"... Fica sem forças e mete-se em cima dela e vai dar uma volta... Eu emociono-me também...


E eu que gosto de fazer / receber surpresas... esta jamais esquecerei... E como o meu pai diz: "a melhor prenda de natal de sempre"...
Mais palavras? Só mesmo ele para vos contar...








prelude guy

Toyota Celica 1973 vs. Honda Prelude 1982
Luís Duarte (Associado AJA #25)

Tractortp

Muitos parabéns Rui...

Não imaginas a alegria e emoção que sinto ao ler o relato, algo que me faz pensar nos carros que o meu pai e avô tiveram de deixar em Angola.....



Abraços

LCNeto

Luís Neto
Sócio AJA nº 53

Kaizen

Parabéns Ruizito.  :thumbsup

Acabou por correr bem.  :D
Lembro-me de todos os passos e "teorias" sobre procurar a Honda  :thumbsup
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

Speedy

Muito bom!!! Parabéns pela surpresa que fizes-te ao teu Pai  :clap: :clap: :clap: até eu fiquei emocionado!!!

:thumbsup :thumbsup :thumbsup
Daihatsu Charade GTti 993cc  94´
Nissan Navara D40 2488cc 06´

Toylex


Posso imaginar a felicidade, é realmente um grande acontecimento :clap:

Provávelmente marcará para sempre o teu pai, é qualquer coisa de inesquecível  :thumbsup

José Manuel Santos - Sócio AJA nº51

blardY


Mas que bela surpresa fizeste ao teu pai!!!
Acredito que tenha sido muito emocionante para ambos, afinal de contas não se recebem presentes com esse significado todos os dias. Que belo achado.
Espero que o teu pai goze bem a máquina  :thumbsup
Pedro Massa - Sócio AJA Nº10

FC

Socio AJA nº 55

toyota1000

Espectacular, mas que bela história!!!

Até eu me emocionei a ler, quando as histórias têm um final feliz é sempre uma grade festa!!

Belo gesto para com o teu pai  :clap: :clap:
Toyota 1000 - 72 / Toyota Hiace - 87 / Nissan Sunny - 93 / Mitsubishi Galant - 95

metralha328

 :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:
Estou boquiaberto... és grande rapaz!!!
São estes os gestos que mostram o quando nós somos capazes pelas pessoas que no dizem algo. Deve ter sido uma sensação fantástica para o teu pai!
Parabéns.
E já agora, mas que bela máquina... um mimo!!!
:thumbsup

Hayabusa

Muito bom!

Imagino a reacção do teu pai, um momento emocionante, sem dúvida :clap:

BillyJoe

Boas Ruizito!!!!

Parabéns por teres conseguido encontrar a "Honda"... é sem duvida um modelo bonito e com um motorzinho capaz de surpreender qualquer pessoa tendo em conta o seu ano de fabrico.

Neste momento tenho a minha desmontada até ao ultimo parafuso, breve já vou dar noticias.

Ao olhar para a tua moto vejo que tambem sofre de alguns males como a minha, tais como o banco com a traseira levantada...o meu até partiu, é o que faz a falta de pegas para o pendura....
Tenho comprado muitas peças novas, se precisares de contactos e informação avisa.

Abraço
Filinto

RT

Só agora vi este tópico. Bem, história emocionante!!! :clap: :clap: O momento deve ter sabido muito bem! Não há nada melhor do que ver um pai alegre numa situação destas... :thumbsup Já o meu pai quando viu o BMW dele restaurado (surpresa que o fizeram, já tem o carro há 19 anos) quase chorou!! :clap:
'87 Toyota Corolla AE86 | '89 BMW E30 316i | '90 Renault 19 16S | '91 Toyota Corolla CE90 2.0TD | '98 Suzuki Samurai 1.9TD | '22 Brixton Cromwell 125 | '23 Renault Captur TCe
Ricardo Tomaz

Santos Silva

Mais um que lhe passou ao lado este tópico  ::)

Como motas não é a minha (H)onda  :assobio não me chamou a atenção.

Mas a história é um espetáculo!
Santos Silva
Sócio Fundador nº7