Toyota Corolla TE71 Liftback

Iniciado por CCoelho, 10 de Abril de 2012, 21:50

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CCoelho

Ora aqui deixo a apresentação do meu velhote "em primeira mão" num forum publico, e não é por acaso... aqui no aja encontra-se o grande responsavel por esta aquisição, que espero em breve ter de volta à estrada, e assim o presentear com o meu humilde contributo.

Sempre tive um especial carinho por carros nipónicos, o meu pai ate ao anos 80 só queria estas maquinas.
Em meados de 2007 com a minha primeira participação num trackday (este num cartódromo) cheguei à conclusão que precisava de um carro para essas brincadeiras, mas não exclusivamente.. tinha de ter uma espécie de ascensão a clássico ou algo do género.

Na altura trabalhava num gabinete com o amigo Bruno, este apaixonado de maquinas niponicas, em especial toyotas, somado o gosto que já tinha pela marca... comecei a escolha do carro para brincar, a escolha assim a quente, como devem calcular foi um corolla gt (ae86), o meu tio tinha tido um, era o desportivo la da terra, ate que constatei a triste realidade dos preços proibitivos pedidos pelos ditos...

Bom, la fui vendo outros modelos, centralizando-me nos corollas e starlet`s rwd e la me aparecia uns LB, modelo que fui ganhando algum carinho conforme fui conhecendo melhor o carro e alguns pormenores deliciosos que este possui, e assim acabei tb eu por me inscrever no aja por forma a esclarecer algumas duvidas.

Nesse mesmo ano fui ver um na zona centro era um 1.3 muito podre... sobretudo o facto de ser 1.3, levou-me a continuar a procura. Em 2008 apareceu-me novamente um LB, este aqui em Braga vermelho, um 1.6SR (equivalente ao SE mas o que significava q era importado) o dono deixava-me o carro por 400€ se fosse hoje tinha ficado com ele para peças.. mas estava tao podre tão podre que ate mesmo impaciente por uma compra, tinha consciência que iria gastar uma fortuna.. o carro tinha inumeros buracos na chapa, o fosso de pneu suplente tinha caído de podre, mas como Toyota que era, foi dar à chave e ficou a trabalhar...  
Os anos de pesquisa/procura levaram-me a acreditar que estes carros são muito fracos de chapa, mas não desisti, quando tivesse de ser... seria, na altura como ja esta aqui registado, cheguei a comentar no topico das apresentações, a possivel aquisição.

Todos este anos seguintes fui procurando e contactando alguns vendedores... mas nunca mais fui ver nenhum, ate que em outubro de 2011 durante um fim de semana em que estava em Braga, recebi por email (do caro amigo Bruno), um link com algumas horas online de um TE71 1.6 aparentemente em bom estado... coisa rara.

Bom, como eu estava em Braga, e o carro...

...tambem, decidi ligar para o ir ver, o preço de anuncio era um pouco elevado mas ficou de imediato esclarecido que era apenas de referencia estando aberto a propostas, sendo assim, peguei na maria e la o fui ver.











Seria um milagre não encontrar nenhum podre.. a menos que o carro tivesse sido restaurado, que não era o caso, verifiquei alguns pontos de ferrugem em zonas conhecidas como criticas, mas nada alarmante, era sem duvida o TE71 (não restaurado) em melhor estado que alguma vez tinha visto.
Estava guardado em garagem, apresentava-se completo e em bom estado geral, com revisões e ipo(ate 2011) e nos últimos 3 anos apenas tinha saido para fazer o dito ipo. Fiz a minha proposta, e fui para casa aguardar confirmação de negocio...

CCoelho

#1
O carro, comprado em Março de 1982 no Luxamburgo e registado em Portugal em Abril do mesmo ano, está de parabens! 30anos!!
Foi comprado por um professor Japonês da Universidade do Minho, tendo sido posteriormente vendido a um aluno, que o reteve ate ao fim dos dias... tendo eu comprado ao filho 3 anos depois.

Pois é, la veio o menino para a minha garagem.. já não me falta que fazer nos próximos anos.
Custou um pouco a pegar, bateria morta... mas com calma la se deu luz, levei outra bateria meti um pouco de gasolina nos carbs.. e siga!










o tabelier deste modelo tem tendencia a rachar.. dá para ver q era carro de garagem




pormenores menos bons, mas com o tempo...


para alem de uma bateria nova comprei escovas e matriculas pretas...


