"Wrinkle Paint" em Tampas de Válvulas

Iniciado por Camry 2200, 03 de Abril de 2012, 00:10

Tópico anterior - Tópico seguinte

Camry 2200

Ora aqui vai um trabalho que andei a fazer em duas tampas de válvulas de dois membros do AJA (acusem-se). A experiência correu bem e o resultado agrada-me! :D


As cobaias:


Limpeza a jacto de micro esferas de vidro:


"Wrinkle Paint":


Vai ao forno a gratinar: :green:


Decapagem da zona das letras e frisos:


E pronto, estão como novas e prontas para se mostrarem de capot aberto! :thumbsup

Críticas aceitam-se! 8)
Miguel Vale - Associado AJA Nº69

Kaizen

#1
Essa tampa da Honda tem pinta suficiente para encaixar num motor Mugen MS-3  8)

Entendo que a tampa do 2T-G não caiba no forno, mas a solução que encontraste (a do aquecedor) parece-me pouco rentável!  :lol

Mais uma excelente solução de restauro encontrada entre os amigos do AJA  :thumbsup
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

Umtali

João Freire - Sócio AJA nº 11

Camry 2200

#3
Por acaso o aquecedor só estava mesmo a servir de suporte para tirar a foto. Foi na mesma ao forno só que teve de ficar com a porta entreaberta, ou seja, cozeu com menos temperatura. Esse acaso fez descobrir que podemos obter diferentes texturas fazendo variar a temperatura de cozedura. 8)
Miguel Vale - Associado AJA Nº69

prelude guy

Gosto de ver trabalhos destes  :clap:

Para essas tampas, aposto no Civic do Rui Coelho e no TE71 do Pedro Fernandes...  :angel:

Olha lá, mas podias ter explicado melhor como fizeste. Em especial estou curioso com a decapagem que parece ter ficado tão impecável (quase que aposto que foi o belo do ácido muriático a comer o lixo, mas...)  ::)

E depois de pintado, como é que fizeste para as letras voltarem a brilhar?...

:D
Toyota Celica 1973 vs. Honda Prelude 1982
Luís Duarte (Associado AJA #25)

Camry 2200

A decapagem não foi com ácido. Foi a jacto de esferas de vidro, é como jacto de areia mas em vez de areia é vidro quase em pó, parece açúcar. Por isso é q fica com esse aspecto liso e uniforme.

As letras é com lixa, taco de madeira e paciência.  8)
Miguel Vale - Associado AJA Nº69

rpm

Parabéns, excelente trabalho! Seria excelente se pudesses partilhar o nome da tinta e colocar umas fotos em modo macro para se perceber melhor o resultado. Estou a pensar comprar uma tampa nova para o meu carro (€€€), mas se ficar igual quase que fico tentado...
本田技研工業「夢の力」Associado AJA nº 65

Camry 2200

#7
A tinta é esta:



Tenho de tirar umas fotos macro para colocar aqui... hoje à noite já as tiro! :thumbsup

Se o teu objectivo for este:

Então estás safo! :)

Miguel Vale - Associado AJA Nº69

rpm

Obrigado pela ajuda. :) Sim, é mesmo essa a textura. Ao polir as letras arranquei um pouco de tinta. :(
本田技研工業「夢の力」Associado AJA nº 65

rpm

Estive a ver online e querem balúrdios pelo transporte dessa tinta. Parece que só de camião... Assim sendo acho que prefiro fazer o esforço adicional para ter uma nova.
本田技研工業「夢の力」Associado AJA nº 65

Santos Silva

A tampa do 2T-G é minha mas já tem destino...e não é o Pedro Fernandes.
Há um Celica TA22 GT que vai estar num evento de topo e precisa de se apresentar bem.

Só estou é a precisar de que ma entregues ...  :assobio


Rui Meireles:

O transporte foi feito de Londres por um amigo (mais um Rui e ficou de borla!!!)
Santos Silva
Sócio Fundador nº7

prelude guy

Eu sei que anda para aí um tópico mais velho com este mesmo tema  :redface, mas esse tipo de tinta não é mais fácil de arranjar?

Assim tipo ir ali ao AKI e está feito. É que eu já lá vi tinta para acabamentos texturados...  :eusa_think:

Camry: decapagem e lixa no final. É como eu o teria feito  :)
Toyota Celica 1973 vs. Honda Prelude 1982
Luís Duarte (Associado AJA #25)

Camry 2200

#12
Citação de: Santos Silva em 03 de Abril de 2012, 21:09
Só estou é a precisar de que ma entregues ...  :assobio

Temos de combinar ainda esta semana! :thumbsup

Citação de: prelude guy em 03 de Abril de 2012, 21:34
Eu sei que anda para aí um tópico mais velho com este mesmo tema  :redface, mas esse tipo de tinta não é mais fácil de arranjar?

Assim tipo ir ali ao AKI e está feito. É que eu já lá vi tinta para acabamentos texturados...  :eusa_think:

Camry: decapagem e lixa no final. É como eu o teria feito  :)

Corri tudo à procura mas não encontrei nada. Também vi essas tintas que falas com acabamentos texturados, mas não quis arriscar... um dia tenho de experimentar.

Quanto à decapagem, se vires a textura que as esferas de vidro deixam, nem tens coragem lhe espetar com lixa! É desengordurar bem e pintar! 8)

Citação de: Rui Meireles em 03 de Abril de 2012, 16:42
Estive a ver online e querem balúrdios pelo transporte dessa tinta. Parece que só de camião... Assim sendo acho que prefiro fazer o esforço adicional para ter uma nova.

Ou aproveitas a boleia que o Santos Silva arranja, ou falas comigo! 8)
Miguel Vale - Associado AJA Nº69

Camry 2200

Miguel Vale - Associado AJA Nº69

rpm

Muito obrigado. ;)

Vou ver se fotografo uma original e coloco aqui, para efeitos de comparação.
本田技研工業「夢の力」Associado AJA nº 65