Uma lavagem geral, mudei as escovas, verifiquei lâmpadas etc... proximo passo, fazer o IPO que tinha acabado em Março..


Assim que aponto o carro para o ipo... "você tem aqui uma relíquia" ...bem, foi sempre a andar!

Como têm mais de 25 anos consegui um seguro para "classicos" 59€ ano! ficava assim tudo em ordem para poder fazer-me à estrada


Entretanto... Tinha como objetivo ser eu a fazer tudo.. revisões e pequenos arranjos, mas como não sabia o que tinha sido feito nas revisões referidas pelo anterior proprietário, resolvi fazer uma geral, e como queria aferir o verdadeiro estado do carro lá o levei a um "especialista"

- Óleo de Motor
- Filtro de Óleo
- Óleo de travões
- Calços/pastilhas
- Óleo de caixa
- Óleo de Diferencial
- Correias
- Pequeno arranjo no "Ar" que nao estava a funcionar

paguei pouco mais de 200€

O feedback dado pelo mecanico foi muito positivo! estava ali uma excelente base de restauro, estava "direitinho"
Fiquei bem mais tranquilo e convicto que seria carro para ficar







Ordem de trabalhos
Breve lista de pontos a rever/recuperar:

- Escovas limpa vidros – Frente (feito)
- Matriculas Pretas – (feito)
- Detalhe/polimento de pintura (p/ desenrascar enquanto não é restaurado – feito)
- Detalhe/limpeza interior
- Detalhe/limpeza/restauro de cofre de motor (já iniciado)
- Colagem de forra de teto – feito)
- Pala de Sol do lado do Pendura (não original)– feito)
- Manual (o que veio não era deste modelo – feito)
- Restauro de luzes de matricula (feito)
- Restauro de faróis Cibie longo alcance (já iniciado)
- Substituição de pala de sol do pendura por original (feito)
- Restauro de Palas de guarda lamas (já iniciado)
- Revisão de suspensão (é urgente)
- Restauro de Chapa/Pintura (a cereja no topo do bolo)
- Substituição de todos os tubos de água e varejar radiador (já iniciado)
- Substituição de todos os tubos de gasolina (já iniciado)


Upgrades
- molas desportivas
- jantes de liga leve (já iniciado)
- Discos ventilados Frente (ae86)
- Discos atras (ae86)
- possível swap num futuro longinco

Substituição de pala, que por algum motivo nao arranjaram igual... e meteram uma de um corona ou mesmo um corolla mais recente  ???




O Manual, na sucata onde arranjei a pala.. trouxe de borla o manual específico  :)


Uma coisa que nao foi feita na revisão foi a muda dos filtros de ar por dificuldade em arranjar atempadamente... como é fácil fiquei de fazer em casa, aproveitei e fiz também uma limpeza e pintura na tampa de filtros de ar





Restauro de luzes de matricula






[/quote]

...

Boa noite,
hoje sai do escritório e fui direto para a garagem com o objetivo de desmontar a forra do teto do liftback porque esta descolada...

Bem, comecei por retirar as "calhas" pela bagageira e retirar tudo que estava suspenso (espelho, palas, cinto, etc), contudo não consigo tirar umas calhas laterais.. estão imediatamente acima dos vidros de tras laterais e vão ate à frente.




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parece-me que de alguma forma as peças azuis encaixam na preta que se vê fixa por uma parafuso (inalcançavel) tenho medo de fazer força nestas azuis e partir alguma coisa...
Alguem que já tenhas desmontado consegue me ajudar??

Desde ja obrigado




então ninguem me dá uma ajuda?  :-[

Santos Silva

Não está fácil para quem não tem carros desse modelo... mas diria que parece que a barra azul sai puxando pois, estará encaixada de um lado na peça preta que se vê com parafuso, e do outro encaixa no topo. Penso que se fizeres um pouco de força ela vai saltar fora.

Mas é como digo, não tenho nenhum carro desse modelo...
Santos Silva
Sócio Fundador nº7

CCoelho

#3
Citação de: Santos Silva em 14 de Abril de 2012, 14:51
Não está fácil para quem não tem carros desse modelo... mas diria que parece que a barra azul sai puxando pois, estará encaixada de um lado na peça preta que se vê com parafuso, e do outro encaixa no topo. Penso que se fizeres um pouco de força ela vai saltar fora.

Mas é como digo, não tenho nenhum carro desse modelo...

Obrigado pelo esforço!

Entretanto esta manha fui com muita paciencia para a garagem... a peça preta fixa o vidro, a azul imediatamente a seguir, tambem esta fixa pelo interior por parafuso e a calha mais pequena azul esta fixa por molas à outra azul.. mas ali naquele porto estava ja um pouco calcinada... tanto que uma partiu... precisamente deste lado, mas nao me parece que seja dificil arranjar outra igual.

Ja tenho toda a forra interior fora do carro... vou pesquisar para ver qual será a melhor cola para aquilo...

Mais uma vez, obrigado!

Cumprimentos
Carlos Coelho

Earthp

Opá, eu tenho um carro desse modelo, mas nem disse nada porque não faço a mínima de como se tirava essa peça. Ainda bem que já viste como era :thumbsup

Bom trabalho

CCoelho

Bom dia,
ja tenho o carro praticamente desmontado e pronto para ir para o chapeiro...



mas tenho mais uma duvida que agradeço desde já ajuda, pretendo tirar o friso cromado que tenho em torno do vidro da frente (é um TE71), agora não sei se basta puxar, ou tem algum "truque".



obrigados

Tractortp

Primeiro tiras os cantos, depois é pucha-los para o lado, correndo no sentido da borracha.


CCoelho

Citação de: Tractortp em 25 de Outubro de 2012, 11:30
Primeiro tiras os cantos, depois é pucha-los para o lado, correndo no sentido da borracha.


obrigado pela dica!!

Santos Silva

Santos Silva
Sócio Fundador nº7

CCoelho

Obrigado Santos Silva, ja basta o risco que é tirar um vidro deste, se ainda danificar os frisos fica-me cara a brincadeira


fernandokp61

Os frisos não são nada fáceis de retirar porque são de encaixe e muitas vêzes é necessário até retirar os guardalamas.Cuidado com as molas que não se arranjam com facilidade e vidros creio que só cá em casa é que poderá arranjar..porque já desmontei 3 para peças.Com paciência e técnica adequada,retira - se com facilidade.Cuidado com a cola que vai dar no forro pois pode derreter....Se precisar de forros ou outras peças assim como resolver alguma dúvida,contacte-me via telemóvel porque raramente venho ao fórum.
Abraço e bom restauro.É o meu carro preferido!

CCoelho

#11
muito obrigado pela informação fernando  :thumbsup deixe-me ficar o seu contacto por pm sff, no caso de precisar será uma grande ajuda!

Relativamente ao restauro, os frisos foram retirados sem danificar assim como todos os vidros com excepção do da frente... pois como o "artista" dito "profissional" nao inspirou confiança e não se responsabilizava em caso de o vidro partir, e visto o estado de conservação (aparente) naquela zona optou-se por nao retirar.



entretanto o trabalho de chaparia ficou concluido, e neste momento encontra-se na pintura.

Cumprimentos
Carlos Coelho

rpm

Carlos, não queres transformar este tópico no tópico do restauro do teu Corolla? Era muito bom para a comunidade. :)

Podes editar à vontade que eu depois movo para a área dos restauros.

Um abraço, Rui
本田技研工業「夢の力」Associado AJA nº 65

CCoelho

Citação de: RPM em 24 de Novembro de 2012, 13:53
Carlos, não queres transformar este tópico no tópico do restauro do teu Corolla? Era muito bom para a comunidade. :)

Podes editar à vontade que eu depois movo para a área dos restauros.

Um abraço, Rui

Ola Rui,
Tenho andado a ponderar isso, no caso concreto do aja apenas não o fiz porque entendo que este é um espaço que segue uma linha mais purista, podendo o corolla e assim como sua utilização desvirtuar um pouco aquilo que se poderá estar à espera.
Se consideras ser uma mais-valia para esta comunidade, não vejo porque não o fazer... contém bons amigos e outros tantos conhecidos, alias o grande responsável pela aquisição deste exemplar esta por cá à uns bons anos.

PS: o que é feito de ti? não te tenho visto ultimamente...

Abraço
CC

rpm

#14
Estás certo ao dizer que aqui no AJA se defende a originalidade acima de tudo. No entanto, mesmo ao nível dos mais altos dirigentes do AJA há projectos mais puristas e outros um pouco mais apimentados, sempre respeitando o carácter e a época da viatura. Por exemplo, o Japão tem uma cultura de jantes extremamente rica que interessa também preservar e dar a conhecer.

Isto para dizer que conhecendo o teu bom gosto o teu carro estará perfeitamente enquadrado neste espaço.  :thumbsup

本田技研工業「夢の力」Associado AJA nº 65